Acervo de Livros

Gabriel Medina: A Trajetória do Primeiro Campeão Mundial de Surfe do Brasil
Lingua: Portugês
Editora: Sextante, SP
Autor: Tulio Brandão
Ano: 2015
Nº de páginas: 208
Medidas: 140 x 210 x 10 mm
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos Coloridas
Assuntos abordados na obra: Tudo o que o menino de Maresias sonhava aos 11 anos, quando o surfe se tornou sua missão de vida, virou realidade com a conquista épica nos tubos de Pipeline, no Havaí, em 2014. Jesus tatuado no braço, Gabriel Medina, aos 20 anos, se transformou no primeiro campeão mundial de surfe do Brasil, um fenômeno num esporte até então dominado por americanos e australianos. 
Para superar as adversidades, o caiçara de origem humilde apostou no trabalho duro e no apoio da família. Com o incentivo do padrasto e treinador e a fé inabalável da mãe, foi alçando voos cada vez mais altos. 
Destemido como Garrincha, competitivo e obstinado como Ayrton Senna, carismático como Guga, Gabriel Medina forjou um estilo próprio que o converteu numa máquina de vencer. Este livro narra a trajetória do garoto prodígio que destronou velhas lendas do surfe e hoje é ídolo mundial. 
"Se fiquei surpreso ao ver Medina conquistar o título mundial aos 20 anos? Não. Pela primeira vez desde que o vi surfando com 15 anos, eu não me surpreendi. Essa vitória já era esperada. Foi resultado de muito trabalho e determinação na busca de um sonho, consequência natural de raro talento e enorme paixão."Robert Kelly Slater (Maior surfista de todos os tempos) 

A Onda da Vida - Uma História de Amor e Surf
Lingua: Portugês
Editora: Para Todos, SP
Autor: Rick Nogueira
Ano: 2014
Nº de páginas: 119
Medidas: 140 x 210 x 10 mm
Encadernação: Brochura
Ilustração: 
Assuntos abordados na obra: O livro 'A ONDA DA VIDA' é a autobiografia do Tiago, personagem do filme de José Augusto Muleta e também produzido pelo autor do livro Rik Nogueira. Nesse livro ele conta tudo que se passou naquela viagem sob seu próprio ponto de vista. Ele vai esclarecer melhor o protagonista dessa história de amor e surf. A história da relação de amizade entre três jovens surfistas, vividos pelos atores Caio Vaz, Omar Docena e Guilherme Tripa, que partem em uma viagem em busca de altas ondas pelas praias do litoral brasileiro. O que no início parece apenas mais um longa sobre surf ou um novo road movie brasileiro se torna um filme bem diferente quando o trio de personagens principais é forçado por problemas mecânicos, a fazer uma parada próxima a vila de Regência, no município de Linhares

Fluir Surf Mundi 25 Ilhas
Lingua: Portugês
Editora: Third Wave, SP
Autor: Revista Fluir
Ano: 2015
Nº de páginas: 146
Medidas: 175 x 229 x 16 mm
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos Coloridas.
Assuntos abordados na obra: O anuário traz informações sobre as 25 ilhas onde quebram as mais perfeitas ondas do mundo, localizadas nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico, como Indonésia, Hawaii, Barbados e Fernando de Noronha. Tudo sobre equipamentos, crowd, hospedagem e sobre os principais picos destes destinos estão nas 146 páginas deste guia que não pode faltar na sua prateleira e mala de viagem. As fotos mais exuberantes dos melhores fotógrafos do mundo estampam as páginas do guia, com registros de tirar o fôlego e que te levam, mesmo que seja apenas momentaneamente, para esses lugares. 
Nem tudo sobre esse pedaços de terra rodeados por ondas poderá ser encontrado aqui, até porque na era da internet, com qualquer dúvida podendo ser respondida com apenas um clique, nossa intenção foi a de se concentrar em oferecer um mix equilibrado de informações e inspiração, para fazer com que o leitor surfista comece a sonhar na capa e não pare até a hora do embarque.



Surf Mundi
Lingua: Portugês
Editora: Third Wave, SP
Autor: Revista Fluir
Ano: 2014
Nº de páginas: 130
Medidas: 175 x 229 x 16 mm
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos Coloridas.
Assuntos abordados na obra: Acabei de receber o livro "Surf Mundi" da Revista Fluir, todo surfista sonha em um dia fazer uma viagem de volta ao mundo surfando as melhores ondas do planeta e, de quebra, conhecendo as diferentes culturas e atrações de cada região. Para incentivar e alimentar esse sonho, a equipe FLUIR trabalhou incessantemente para produzir o “Surf Mundi”, um guia de viagens alucinante, que vai te levar a uma jornada cultural e fotográfica pelas ondas mais iradas do mundo. 

Além disso, o Guia traz informações sobre o tamanho das ondas, melhor época, grau de dificuldade, ventos, tipo de fundo e até temperatura da água, bem como preciosas dicas de viagens para você não ser pego desprevenido durante sua tão sonhada trip. Você sabia, por exemplo, que a região da Margaret River, além de ondas quebrando para todos ambos os lados, se encontra ótimas vinícolas? Destino perfeito para curtir ao lado da sua gata. O Guia traz dicas como essa e muito mais.

O Anjo Surfista

Lingua: Portugês
Editora: Leya Brasil, SP
Autor: Manoel Arouca
Ano: 2013
Nº de páginas: 176
Medidas: 175 x 229 x 16 mm
Encadernação: Brochura
Ilustração: Desenho em preto e branco.
Assuntos abordados na obra: Acabei de receber de minha irmã o livro "O Anjo Surfista", livro este que fala sobre Guido Shäffer que se formou em medicina, gosta de pegar onda e é seminarista. Sua vida teria sido de muitas vitórias se, aos 34 anos, não tivesse morrido.Morreu no mar, lugar onde realizava seus melhores encontros com Deus. 
Este livro acompanha a história de um rapaz que não conseguiu se ordenar padre, mas quem sabe está muito próximo de se transformar em santo. Tinha vocação. 
E ela estava em todas as coisas que fazia, desde cuidar dos pobres na Santa Casa de Misericórdia, até ajudar a ordem Missionária da Caridade de Madre Teresa de Calcutá e organizar grupos de oração na paróquia Nossa Senhora da Paz.Guido era o típico carioca, nascido em Copacabana e surfista do Arpoador. 
Discípulo de Padre Jorjão. Residente da Santa Casa de Misericórdia. Guido ensinou jovens e adultos a pegar onda, a ter compaixão pelos pobres e, principalmente, a amar a Deus.


The Complete Book of Surfing


Lingua: Inglês
Editora: Ballantine, EUA
Autor: Peter L. Dixon
Ano: 1966
Nº de páginas: 224
Medidas: 14 X 19,5
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em preto e branco.
Assuntos abordados na obra: Acabo de encontrar uma relíquia, é o verdadeiro guia de surf que foi escrito por Peter Dixon em 1966, o livro todo escrito em inglês conta a história do inicio do surf como também a fabricação das pranchas de surf e o surf competição.









Vintage Surfing



Lingua: Portugês
Editora: Global, SP
Autor: Mariana Massarani
Ano: 2007
Nº de páginas: 24
Medidas: 21 X 27
Encadernação: Brochura
Ilustração: Desenho em cores.
Assuntos abordados na obra: Literatura infanto-juvanil ensina surf aos pequenos atletas. Ilustrações de todas as cores e tamanhos levam ao leitor a alegria de Felipe e Vitória ao participar de uma aula de surfe, pela primeira vez na vida. 
Também ensina posições de ioga. Mariana Massarani, formada em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com uma produção de mais de 50 livros infantis, em Aula de Surfe, ilustra e escreve.



Vintage Surfing
Lingua: Espanhol
Editora: Taschen, EUA
Autor: Jim Heimann
Ano: 2004
Nº de páginas: 192
Medidas: 14 X 19,5
Encadernação: Capa Dura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: Um tributo ao surf, a sua história e protagonistas desde as origens, cobrindo os anos 1920 a 1960, este livro reúne anúncios vintage, cartões postais, folhetos e fotografias, bem como uma lista "Top 10" cobrindo superstars do surf e músicas. Se é um admirador de praias e de surf.








Surfando na Terra dos Cangurus

Lingua: Português
Editora: Editora Life, MS
Autor: Tiago Dias
Ano: 2010
Nº de páginas: 303
Medidas: 23 X 16
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: O livro “Surfando na Terra dos Cangurus” é um guia de surfe na Austrália criado para ajudar surfistas que estejam planejando viajar para o continente australiano em busca de boas ondas. 
Com mais de 240 páginas de muita informação, é indispensável para quem quer pegar ondas perfeitas na Austrália e fazer a viagem dos sonhos neste maravilhoso país. 
O guia está dividido em quatro partes: Informações Gerais; Informações de Surfe; Destinos; e Artigos.


