Fonte: ASP South America / Por: Pedro Monteiro - Assessoria de Imprensa da Seletiva Quiksilver Roxy Pro Junior Series 2010
Poucas ondas e muito surf marcam as finais da primeira seletiva sul americana na Barra da Tijuca neste domingo. Apresentado pela Peugeot o Quiksilver e Roxy Pro Junior ASP Series 2010 conheceu seus campeões neste domingo de ondas pequenas na Barra da Tijuca. Miguel Pupo e Diana Cristina foram os vencedores da primeira etapa da seletiva sul-americana, válida para o circuito mundial da Association of Surfing Professionals - ASP World Junior Championships 2010.
Destaque durante todo evento, o argentino naturalizado brasileiro, Alejo Muniz venceu a primeira semi-final do dia, contra o capixaba Krystian Kimmerson, classificando-se para a grande final do Quiksilver Pro Junior.
Mostrando estar maduro e concentrado nas baterias que disputa, o atleta de São Sebastião, Miguel Pupo, protagonizou a melhor performance deste domingo. Durante a segunda semi-final homem a homem, quando disputava a bateria com Peterson Crisanto, Pupo marcou 9.17 pontos logo em sua primeira onda.
Incansável, Miguel, filho do ex-surfista profissional Wagner Pupo, 41, pegou outra ótima onda e com belas rasgadas e dois aéreos perfeitos realizou a melhor onda de todo evento e foi recompensado com uma nota 10 unânime dos juízes.
“Estava guardando minhas energias para o dia de hoje, e na bateria com o Urso (Peterson Crisanto) aproveitei o tempo e acabei pegando duas ondas perfeitas” disse Miguel.
Enfrentando-se pela primeira vez numa final, Miguel Pupo e Alejo Muniz tiveram dificuldades para pegar as primeiras ondas, já que as mesmas estavam escassas. A finalíssima, então, foi reiniciada após estourados os 15 minutos sem o surgimento de nem uma ondinha sequer.
Bateria reiniciada, Alejo Muniz começou bem pegando a primeira onda da final. Sua onda surfada para esquerda foi boa, e de início o catarinense marcou 7.83 pontos. Logo em seguida, Miguel Pupo pegou a onda que vinha atrás e não deixou por menos, aplicando manobras modernas. O local de Camburi fez 8 pontos nessa hora.
A disputa pelo título continuava e Alejo, voltando para o outside, pegou uma bela direita e mandou um aéreo bastante alto de frontside, o que redeu a nota 6,10.
Paciente e a espera de uma boa onda, Miguel, que tinha a prioridade, permaneceu por sete minutos sem pegar nenhuma onda. Calculista, o atleta surfou outra bela esquerda e arrancou 6.43 pontos dos juízes.
Alejo Muniz, chegou a fazer sua última tentativa, mas o título estava guardado para Miguel Pupo, o surfista de apenas 19 anos que vem mostrando ser uma das grandes revelações do surf brasileiro.
“Estava seguro de que a onda iria chegar para mim. Esperei para dar o meu melhor e hoje e tenho certeza que agora tudo vai melhorar.” disse Miguel.
A bastante tempo sem ganhar um evento, o atleta teve a companhia do pai e de um amigo, dando a ele total apoio e tranqüilidade para levar o título do Quiksilver Pro Junior e o prêmio de R$ 1.000, do Best Waves oferecido pela DCShoes.
Na disputa pelo titulo feminino do Roxy Pro Junior, Diana Cristina, mostrou seu grande talento. Tininha, como é conhecida, realizou as melhores performances femininas deste domingo, eliminando nomes como Nathalie Martins e Camila Cássia durante as semi-finais.
Na final, Diana, que é local da Baía da Traição, enfrentou a havaiana Leila Hurst. Mesmo com ondas fracas, a neta de índio mostrou que está de volta para disputar mais uma vez o título do Pro Junior. Com o somatório total de 7.10 pontos, a bi-campeã sul americana mostrou que está com vontade de conquistar o terceiro título Pro Junior da ASP South America.
“Perdi meu patrocínio e não fui para o mundial neste começo do ano, mas agora a página está virada e vou correr atrás desse título novamente. Quero mais! O ano está apenas começando”, disse Tininha.
Peugeot Expression Session - Conhecido pelos aéreos que manda em suas baterias, o paranaense Peterson Crisanto, mais uma vez, voou alto e levou o prêmio de R$1.000 oferecido pela Peugeot durante a Expression Session, que aconteceu após as finais.
Esta etapa da seletiva sul-americana Pro Junior é apresentada pela Peugeot e tem patrocínio da Quiksilver, Roxy e DC Shoes. O evento ainda conta com apoio das lojas WQSurf, 900 Graus, 2Surf, Bergwind, Censura 18, da Domino’s Pizza, da Prefeitura do Rio, Governo do Estado e Ministério de Turismo do Governo Federal. Tem cobertura especial da revista Hardcore, revista Surfar, Oi FM e do site Waves. A Organização é da FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) e ASBT (Associação de Surf da Barra da Tijuca), sancionado pela ASP South America.
Resultado do Quiksilver Pro 2010
1 Miguel Pupo (Bra)
2 Alejo Muniz (Bra)
3 Peterson Crisanto (Bra)
3 Krystian Kymmerson (Bra)
5 Marco Fernandez (Bra)
5 Caio Ibelli (Bra)
7 Sidney Guimarães (Bra)
7 Jessé Mendes (Bra)
Resultado do Roxy Pro Junior 2010
1 Diana Cristina (Bra)
2 Leila Hurst (Haw)
3 Barbara Segatto (Bra)
3 Camila Cássia (Bra)
5 Barbara Muller (Bra)
5 Michelle des Bouillons (Bra)
7 Valeria Sole (Per)
7 Nathalie Martins (Bra)