sábado, 2 de agosto de 2008

Começa contagem regressiva para o Earthwave Festival de Surf Ecorodovias.

Fonte: Câmera Surf

Brasil fará parte de evento mundial contra o aquecimento global, dia 2 de setembro, quando surfistas tentarão quebrar recordes em diversos países ao mesmo tempo.

Muita expectativa para o início do Earthwawe Festival de Surf Ecorodovias, que acontecerá na cidade paulista a partir de sexta-feira, no Quebra-Mar, que visa a chamar atenção contra o aquecimento global. No mesmo dia e horário, domingo, dia 2, às 12h, surfistas em nove praias do mundo, de quatro continentes, tentarão bater o recorde mundial de o maior número de surfistas na mesma onda.

Durante o evento, será realizado o Campeonato de Longboard, contando com a presença dos principais atletas brasileiros, como Danilo Mullinha, Carlos Bahia, Picuruta Salazar e o campeão mundial da categoria Phill Rajzman. A disputa acontece nasa categorias Profissional, Super Master (30 a 39 anos) e Legends (a cima de 40 anos).

Rico de Souza, em 2005, colocou o Brasil no Guinness Book, o livro dos recordes, com 42 surfistas na mesma onda, durante o Petrobras Longboard Classic, na Macumba, mas esta marca já foi superada e hoje está em poder da África do Sul, com 72 surfistas. A meta de Rico desta vez e fazer com que mais de 100 surfistas desçam a mesma onda em Santos.

A iniciativa de promover um evento global foi da "Kahuna Surfing Academy", organização responsável pela quebra do recorde na África do Sul, em setembro de 2006. À Kahuna coube a escolha das escolas, instrutores e surfistas que participaram da quebra na ocasião. Para o Earthwave, já confirmaram participação: Argentina (La Paloma,Mardel Plata); Austrália (Middleton, Adelaide); Inglaterra (Fistral Beach,Newquay); Portugal (Guincho, Estoril); Ilhas Reunião (Trois Bassins, St Gilles); África do Sul (Muizenberg, Cape Town); Taiti (Taharuu Beach); Estados Unidos(Surfside Beach, Texas).

Além do tentativa de recorde, que contará com atletas renomados e pessoas do mundo da televisão e da música, como Kadu Moliterno e Marcelo D2, o Earthwave realizará outras ações em prol do meio-ambiente. Rico de Souza irá distribuir para os 150 surfistas que participarão da tentativa de quebra de recorde, mudas de árvore para plantar. Além disso, a Ecovias já está distribuindo folhetos com dicas de preservação do Meio-Ambiente nos pedágios das rodovias que administra.

Apesar de seu enfoque em busca da sustentabilidade, o Earthwave Festival de Surf Ecorodovias terá também competição. A partir de sexta-feira, dia 31, acontecerá um campeonato de longboard, válido para o ranking paulista. Durante o fim de semana, ainda haverá uma demonstração de Stand Up Surf, uma modalidade que lembra os primórdios do esporte com o surfista usando uma prancha especial e já entrando na onda de pé, auxiliado por um remo. Após a tentativa de quebra do recorde mundial, será realizada um campeonato de remada.