Arpoador Surf Club

Lingua: Português
Editora: Editora Gaia, SP
Autor: Tito Rosemberg
Ano: 2012
Nº de páginas: 120
Medidas: 28 X 21
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: Depois de muito tempo voltei a comprar um livro para o meu acervo, O livro em suas fotos, Tito retrata uma época de ouro na qual o surfe foi vivido em seu aspecto mais romântico e profundo. 
Primeiro as madeirites, depois os pranchões de fibra trazidos por viajantes e estrangeiros que tinham vindo morar aqui. No meio disso tudo, aparecem os surfistas, que experimentavam um estilo de vida em que a praia, o mar e as ondas eram as principais referências. Naquele tempo foram fincados os alicerces de uma cultura de praia que permearia a sociedade brasileira nas décadas seguintes. 
O livro Arpoador Surf Club convida a uma viagem imperdível às raízes do surfe nacional.



Guia Fluir de Viagens

Lingua: Português
Editora: TW Third Wave Editora, SP
Autor: Revista Fluir
Ano: 2013
Nº de páginas: 130
Medidas: 38 X 22
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: Recebi da Revista Fluir, na qual sou assinante, um livro guia para ajudar nessa difícil tarefa de escolher o melhor pico, a equipe Fluir trabalhou incessantemente levantando as principais informações de algumas das melhores ondas do mundo, ilustradas em uma belíssima odisseia fotográfica na primeira edição do Guia Fluir de Viagens – 100 Ondas Para Sonhar. 
Com imagens alucinantes que vão te deixar literalmente sonhando acordado, o Guia traz informações sobre o tamanho das ondas, melhor época, grau de dificuldade, ventos, tipo de fundo e até temperatura da água, bem como preciosas dicas de viagens para você não ser pego desprevenido durante sua tão sonhada trip.


Surf Guia Brasil - Santa Catarina
Lingua: Português/Inglês/Espanhol
Editora: Resgate, SC
Autor: Mauricio Borges
Ano: 2007
Nº de páginas: 100
Medidas: 21 X 14
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: Recebi do meu amigo Pretto um livro guia que conta com uma lista ilustrada de praias surfáveis do litoral de Santa Catarina, suas localizações, acessos, condições, opções, atc. O objetivo é facilitar a vida do surfista.







Laird Hamilton - Force of Nature

Lingua: Inglês
Editora: Rodale Books, EUA
Autor: Laird Hamilton
Ano: 2008
Nº de páginas: 256
Medidas: 23,5 x 19,1
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores e p/b.
Assuntos abordados na obra: Acabo de receber de minha irmã uma obra de um dos maiores surfistas de onda grande do mundo, “Laird Hamilton – Force of Nature” é o acesso à mente de um dos mais brilhantes watermans da atualidade.
Através de textos curtos porém de grande profundidade, Laird divide passo a passo com o leitor como ele se tornou a figura carismática e corajosa que ele é hoje.
O livro também aborda alguns pontos mais específicos da vida do surfista, como sua alimentação, treinamento, seus equipamentos, entre outras coisas.
Sem dúvida uma leitura interessante, principalmente para quem quer viver sempre ao máximo do corpo e da mente.

Revista Terral

Lingua: Português
Autor: Carlos Matias
Início da Edição: Out/Nov - 2010
Final da Edição:
Assuntos abordados na obra:
Recebi a primeira edição da Revista do Carlos Matias, e o surf Rio de Janeiro acaba de ganhar uma nova edição impressa.
Com design limpo, matérias interessantes, fotos marcantes e muita água salgada em suas 36 páginas, a revista Terral chega soprando na medida certa.
Na primeira edição a Terral traz um texto com três excelentes fotógrafos aquáticos: Beto Paes Leme, Henrique Pinguim e Pedro Fortes. Os perrengues dentro d’água, os fatores que implicam numa boa imagem e muito mais são contados na matéria “Olho Mágico”. No “Qual o tamanho desta onda?”, grandes nomes do esporte e freesurfers divergem sobre qual a altura de uma morra em Itacoatiara.
Fotos iradas na Galeria, que conta com páginas recheadas de imagens iradas de surf e line up, música, texto sobre organização nos picos e ainda mais você vai curtir na primeira edição da Terral.
A revista Terral tem periodicidade bimestral, distribuição dirigida e gratuita, e vai ao encontro do público jovem, formador de opinião, praticantes e simpatizantes do esporte, pessoas saudáveis que investem em qualidade de vida, como o contato com a natureza, o gosto pela aventura e a beleza.

Revista Vaibe
Lingua: Português
Autor: Adilson Porto Alegre
Início da Edição: 2010
Final da Edição:
Assuntos abordados na obra: Recebi do meu amigo Adilson Porto Alegre, sim o da Shape Glass, a Revista Vaibe.
Quem curte surfe, a partir de agora, tem um novo veículo para informar-se sobre tudo deste esporte, um dos que mais cresce no mundo. Desde o acompanhamento das principais competições até sobre o estilo de vida adotado pelos seus adeptos, incluindo sua músi...ca, cultura, moda...
Dando ênfase aos três estados do sul, mas atento a tudo que acontece no país e no mundo, ela vai estar recheada de informações sobre assuntos rigorosamente selecionados. Aliás, essa é a principal exigência de seu projeto editorial.
A primeira edição, por exemplo, vem com reportagens especiais contendo tudo sobre a previsão de ondas e um raio x sobre a saída do World Tour de Santa Catarina.

A Onda, Em Busca Das Gigantes Do Oceano
Lingua: Português
Editora: Zahar, SP
Autor: Susan Casey
Ano: 2010
Nº de páginas: 328
Medidas: 23 x 16
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores e p/b.
Assuntos abordados na obra: Durante séculos, marinheiros contaram histórias sobre ondas gigantes que até recentemente eram subestimadas pelos cientistas porque violariam as leis da física.
Com um número surpreendente de acidentes detectados no oceano: a cada semana um navio afunda nos mares globais, plataformas de petróleo são destruídas e milhões de dólares perdidos pelas seguradoras, oceanógrafos perceberam que algo assustador se formava nas águas do planeta.
Enquanto os cientistas lutam para entender o fenômeno e seu poder destrutivo, como o tsunami que varreu 250 mil pessoas no Pacífico em 2004 ou os 14 mil pinguins banhados em óleo por causa do vazamento de um navio atingido, outros vêem as ondas gigantes como um excitante desafio. São os surfistas de tow-in.
O pioneiro desse surf radical é o lendário Laird Hamilton, adepto de uma vida em comunhão com a natureza, longe das disputas por prêmios. 
Com um grupo de amigos no Havaí, ele descobriu como enfrentar esses gigantes aquáticos.Em A onda, a autora acompanha essa tribo pelos trechos mais temíveis do oceano na busca do Santo Graal de seu esporte, ondas de 30 metros. 
Dentre os surfistas está a brasileira Maya Gabeira, única mulher a praticar o tow-in.Em um relato fascinante, Casey recupera os primeiros registros dessas ondas gigantescas e apresenta o panorama atual da ciência que as estuda. 
Mostra ainda a indústria em torno do surfe, que movimenta milhões de dólares em patrocínio e permite que muitos atletas se dediquem a levar o esporte a suas máximas possibilidades - mas que expõe dezenas de amadores aos perigos do oceano.
A autora conta como ela própria enfrentou, na garupa de um jet-ski, uma onda muito grande. Com uma prosa arrebatadora, Casey leva o leitor a experimentar a cada página o fascínio e os perigos de encarar as maiores ondas do planeta.Susan Casey é editora-chefe da O, The Oprah Magazine. 
Jornalista premiada, já teve reportagens publicadas nas revistas Esquire, Sports Illustrated, Fortune, Outside e National Geographic. Nasceu em Toronto, no Canadá, e hoje divide seu tempo entre Nova York e Maui, no Havaí.

Azul Fernando de Noronha
Lingua: Português / Inglês
Editora: Gaia, SP 
Autor: Marcelo Maragni
Ano: 2009
Nº de páginas: 80
Medidas: 25 x 25
Encadernação: Capa Dura
Ilustração: Fotografias em cores e p/b.
Assuntos abordados na obra: O livro Azul é um mergulho fotográfico na águas claras do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Tendo o surfe como tema central, nestas paginas o leitor encontra um ensaio artístico documental que vai alem do esporte e coloca a natureza em primeiro plano, por maio de fotografias que primam pela qualidade, diversidade técnica e sensibilidade apurada.
O leitor vai sentir em cada imagem a força e a beleza do mar de Noronha, exposto aqui com todo o seu esplendor.
Algumas fotos desta obra só farão sentido para surfistas, talvez outras apenas para quem veja a fotografia com outra conotação.
Fica a certeza que Azul é pouco para descrever ou mesmo falar das belezas aquáticas de Noronha, que aparecem multicoloridas nessas páginas, mas mesmo assim, as memórias são, antes de tudo, da cor do mar.

Kelly Slater - Pelo Amor
Lingua: Português
Editora: Gaia, SP
Autor: Phil Jarratt & Kelly Slater
Ano: 2010
Nº de páginas: 192
Medidas: 28 X 23 
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores e p/b.
Prefácio: Jack Johnson
Assuntos abordados na obra: O livro fala seja Pelo Amor, pelo dinheiro ou pela diversão, Kelly Slater fez tudo - Surfou as melhores ondas, conquistou um numéro recorde de títulos mundiais e mudou o surfe para sempre.
Essa é a história de Kelly em suas próprias palavras e um passeio visual alucinante por uma vida incomparável e nada convencional.
O veterano jornalista de surfe Phil Jarratt entrevistou Kelly, muitos de seus amigos mais próximos e companheiros surfistas para capturar histórias nunca contadas,memórias íntimas e grandes momentos,além do pensamento de Kelly sobre política, proteção ao meio ambiente, música, design de pranchas de surfe, os altos e baixos das competições e qual é a sensação de estar dentro do tubo.
Repleto de fotos inéditas, Pelo Amor oferece acesso irrestrito ao interior da mente daquele que é considerado hoje o melhor surfista do planeta.
Com sinceridade e humor, o melhor surfista do mundo comenta uma vida repleta de vitórias grana e amores.

T25 - 25 anos das lojas Trópico
Lingua: Português
Editora: Void, RS
Autor: Denise Rosa
Ano: 2008
Nº de páginas: 155
Medidas: 28 X 24
Encadernação: Capa Dura
Ilustração: Fotografias em cores e p/b.
Assuntos abordados na obra: Acabo de receber do meu amigo, ex-presidente da FGSurf, Virgilio Mattos o livro "T25 ", em comemoração aos 25 anos das lojas Trópico. O livro conta a trajetória da Trópico desde o seu surgimento, os principais torneios de surf, os lançamentos de moda e o comportamento de toda uma geração ligada ao esporte.
Com uma tiragem de três mil exemplares, a publicação possui imagens feitas pelo fotógrafo Maurício Capellari e, também, por uma seleção do arquivo pessoal da família Schifino, dona da Trópico.

No Príncipio Estava o Mar, viagens e outras inquietudes
Lingua: Português 
Editora: Prime Books, PT
Autor: Gonçalo Cadilhe
Ano: 2008
Nº de páginas: 248
Medidas: 23 X 15 
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores e p/b. 
Prefácio: João Valente
Assuntos abordados na obra: Acabo de receber do meu amigo português, Hugo Vargas o livro "No Príncipio Estava o Mar Surf, viagens e outras inquietudes", este livro recolhe as melhores crónicas que Gonçalo Cadilhe escreveu ao longo de 12 anos para a revista Surf Portugal. No entanto, o que eram inicialmente textos de surfista para surfista tornaram-se, com o tempo, objectos de culto lidos e comentados não apenas por surfistas mas também por namoradas cúmplices, pais perplexos, professores coniventes e vários outros segmentos da sociedade fascinados com o sistema de valores recolhido no mar e sistematizado no papel pelo autor.“No Princípio Estava o Mar” é um convite a aproveitar o oceano, a desfrutar plenamente a Natureza, a dar corda livre aos sonhos de errância e juventude, a não deixar para amanhã o que se pode viver hoje.

Livro 7 - Como Ser Surfista
Lingua: Português
Editora: Prime Books, PT
Autor: João Macedo
Ano: 2004
Nº de páginas: 127
Medidas: 22 X 22 
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores e p/b.
Prefácio: João Valente 
Assuntos abordados na obra: Acabo de receber do meu amigo português, Hugo Vargas o livro "Livro 7 - Como Ser Surfista", este livro de João Macedo que é um dos mais conceituados surfistas portugueses. Depois de fazer cursos e se aperfeiçoar na Austrália, foi selecionador nacional e criou uma academia de surf na Praia das Maçãs. Expõe neste livro todas as técnicas do surf - com um nível especial para iniciantes e outro mais avançado para consagrados. O livro foi oficialmente apoiado pela revista "Surf Portugal". Mais de 200 fotografias e ilustrações.

The Book of Surfing
Lingua: Inglês
Editora: Bantam Press, EU
Autor: Michael Fordham
Ano: 2008
Nº de páginas: 288
Medidas: 24 X 19 
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores e p/b.
Assuntos abordados na obra: Acabo de receber da minha irmã o livro "The Book of Surfing", nele relata que os surfistas são herdeiros de um grande legado. Desde príncipes polinêsios, cujo os nomes foram perdidos na história, até os campeões mais primitivos ou iconoclastas, surfistas estão profundamente sintonizados com os ritmos naturais do planeta. É um jeito de viver e de ser, um ato físico que pode levar a um estado de elevacão, uma euforia tão sustentável quanto a indústria billionária que esse esporte, com seus próprios superstars milionários, é capaz.
"The Book of Surfing" é o guia para o nosso planeta do surf. Ele contém algo para todo o surfista, desde dicas para o 'guiar' suas vidas até as histórias de heróis legendários do underground, e até de como dar seu próprio 'luau' em 'Hawaiian style' ; e também dicas dos picos icones pelo mundo até a 'playlist' mais irada pra surfar.
Apresentando mais de 300 imagens, muitas inclusive de fotografos de surf mundialmente reconhecidos, este é o lancamento mais completo e detalhado direto do coracao da cultura do surf. Tudo que você precisa sobre ondas, viagens classicas de surf, desde a California até os filmes icones de Cornwall e até mesmo os legendários perfis dos maiorais do surf, incluindo Miki Dora, Nat Young bem como as dicas práticas de Kelly Slater de como ser um surfista ecologicamente correto aos básicos de uma surf trip e de como o surf conquistou o mundo.
Tradução: Renata Ceroni

O Sal na Terra
Lingua: Português 
Editora: Bertrand Editora, PT 
Autor: Pedro Adão e Silva
Ano: 2009 
Nº de páginas: 280
Medidas: 22 X 15
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias e desenhos em cores e p/b.
Prefácio: José Tolentino Mendonça 
Assuntos abordados na obra: Acabo de receber do meu amigo português Hugo Vargas o livro O Sal na Terra que remete para a ideia de reminiscências bíblicas de que o sal dá tempero à vida, mas, também, para o facto do sal ser um vestígio material do surf.
O sal é um elemento constituinte e fundamental do lugar do surf: o mar. Depois, é parte táctil da memória que fica do surf. Quando se sai da água, o sal no corpo é o que faz perdurar a experiência, mantendo-a acesa no regresso.
Estes textos procuram, por isso, utilizar o sal como elemento de ligação do surf com o resto da vida, lançando um olhar para as coisas quotidianas que parte da experiência do surf. Ou seja, a um tempo, exploram o "tempero" que o surf acrescenta às vidas e olham para as coisas que não são necessariamente do surf, como se dele se tratassem. à terra.

Surfista, ex. Drogado, ex. Traficante
Lingua: Português
Editora: Francisco Alves, RJ
Autor: Jaques Chulan
Ano: 2009
Nº de páginas: 231
Medidas: 23 X 16
Encadernação: Brochura
Assuntos abordados na obra: Jaques Chulam conheceu o inferno do mundo das drogas. Surfista de classe média alta de São Paulo, conviveu com criminosos, fugiu da polícia brasileira, escapou do FBI, experimentou alucinações persecutórias no Havaí, simulou o próprio sequestro, perdeu carro e roupas, varou noites insones, quase morreu de overdose.
Finalmente preso em Lisboa e sentenciado a quatro anos de prisão, se livrou da dependência que o escravizava e conseguiu dar a volta por cima.
Nesse livro ele nos conta a sua história, e traz uma mensagem de esperança aqueles que vivem com o problema das drogas.

Surf & Saúde
Lingua: Português
Editora: Taomed, SC
Autor: Dr. Joel Steinmann
Ano: 2003
Nº de páginas: 528
Medidas: 23 X 16
Encadernação: Brochura 
Ilustração: Fotografias em cores e desenhos em p/b. 
Prefácio: Angela Regina Heinzen Amin Helou
Assuntos abordados na obra: O livro escrito e editado pelo Dr. Joel Steinman, destacado especialista em Medicina do Esporte e conhecedor profundo do surf, nos tráz, com uma riqueza única de informações, em seus trinta e oito capítulos, espraiados em mais de quinhentas páginas, com cerca de trezentas fotos e duzentos e cinquenta ilustrações, todos os aspectos deste interessante esporte.
Seu texto evolui pelas bases fisiológicas e biomecânicas, abordando desde os aspectos técnicos até os conceitos mais atuais do controle médico do esportista.
Esta é uma obra de leitura obrigatória e sem dúvida servirá como importante fonte de informações e pesquisa ao surfista e a todos os profissionais ligados à área da Medicina do Esporte.

História do Surf em Portugal - As Origens
Lingua: Português / Portugal
Editora: Quimera, PT
Autor: João Moraes Rocha
Ano: 2008
Nº de páginas: 240
Medidas: 23,5 x 15,9
Encadernação: Capa Dura
Ilustração: Fotos em cores e p/b.
Assuntos abordados na obra: Como começou o Surf em Portugal? Quem foram os primeiros praticantes? Como eram, socialmente, vistos estes jovens, que se aventuravam no mar com umas pranchas incipientes? Quando tiveram lugar os primeiros campeonatos?
Este álbum tem como objetivo dar a conhecer os primeiros tempos do Surf em Portugal, sobretudo através do testemunho de pessoas que estiveram directamente ligadas ao alvor desta modalidade desportiva. O período abrangido medeia entre a década de 60 e os inícios da década de 80. Este espaço de tempo abrange os pioneiros e todos os eventos iniciais ao nível das competições, da produção de material para a prática do desporto, da estrutura organizativa e a construção da própria imagem social do surf em Portugal. Aos principais núcleos de Surf, do norte ao sul do país, são dedicados capítulos específicos: Porto, Aveiro, Figueira da Foz, Baleal e Peniche, Ericeira, S. Pedro do Estoril, Carcavelos, Costa da Caparica, Açores.
O projecto é absolutamente novo. Até hoje não tinha sido escrita a história do surf no nosso país, e fazê-lo através do depoimento das pessoas que viveram esses primórdios constitui um contributo fundamental para a preservação da memória; recuperar o espólio fotográfico e a imprensa coeva configura um trabalho histórico que perdurará passando este livro a constituir referência obrigatória sobre a temática abordada.
Coordenada por João Moraes Rocha (1.º Campeão Nacional de Surf), a obra é colectiva, com contribuições de Alberto Pais, António Pedro Rocha, Carlos Vieira, Francisco Reis Silva, João Boavida, João Luís Santos, João Moraes Rocha, Luís Reis, Miguel Gavazzo, Paulo Esteves, Pedro Esteves, Pedro Lima, Pitorra Monteiro, Rui Ribeiro, Teresa Abraços, Teresa Ayala, Teresa Montalvão.


100 Best Surf Spots in the World
Lingua: Inglês
Editora: Globe Pequot, EUA
Autor: Rod Sumpter
Ano: 2004
Nº de páginas: 256
Medidas: 19 X 23
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em cores.
Assuntos abordados na obra: O livro, 100 Best Surf Spots in the World, inclui destinos top do surf desde Sunset Beach no Hawaii até Gold Coast em Queensland, Austrália, como também os menos conhecidos destinos como Metigama, Sri Lanka e Aviero, Norte de Portugal tendo informações para os leitores em todos os cantos do globo em busca da onda perfeita. Outros países que compõem a lista são: África do Sul, França, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Marrocos, Nova Zelândia, Japão, Indonésia e Fiji.
Cada destino inclui fotografia, Mapa de localização, introdução da área, notas sobre o local e também uma história pessoal do autor.

Água
Lingua: Português
Editora: Gaia, SP
Autor: Adrian Kojin
Ano: 2007
Nº de páginas: 78
Medidas: 31 X 23
Encadernação: Capa Dura
Ilustração: Fotos em cores.
Assuntos abordados na obra: ÁGUA é um livro que reproduz a sensibilidade e a perspicácia desses fotógrafos. Para quem não sabe, as revistas de surfe são obrigadas, por razões de mercado, a registrar em suas páginas fotografias jornalísticas, ou até mesmo comerciais, das melhores ondas, dos mares e das paradisíacas praias e as suas belíssimas beach girls. Esse é o motivo pelo qual muitas dessas fotos, por assim dizer, abstratas, apesar da excelente qualidade técnica acabam não encontrando espaço em suas páginas. São essas as imagens, sem texto ou legenda, que o editor de fotografia da Fluir, Luciano Ferrero, escolheu para este livro.

Manual do Surf de Ubatuba
Lingua: Português
Editora:
Autor: Everton da Silva e Souza
Ano: 2009
Nº de páginas: 107
Medidas: 15 x 10
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em cores
Assuntos abordados na obra: O primeiro "Manual do Surf de Ubatuba", levará o leitor poderá encontrar toda a parte histórico-cultural do surf, além de informações essenciais dos campeonatos e páginas com todos os principais picos para a prática do surf em um lugar único e muito especial no mundo, Ubatuba.
Hoje a cidade é decretada "Capital do Surf" do Estado de São Paulo através da lei nº 12.718, de 5 de outubro de 2007. Esse título foi conquistado devido à qualidade e quantidade de ondas, quantidade de títulos conquistados pelos atletas locais e pela quantidade de eventos de surf que a cidade recebe todos os anos.
Hoje o surf é para Ubatuba um dos principais ítens de desenvolvimento turístico, devido à proporcionar turismo em baixa temporada, época das melhores ondas.
O leitor poderá conferir também os atletas locais, o glossário do surf e aprendendo a surfar, tudo isso ilustrado com lindas fotos. Se você ainda não pega onda, corra para a Surf Shop mais próxima e compre uma prancha, e para você que já pega onda, prepare-se para conhecer e entender porque o Surf é o esporte que mais cresce no Brasil depoisdo futebol.

Stoked - Uma Historia da Cultura do Surf
Lingua: Português / Portugal
Editora: Evergreen, PT
Autor: Drew Kampion e Bruce Brown
Ano: 1997
Nº de páginas: 216
Medidas: 25 x 28
Encadernação: Capa Dura
Ilustração: Fotos em cores
Prefácio: Bruce Brown
Assuntos abordados na obra: Acabo de receber o livro Stoked, é a história visualmente explosivo da cultura do surf - a música e as roupas, os carros e linguagem, os ícones e recordações - a partir de suas origens polinésia e os primeiros dias dos beachboys, Duke Kahanamoku, para a Califórnia estilo surf que explodiu na década de 1960, para os circuitos internacionais e os radical big wave, grandes competições de hoje. Com um prefácio de surf lendário cineasta Bruce Brown, cujo filme The Endless Summer capturou a essência do estilo de vida surf, Stoke é a história ricamente ilustrado das lendas e dos locais, os artefatos e as tendências, que continuam a dar a sua cultura do surf fascínio universal.

Surfe - História, Regras e Fundamento
Lingua: Português
Editora: Três, RJ
Autor: Alex Gutenberg
Ano: 1985
Nº de páginas: 32
Medidas: 16 x 11
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos e desenhos em cores e P/B.
Assuntos abordados na obra: Acabo de encontrar em um sebo um livro de 1985 escrito por Alex Gutemberg onde fala sobre a história do início do surf, como também escolher a sua prancha, informações sobre ondas, praias, manobras e um breve histórico do surf brasileiro.





Aloha - A Lenda do Surf
Lingua: Português
Editora: Litteris, RJ
Autor: Roberto M. Cupello
Ano: 2002
Nº de páginas: 94
Medidas: 20,5 x 13,9
Encadernação: Brochura
Assuntos abordados na obra:
O livro "Aloha - A Lenda do Surf", escrito pelo ex surfista Roberto M. Cupello, relata aos seus leitores às praias de alguns dos mais cobiçados paraisos maritimos como a Polinésia e o Hawai.
Sempre transmitindo aos jovens a mensagem positiva de que ser surfista é ser livre, mas também responsável pelo que faz ao ecossistema e a si próprio.
O livro mistura ficção e realidade e revela peculiaridades dessas ilhas como, por exemplo, o valor das competições de surf, através da qual é decidida a chefia da tribo local.

Marés de Inverno
Lingua: Português
Editora: O Quinto Selo, PT
Autor: Luís Miguel Raposo
Ano: 2009
Nº de páginas: 151
Medidas: 23,5 x 15,9
Encadernação: Brochura
Assuntos abordados na obra:
Acabei de receber o livro Marés de Inverno do autor revelação, Luís Miguel Raposo, o livro é um romance que fala de Michael que está deitado numa cama de hospital para morrer, ele vai perdendo a clareza das memórias de rapaz, quando o seu mundo era apenas um grupo de amigos surfistas e a enorme paixão pelo mar que os mantinha unidos.
Vasco assiste ao crescente sofrimento do amigo, ao afastamento da mulher que ama, ao despontar de uma paixão, à morte dos que mais estima, e aperta as rédeas do tempo para cumprir a sua promessa: escrever a história da sua juventude.

Elogio del Surf
Lingua: Italiano
Editora: Castel Vecchi, IT
Autor: Giacci Madeira
Ano: 2006
Nº de páginas: 220
Medidas: 15,5 X 19
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em Cores e P/B
Assuntos abordados na obra: Acabo de receber do meu pai que trouxe da Itália o livro "Elogio del Surf", é um dos poucos livros escritos em italiano que fala sobre a história do surf mundial, desde a sua origem polinésia até os anos dorados californianos.
Também conta sobre os cineme em Hollywood, as músicas, estilo de vida, cultura e espiritualidade. Também não podemos esquecer que fala sobre o inicio do surf na Itália.

Surfing Indonesia
Lingua: Inglês
Editora: Periplus, EU
Autor: Leonard Lueras
Ano: 1997
Nº de páginas: 302
Medidas: 22 X 14
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias e mapas em cores.
Assuntos abordados na obra:
A Indonésia é conhecida pelos surfistas como "A Última Fronteira". A Indonésia é um dos melhores surf spots do mundo, com infinitas ondas de águas quentes, praias paradisiacas, alimentos baratos e alojamento. 
Este é um guia para ajudar os surfistas fazem a maior parte da sua viagem, contem mapas, dicas sobre os picos do país inteiro, aonde ficar, o que levar e muito mais para um Surfari que é a materialização de um sonho, a partir da grande ilha de Sumatra, no oeste e no leste através de Java, Bali, Lombok, Sumbawa e da Indonésia "Extremo Oriente ".

Surfer's Guide to Hawaii
Lingua: Inglês 
Editora: Bess Press, EU
Autor: Greg Ambrose
Ano: 1991
Nº de páginas: 160
Medidas: 22 x 15
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em P/B
Assuntos abordados na obra: Este guia indispensável para surfar, bodysurfing, Bodyboarding, e windsurf em O'ahu, Kaua'i, Maui, Hawai'i e foi atualizado e redesenhado para lhe fornecer informações precisas e divertidas sobre ondas, as condições do vento, e características especiais em mais de 50 surf spots.
Inclui fotos e mapas e um repertório de surf Shop e áreas para camping.

Saúde em suas Mãos
Lingua: Português
Editora: Iarte, RJ / 2ª edição
Autor: Affonso Freitas
Ano: 2004
Nº de páginas: 64
Medidas: 21 x 15
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em P/B
Prefácio: Vitória Araujo
Assuntos abordados na obra: O livro SAUDE EM SUAS MÃOS trata, de forma simples, mas objetiva, das maneiras para enfrentar e vencer os principais inimigos do homem moderno:- O estresse, ansiedade, medos, etc.
Usando métodos naturais de alimentação, comportamento, respiração e atividades físicas, leva o leitor a prestar atenção ao seu organismo. A ouvir seus avisos, conversar com o próprio corpo, e assim, prevenir e curar muitos problemas, que na verdade, são simples de solucionar.

Almaquatica
Lingua: Português / Inglês
Editora: Terra Virgem, SP
Autor: Klaus Mitteldorf, Sidney Tenucci Jr., David Carson
Ano: 2006
Nº de páginas: 260
Medidas: 19 X 17
Encadernação: Capa Dura
Ilustração: Fotos em cores.
Assuntos abordados na obra: Em Almaquatica, linguagem gráfica contemporânea e arrojada de David Carson assina obra com textos de Sidney Tenucci e fotos de Klaus Mitteldorf.
O livro é uma criação a seis mãos em que o design gráfico recria os significados originais das expressões artísticas poesia e fotografia, para o nascimento de uma nova obra de arte. Cada poema ocupa uma página dupla e flui a partir de letras e tipologias que percorrem em múltiplas direções as imagens intensas e contrastantes de cortes e perspectivas inusitados.

Surf Identidade Total
Lingua: Português

Editora: Waves

Autor: Adrian Kojin

Ano: 1996

Nº de páginas: 223

Medidas: 19 X 14

Encadernação: Brochura

Ilustração: Com fotografias em preto e branco.

Assuntos abordados na obra: Os principais momentos do 1º meeting brasileiro de empresas e lojistas de surfwear. Recomendações para quem quer vender mais e melhor. - Meeting discute rumos para profissionalização da moda surf; - Planejamento estratégico; - Os desafios da estabilidade; - Perspectivas do varejo; - Marketing e o surf nas olimpíadas; - Focalização do negócio; - Recursos Humanos. 




Caminhando com as Proprias Pernas - PAUÊ
Lingua: Português
Editora: Realejo Livros e Edições, RJ
Autor: Paulo Eduardo Chieffi Aagaard (Pauê)
Ano: 2006
Nº de páginas: 148
Medidas: 16 X 23
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em cores e P/B
Prefácio: Gabriel O Pensador
Assuntos abordados na obra: Em junho de 2000, aos 18 anos, o jovem Paulo Eduardo Chieffi Aagaard começou a encarar o maior desafio de sua vida. Pauê, apelido que ganhou da avó materna, teve as duas pernas amputadas após ser atropelado por um trem quando atravessava uma linha férrea desativada em São Vicente, litoral de São Paulo. De uma hora para outra, quando estava a caminho da academia, o rapaz cheio de vida e praticante de diversos esportes precisou escolher entre se entregar a dor física e espiritual ou lutar para viver com dignidade e continuar fazendo o que mais gostava. Felizmente, ele escolheu não se entregar. 'Caminhando com as próprias pernas', livro em que o autor narra todas as etapas que precisou encarar nesse período, as histórias de sua infância, as dificuldades e a necessidade de aceitar a nova condição e a vontade de seguir por um caminho de vitórias no esporte.

Mundaka
Lingua: Português
Editora: Parma, SP
Autor: José Augusto de Aguiar Costa
Ano: 1995
Nº de páginas: 88
Medidas: 20 X 13
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos e ilustrações em P/B.
Assuntos abordados na obra: Achei mais uma obra do surfista Zé Augusto que em cada linha escrita nos ajuda a desvendar o mistério que leva um ser humano equipado com uma frágil prancha a desafiar o mar e sua manifestação mais radical, as ondas.
"Mundaka é um romance de amizade e amor em que o surfe desempenha um papel fundamental: são as ondas que dão um sentido à vida de seus personagens principais, os amigos paulistanos Victor e Lucas. Os amigos que serão separados, mas encontrarão no surfe um alicerce fundamental para não sucumbirem às derrotas da vida.
O romance é meio autobiográfico, trazendo um pouco das experiências e sonhos de surfe e juventude (na virada dos anos 80 para os 90) do jornalista e professor de redação paulistano, Zé Augusto de Aguiar.
Zé Augusto - colaborador de longa data da Hardcore (este mês estreia a seção "Mitos" na revista) - ambienta parte deste romance em Mundaka, pequena aldeia no país basco, Espanha, para onde foge o protagonista, Victor, depois de uma grande desilusão. Mas ali, junto de um povo formidável e da melhor onda da Europa, ele reencontrará a alegria de viver."

Fôlego
Lingua: Português
Editora: Argumento, SP
Autor: Tim Winton
Ano: 2008
Nº de páginas: 256
Medidas: 21 X 14
Encadernação: Brochura
Assuntos abordados na obra: Aclamado pela imprensa internacional, como o The New Yorker e a The Economist, e comparado a Faulkner e Twain, o australiano Tim Winton estréia no Brasil com Fôlego. O livro surpreende pela combinação da aparente leveza do tema – adolescentes fascinados pela descoberta do surfe – com um duro e impiedoso olhar sobre os ritos de passagem para a vida adulta.
Ambientado na Austrália dos anos 1970, e tendo como pano de fundo a virada de costumes e valores que marcou a época, Fôlego conta a história de Bruce Pikelet, filho único de um casal pacato. O menino tem uma habilidade especial com a água, sempre testando os limites da resistência sem respirar, e se torna amigo do encrenqueiro Loonie, um ano mais velho, com quem vive uma relação de admiração e de secreta competição. É uma dupla clássica dos romances de formação: amigos de temperamentos opostos que se complementam, e Tim Winton os retrata com uma maravilhosa sutileza, dizendo mais pelo que omite do que pelo que conta. Entramos no coração do romance quando ambos conhecem um ex-surfista profissional, Sando, que vive com a companheira, Eva, numa casa isolada, com um cachorro, uma velha Kombi, cheiro de maconha e pranchas de surfe – é um cromo perfeito do ideário alternativo de um tempo que passou.
A relação de Sando com o surfe é carregada de uma mística secreta. Ele procura os locais mais inóspitos e perigosos para iniciar seus discípulos – porque ele vai se tornando uma espécie de guru – num perigoso teste dos limites humanos. Tematicamente, o culto da vida natural que transparece em vários momentos se aproxima mais da literatura de Ernest Hemingway, até pela linguagem enxuta, do que de um eventual sopro oriental que foi a marca dos anos 70. Detalhe fundamental, toda a perspectiva do romance se faz pelo enquadramento do olhar adulto: o narrador relembra fatos de quarenta anos antes. Ficamos sabendo pouco desse homem maduro, mas o pouco que ele nos diz em sua bela narrativa é suficiente para sentir o peso e o abalo de um inesquecível rito de passagem, como se ele mesmo ainda lutasse para compreender o sentido do que viveu.

A História das Pranchas de Surf
Lingua: Português
Editora: Cosmmos do Brasil, SP
Autor: Ben Marcus
Ano: 2007
Nº de páginas: 72
Medidas: 16 X 16
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em cores e PB.
Assuntos abordados na obra: Esta obra de Ben Marcus, A História das Pranchas de Surf, foi lançada nos Eua no primeiro semestre deste ano, e agora, quase que de forma simultânea, lançamos também no Brasil, como parte integrante da Revista Alma Surf.
A história, uma cronologia magnífica coberta de detalhes pitorescos, e sem dúvida um documento histórico para nossa comunidade surf.
Ben Marcus, além de ser o melhor escritor no mundo do surf, é com certeza o mais preparado, pois os anos à frente da Surfer Magazine recheou seu talento com o conteúdo da maior revista de surf do mundo.


Uma Onda Atrás da Outra
Lingua: Português
Editora: Qualygraf, CE
Autor: Pepo Melo
Ano: 2002
Nº de páginas: 90
Medidas: 23 X 16
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em PB.
Prefácio: Romero Jucá
Assuntos abordados na obra: Recebi de meu amigo Amélio Jr. o livro que fala de quase 30 anos de história sobre as ondas. É disso que trata " Uma Onda Atrás da Outra", Romero Jucá e o surf cearense. As experiências acumuladas pelo atual presidente da Federação Cearense de Surf, das várias vertentes que movem este esporte no Ceará, são relatadas ao jornalista Pepo Melo.
O registro vem dos primórdios da modalidade no Estado, em meados dos anos 70 e chega ao 3º milênio. Romero Jucá foi um dos personagens do período e também um dos responsáveis pela evolução do surf cearense, que hoje apresenta um mercado surfwear forte, gerador de emprego e pagador de impostos, atletas promissores e sucesso na realização de eventos, estaduais, regionais, nacionais e até internacionais.

25 Anos Fluir
Lingua: Português
Editora: Gaia, SP
Autor: Adrian Kojin
Ano: 2008
Nº de páginas: 158
Medidas: 30 X 23
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em cores.
Assuntos abordados na obra: O livro é em comemoração aos 25 anos de muitas ondas, olivro tem como base nos seus incríveis arquivos, onde estão guardados os momentos mais marcantes desta longa e emocionante história. Que é também a historia do surf brasileiro e mundial nos últimos 25 anos. As entrevistas que chocaram, os campeonatos que ficaram para sempre guardados na memória, os grandes ídolos quando ainda eram promessas, e, também depois de consagrados, no alto do pódio, ou surfando as melhores ondas de suas vidas. Mares gigantescos, picos de sonho, adrenalina e aventura. Tome cuidado pra não se molhar, pois dessas paginas corre água salgada.

Outras Ondas
Lingua: Português
Editora: Gaia, SP
Autor: Fred d’Orey
Ano: 2008
Nº de páginas: 296
Medidas: 23 X 16
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotos em cores e PB.
Assuntos abordados na obra: Fred d’Orey sempre esteve presente na divulgação e reflexão sobre esse esporte. Dos melhores 'picos', fossem no Brasil, no Havaí, na América Central, na África ou na Indonésia, d’Orey escreveu, acreditando que o 'surf é cultura, seja pela relação intensa que o surfista trava com a natureza, seja pelos encontros mágicos que o destino, às vezes, prepara'. Em 'Outras ondas', o leitor vai se encantar com a onda perfeita que o autor encontrou na Indonésia, sua comunhão com os deuses em Sunset, com o batismo de uma esquerda de sonho na Índia. Pela mão de d’Orey, percorrem-se estradas de terra em diferentes continentes em busca da onda perfeita, sente-se o vento, observa-se a direção do swell, é possível conhecer esse esporte em sua perspectiva histórica, seus ídolos, seus problemas, sua cultura, sua inserção no mundo contemporâneo, seu futuro, sua herança.

Fotografias da Alma
Lingua: Português
Editora: Cosmos do Brasil, SP
Autor: Sean Davey
Ano: 2003
Nº de páginas: 86
Medidas: 24 X 24
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: Com Fotografias da Alma, podemos entender como seu relacionamento com o mar evoluiu desde aquele susto de infância. Ele viajou por quatro mares, documentou os melhores e mais excêntricos lugares, e sempre se empenhou em captar a essência destes picos tão inóspitos. Neste livro você vai encontrar a melhores fotografiasdas almas que ele encontrou por todos esses anos de estrada, entre o sol, a chuva, o avião, o barco, o ônibus, enfim, o destino. Uma nota pessoal de Sean: "Espero que vocês curtam este livro, tanto quanto eu aproveitei fotografando estas imagens".

Guia Prático do Surf
Lingua: Português (Portugual)
Editora: Presença, Pt
Autor: John Conway
Ano: 1993
Nº de páginas: 170
Medidas: 20 X 15
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias e desenhos em cores.
Assuntos abordados na obra: Este livro foi concebido para tornar a prática do Surf mais acessível tanto aos que agora se iniciam como aos que já adquiriram o domínio da prancha. Os principiantes encontrarão aqui descritas em pormenor as técnicas básicas e aqueles que detêm já alguma experiência descobrirão neste guia indicações para chegar aos níveis mais avançados, incluindo o de competição. São tratados temas como: a segurança nas praias, o equipamento básico de surf, as disciplinas básicas, o surf de competição ou o surf de viagem.

Largo todo. Chau. Me voy
Lingua: Espanhol
Editora: De Los Cuatro Vientos, Ar
Autor: Juan Manuel Marchetti
Ano: 2007
Nº de páginas: 124
Medidas: 20 X 14
Encadernação: Brochura
Assuntos abordados na obra: É uma ficção, um romance que aborda o tema do surfe como estilo de vida.
Na história, o surf cumpre a função de máscara ou metáfora para falar sobre o que a novela é realmente sobre: ​​o desejo, o inconformismo, a busca do prazer e da perigosa viagem, mas a viagem como uma incursão no desconhecido, e não, a viagem como um resto ou produto turístico.
A história é sobre a vida de um personagem que até então a vida de alguma forma encaminhada.
Um surfista, vive em uma cidade com ondas, tem um grupo unido de amigos, uma profissão que considera um hobby e uma namorada que o ama. Uma noite de verão, decidir sair sem a namorada, só com os amigos e atravessa uma mulher mais linda que ele já viu, animado pelo espírito e ajudado pela sorte, consegue conquistar. Todas as noites que eu vivi como um sonho, até o dia seguinte, Romina, sua namorada, o acorda e o traz de volta à rotina de sua vida ... mas esse dia não é o mesmo. Este é apenas o começo, o resto da história que acontece com o personagem depois daquela noite.
Paralelamente, é uma outra história de outro surfista, um pouco mais sonhador do que a primeira, que é levada por sua canção favorita para conhecer a terra e as ondas dos seus sonhos.

Dicionário do Surf - A Língua das Ondas
Lingua: Português
Editora: Cobra Coralina Edições, SC
Autor: Fernando Alexandre
Ilustrações: Andrea Ramos

Ano: 2004

Nº de páginas: 216

Medidas: 16,5 X 9,5

Encadernação: Brochura
 

Assuntos abordados na obra: Acabei de receber de aniversário um dicionário que traduz todo o universo e a cultura surf. Este não é um dicionário que vá traduzir um idioma ou mesmo um dialeto. Ele é um dicionário temático. Tendo o surf como tema, ele tenta - através de verbetes - mostrar toda a dimensão do universo do surf e suas derivações do ponto de vista de um brasileiro. É um dicionário do surf em português e para brasileiros.
É um dicionário que tenta mostrar e traduzir não só as gírias e falares dos surfistas na água ou nas praias, mas também os termos técnicos de manobras e equipamentos - quase sempre em inglês - utilizados praticamente em todo o mundo. E conta ainda um pouco da fascinante história desta forma de viver chamada surf, de Duke Kahanamoku a Kelly Slater, passando pelos pioneiros das ondas no Brasil e por aqueles que fizeram e fazem esta história até hoje.


Pororoca - Surfando na Selva
Lingua: Português 
Editora: Ediouro, RJ
Autor: Serginho Laus
Ano: 2006

Nº de páginas: 208

Medidas: 17 X
14
Encadernação: Brochura

Ilustração: Fotografias em cores e P/B e desenhos.
Prefácio: Edinho Leite
Assuntos abordados na obra: O surfista Serginho Laus, que recentemente entrou para o Guinness Book ao dominar a onda mais extensa do mundo, conquista agora o leitor ao narrar com detalhes suas expedições nas pororocas do Brasil e do mundo. Inclui DVD inédito com imagens da expedição que colocou Serginho Laus no Guinness Book, além de informações sobre o incrível fenômeno da pororoca.

Aprenda a Surfar
Lingua: Português
Editora:
Litteris, RJ

Autor:
Daniel Nunes

Ano:
2008

Nº de páginas:
79

Medidas:
20 X 13

Encadernação: Brochura
Ilustração:
Fotografias em P/B.

Prefácio:
Cisco Araña

Assuntos abordados na obra:
Encontramos técnicas e dicas fundamentais para a boa prática do surf, ilustradas com muitas imagens. Adquirindo este livro seja para você ou para presentear alguém que você gosta, você estará difundindo cada vez mais este magnífico esporte que é o surf.







Wavetoon - A Cultura Surf em Quadrinhos
Lingua: Português
Editora:
Nova Prova, RS

Autor:
Alexandre Torrano & George Martins

Ano:
2007

Nº de páginas:
120

Medidas: 17 X 11
Encadernação:
Brochura

Ilustração:
Fotografias em cores.

Prefácio:
Roberta Borges

Assuntos abordados na obra: Quem tiver a oportunidade de uma vez na vida deslizar em uma prancha sobre uma onda, passará provavelmente o resto de sua existência viciado nessa experiência, ou, no mínimo, será incapaz de esquecê-la. O surf é uma arte, um estilo de vida, uma sub-cultura com sua própria mitologia, heróis e linguagem. 'Wavetoon' é o lugar onde essa mitologia se realiza. É o arquétipo da 'Surf city', onde as histórias desta tribo viram lendas e seus personagens, mitos.


O Brasil do Surf
Lingua: Português & Inglês
Editora: Cosmmos do Brasil, SP / 2ª edição
Autor:
Alberto Woodward & Romeu Andreatta

Ano:
2007

Nº de páginas:
242

Medidas:
23 X 30

Encadernação:
Capa Dura

Ilustração:
Fotografias em cores.

Assuntos abordados na obra:
'O Brasil do Surf' é um livro de fotografias que retrata o litoral brasileiro sob a ótica dos surfistas. Do Rio Grande do Sul ao Amapá, ou melhor, do Chuí ao Oiapoque, são 250 páginas de ondas, paisagens e as cores de cada cantinho tropical que possa abrigar uma onda. As imagens são o olhar dos principais fotógrafos nacionais especializados no esporte, entre os quais Beto Paes Leme, Clemente Coutinho, Eduardo Moody, Francisco Chagas, James Thisted, Levy Paiva e Rick Werneck. O texto pontua um pouco da história, da cultura e das ondas de cada região abordada.

Aprenda a Surfar, Esporte, lazer, saúde e integração com a natureza
Lingua: Português
Editora: Everest Serviços Gráficos, SP
Autor:
Cisco Araña

Ano:
2007

Nº de páginas:
119

Medidas:
21 X 15

Encadernação:
Brochura

Ilustração: Desenhos em P/B.
Prefácio:
Tato Araña, Irapajy Caetano e Gustavo Braz

Assuntos abordados na obra:
Acabo de receber o livro do meu amigo, Cisco Araña, o livro todo ilustrado traz um pouco de história, fala sobre a evolução das pranchas, os modelos diversos de acessórios, dicas especiais para iniciantes, noções de segurança dentro dágua, enfim o livro é recheado de informações importantíssimas para quem ama este esporte que é o Surf.

O Surfista Peregrino
Lingua: Português
Editora:
Cosmmos do Brasil, SP

Autor: Sidão Tenucci
Ano: 2007
Nº de páginas: 127
Medidas: 21 X 13
Encadernação: Brochura
Ilustração:
Desenhos.

Assuntos abordados na obra: Ao longo das 127 páginas que atravessam as Ilhas Maldivas, o Sri Lanka e a Índia, o autor conta a história de um surfista errante que se confunde com a sua própria história, vivida nos 50 países que percorreu. O peregrino estabelece uma ligação entre o humano e o divino através da experiência da estrada e do mar.




Alma Santista
Lingua: Português
Editora: Cosmmos do Brasil, SP
Autor: Jair Bortoleto
Ano:
2007

Nº de páginas: 96
Medidas: 24 X 24
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Prefácio: Ucho Carvalho
Assuntos abordados na obra: O livro conta com mais de 100 fotos, como a Orla da Praia, Museu do Café, Ponte Pênsil, Garganta do Diabo e outras imagens.





Bíblia do Surfista
Lingua: Português
Editora: Sociedade Biblica, SP
Autor: Sociedade Biblica
Ano: 2006
Nº de páginas: 592
Medidas: 19 x 14
Encadernação: Brochura com capa cristal
Ilustração: Fotografias em cores e desenhos em P/B.
Assuntos abordados na obra: O livro trás o Novo Testamento mesclado com a história de vida e os depoimentos de surfistas profissionais de sucesso, que tiveram as vidas transformadas, sendo salvo das drogas e de rotinas sem sentido.




Occy - O Ano do Touro
Lingua: Português
Editora:
Gaia, SP

Autor:
SARGE, MARK OCCHILUPO
Ano: 2006
Nº de páginas:
280

Medidas: 23 X 16
Encadernação:
Brochura

Ilustração:
Fotografias em cores.

Assuntos abordados na obra: Aos 17 anos, Occy - ou Touro Indomável, como também é conhecido - já estava consagrado, faltava apenas o título mundial, que viria 16 anos depois. Nesta obra o leitor acompanhará Mark Occhilupo, o super campeão australiano de surfe, em cada uma das competições que iriam torná-lo o mais velho campeão mundial da história do World Campionship Tour, em 1999, em terras brasileiras, ou melhor, em ondas brasileiras.

Surf Guia Brasil - Litoral Sul & Sudeste
Lingua: Português
Editora: Resgate, SC
Autor: Máurio Borges & Basílio Bosquê Ruy
Ano: 2005
Nº de páginas: 178
Medidas: 20 X 14
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: O livro conta com uma lista ilustrada de praias surfáveis do litoral sul e sudeste do Brasil, suas localizações, acessos, condições, opções, atc. O objetivo é facilitar a vida do surfista.






Alma Panamericana - Uma aventura de 25 mil km por 14 países
Lingua: Português
Editora: Gaia, SP

Autor: Adrian Kojin
Ano:
2005

Nº de páginas: 224
Medidas: 23 X 16

Encadernação: Brochura

Ilustração: Fotografias em cores.

Prefácio: Felipe Zoboram

Assuntos abordados na obra: Trata-se de um texto que mistura a aventura com a paixão pelo surfe. O livro relata a experiência do autor de trilhar as três Américas sobre uma moto, tendo a prancha de surfe como companheira. A viagem solitária, a exploração de lugares desconhecidos, a passagem por países palco de conflitos e o contato com a cultura latino-americana fazem com que a obra seja mais do que um livro sobre viagens, motociclismo ou surfe. Alma panamericana se dirige a qualquer pessoa interessada nos países latino-americanos e sua cultura ou que goste de aventuras, viagens e turismo, sociologia e história.

The World Stormrider Guide
Lingua: Inglês
Editora: Low Pressure Publishing, UK
Autor: Antony Colas & Bruce Sutherland
Ano: 2004
Nº de páginas: 244
Medidas: 27.9 X 21.8
Encadernação: Capa Dura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: O "World Stormrider Guide" é o primeiro e único guia colorido e completo sobre oitenta das melhores regiões para o surf no planeta. Nele você encontrará uma análise detalhada dos picos de surf, as condições oceanográficas e meteorológicas ideais, além de dicas sobre os locais, perigos, acesso, hospedagem e muito mais.


Boas Ondas - Surfando com Rico de Souza
Lingua: Português
Editora:
Ediouro, RJ

Autor:
Rico de Souza

Ano: 2004
Nº de páginas:
145

Medidas: 20 X 13
Encadernação:
Brochura

Ilustração:
Fotografias em P/B.

Assuntos abordados na obra:
Um livro que não é um manual, mas que detalha ao leitor o que se pode adquirir na prática de um exercicío que transcedo o esporte. Dirigido às crianças e aos jovens de idade e espírito, o autor mostra que surfar é muito mais do que "pegar boas ondas".






FICO - A História de Raphael Levy
Lingua: Português
Editora:
Gaia, SP

Autor:
André Viana

Ano:
2004

Nº de páginas:
140

Medidas:
21 X 14
Encadernação:
Brochura

Ilustração: Fotografias em cores.
Prefácio:
Paulo Anis Lima

Assuntos abordados na obra:
Este livro revela a trajetória de um guerreiro em sua permanente luta contra a esclerose múltipla, sem jamais abandonar sua paixão pelo surfe, seu amor por sua família, seus amigos e sua empresa. Neste depoimento a André Viana, Raphael Levy, o Fico, nos ensina a lutar e perseguir sempre aquilo em que acreditamos, mesmo em meio à mais escura e desesperada tormenta.

Kuokoa Hawaii - O Grito de uma Nação
Lingua: Português
Editora: Autores Gauchos, RS
Autor:
Marcelo Variani
Ano:
2004
Nº de páginas:
143
Medidas: 21 X 14

Encadernação: Brochura

Assuntos abordados na obra: É uma viagem pelo tempo cheia de aventuras e emoções, Kuo Koa em dialeto havaiano significa "independencia"... o Havaí foi um país unificado e independente antes de se tornar o 50'Estado Norte Americano. Esta é a história da revolta pela perda da nação.






Pipe Dreams - A Biografia de Kelly Slater
Lingua: Português
Editora: Gaia, SP
 
Autor: Jason Borte
Ano: 2004 
Nº de páginas: 326 
Medidas: 23 X 15
Encadernação: Brochura

Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: Com seu carisma, Kelly Slater leva o leitor para uma viagem fantástica por meio de seus relatos que vão desde sua infância, do alcoolismo paterno, da separação de seus pais. Ele homenageia grandes amigos que perderam suas vidas no surfe de ondas grandes e narra como realmente é a vida no Circuito Mundial de Surfe, das fofocas com celebridades e do assédio das fãs à loucura das competições, e conta histórias de bastidores de alguns dos surfistas mais famosos. Slater não esconde nada, porque, após seu sexto título mundial, não precisa provar nada nem a ele mesmo e nem a ninguém.

Eddie Would Go - Historia de Eddie Aikau, Heroi Havaiano
Lingua: Português
Autor:
Stuart Holmes Coleman
Editora:
Guaia, SP
Ano:
2004
Nº de páginas:
288
Medidas:
23 X 16
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias P/B e desenhos.
Assuntos abordados na obra:
Mais do que uma biografia de Eddie Aykau, este livro conta a história do Havai moderno e o papel de Eddie Aykau no renascimento havaiano nos anos 1970.








Surf Gênese - A história da evolução do surf
Lingua: Português
Editora: Cosmmos do Brasil, SP
Autor:
Marcelo Arias & Romeu Andreatta
Ano:
2003
Nº de páginas:
138
Medidas:
21 X 21
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra:
O livro é formado por 6 fascículos que fala sobre "Antropologia", "renascimento", "surgimento da industria" e "profissionalismo do surf", "surf no Brasil" e encerrando com "surf contemporâneo"




Livro de Regras FGS
Lingua: Português
Editora: X3 Marketing Esportivo, RS
Autor:
FGSurf
Ano:
2002
Nº de páginas:
27
Medidas:
6 X 4
Encadernação:
Brochura
Assuntos abordados na obra:
O livro conta com apresentação da atual diretoria da FGS no ano de 2002, Metas da gestão 2002/2003, filiação junto a FGS, informações sobre campeonatos como Interassociações, Especiais e Gaúcho Amador. Também fala sobre regra de competição, distribuição de pontos para o ranking como também os eventos locais.





Tao do Surf - zen e a arte de pegar onda
Lingua: Português
Editora: MYVT Rio de Janeiro, RJ
Autor:
Julio Camacho
Ano:
2002
Nº de páginas:
170
Medidas:
20 X 14
Encadernação:
Brochura
Assuntos abordados na obra:
O livro fala sobre uma estória que sonhou e viveu, não sabendo mais dizer o que é pura ficção e o que é totalmente autobiografico. O que é sonho eo que é realidade. "Para quem conhece o Surf, eu apresento o meu Ving Tsun. Para quem conhece o Ving Tsun, eu apresento o meu Surf. Para quem me conhece, finalmente eu apresento este livro. E para quem não me conhece, este livro me apresenta."




Peru Surfing Travel Guide
Lingua: Espanhol & Ingles
Editora:
Surf the Planet, Ar
Autor:
Matias Guzman, Steve Wagner 

Ano: 2002
Nº de páginas:
295
Medidas:
22 X 14
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra:
Mais de 300 Fotos, Mapas, Dicas sobre os Picos do país inteiro, aonde ficar, o que levar e muito mais.O Melhor Guia já produzido sobre o Peru.







  As Ondas da Vida
Lingua: Português
Editora:
Via Lettera, SP
Autor:
José Augusto de Aguiar Costa
Ano:
2002
Nº de páginas:
148
Medidas:
23 X 16
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Desenhos em P/B.
Prefácio:
Aline Modena Couto
Assuntos abordados na obra:
"As Ondas da Vida" é um chamado para todos os que lutam por seus sonhos com raça e alma, os surfistas da vida. Pessoas que entendem a vida como uma longa jornada de abraços, lágrimas, loucuras, viagens, canções, filmes, gritos de gol e experiências intensas.



 Surf Guia Brasil - Litoral Sul
Lingua: Português
Editora: Resgate, SC
Autor:
Mauricio Borges & Basílio Bosquê Ruy
Ano:
2001
Nº de páginas:
234
Medidas:
21 X 14
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra:
O livro conta com uma lista ilustrada de praias surfáveis do litoral sul do Brasil, suas localizações, acessos, condições, opções, atc. O objetivo é facilitar a vida do surfista.







  Guia do Litoral Sudeste e Sul - Hardcore
Lingua: Português
Editora: BWE, SP
Autor: Kiko Carvalho
Ano: 2000
Nº de páginas: 64
Medidas: 20 X 13
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: O livro conta com uma lista ilustrada de praias surfáveis do litoral Sul e Sudeste do Brasil suas localizações, acessos, condições, opções, atc. O objetivo é facilitar a vida do surfista. Do Rio Grande do Sul ao Espirito Santos, 184 praias para o surf.



 

Easy Riders
Lingua: Inglês
Editora: Manolo, Au
Autor: Bic Sport
Ano: 2000
Nº de páginas: 08
Medidas: 15 X 17,5
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: O livro conta informações sobre os shaper da Bic, como também os modelos de pranchas produzidas com Technology ACS (Aerated Cellular Structure ).


Go Surfing
Lingua: Inglês & Francês
Editora: Graphi Ogre, Fr
Autor:
Bic Sport
Ano:
2000
Nº de páginas:
18
Medidas:
20 X 14
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Desenhos.
Assuntos abordados na obra:
Dicas dede como comprar uma prancha de surf correta para sua idade, peso e altura. Também como pegar onda e algumas manobras.








Revista Longboard Brasil
Lingua: Português
Editora:
Makaha, SP
Autor:
Antônio Bertuzo Neto
Início da Assinatura:
1999
Final da Assinatura:
2003
Assuntos abordados na obra:
A Revista Longboard Brasil surgiu pela necessidade do esporte que voltou a crescer a partir de 1995 a revista surgiu no final de 1999 com edições bi-mestrais, com dificuldades financeira a Editora Makaha passou em 2002 a edição para Editora Prince que voltou a fazer a revista de bolso mas mudou um pouco da ideia inicial da revista.
Em 2003 foi o último ano da revista que por dificultades passou a ser tri-mestral, a última edição foi a número 11.



Octaviano TAIU Bueno - Alma Guerreira
Lingua: Português
Editora:
CLR Balieiro, SP
Autor:
Octaviano Taiu Bueno
Ano:
1999
Nº de páginas:
160
Medidas:
21 X 14
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em P/B.
Assuntos abordados na obra:
Octaviano Taiu Bueno nasceu em São Paulo, em 1962. Surfista profissional, participava do Circuito Mundial de ASP. Em novembro de 1991, sofreu um acidente enquanto surfava numa praia do litoral norte paulista, fraturando o pescoço numa onda mal completada que o deixou tetraplégico, além de passar por uma experiência entre a vida e a morte. Há sete anos vivendo em uma cadeira de rodas, preparou seu livro com todo o coração, contando seus pensamentos e episódios selecionados de sua vida, em forma de crônicas, dando uma enorme lição de vida.

Revista em Quadrinhos Maneco
Lingua: Português
Editora:
Ola, PR
Autor:
Rodrigo "Tusca" Baptista
Início da Assinatura:
1999
Final da Assinatura:
2002
Assuntos abordados na obra:
Eu ganhei a minha primeria Revista em quadrinhos Meneco do meu amigo Luis Neguinho que me presentiou após viagem ao Paraná para uma competição.
A revista teve 53 edições... o assunto da revista era sobre dois surfistas sempre conversavam em gírias!
Quando comecei a assinatura o número do exemplar que tenho é 03 mas não sei o mês e a última foi de fevereiro de 2002.








O Guia Oficial do Surf Brasileiro - Hardcore
Lingua: Português
Editora: BWE, SP
Autor: Thiago Kafejian
Ano: 1998
Nº de páginas: 184
Medidas: 15 X 11
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: O livro conta com uma lista ilustrada de praias surfáveis do litoral Paulista e Carioca, suas localizações, acessos, condições, opções, atc. O objetivo é facilitar a vida do surfista.






The Stormrider Guide Europe
Lingua: Inglês & Francês
Editora:
Low Pressure Publishing, UK
Autor:
Oliver Fitzjones & Tim Rainger
Ano:
1998
Nº de páginas:
288
Medidas:
27.8 x 22
Encadernação:
Capa Dura
Ilustração:
Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra:
O guia de surf contem localidades da Europa, que abrange as praias da Noruega até Marrocos e muito mais. Informações das onda são justificados pelos símbolos, precisas de mapeamento e fotografia. Este guia é absolutamente essencial para todos os surfistas que viagem na Europa.





Tom Carroll - A Onda Interior
Lingua: Português
Editora: Globo, RJ
Autor:
Tom Carroll & Kirk Willcox
Ano:
1998
Nº de páginas:
267
Medidas:
23 X 16
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em cores.
Prefácio:
Nick Carroll
Assuntos abordados na obra:
A Onda Interior é um perfil completo e detalhado de um dos grandes surfistas de todos os tempos. Tom Carroll, campeão mundial de surf duas vezes, é admirado no mundo todo por sua arrasadora habilidade, coragem e dedicação.





Aremiti Ombak Nalu - O Desafio Máximo de um Surfista
Lingua: Português
Editora: BWE, SP
Autor:
Ruy Pessoa Filho
Ano:
1994
Nº de páginas:
64
Medidas:
26 X 26
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em cores.
Prefácio:
Reinaldo Andraus
Assuntos abordados na obra:
Recebi o livro do meu amigo e shaper Carlos Boer, o livro conta com mais de 68 fotos, tiradas no Tahiti, Hawaii e Indonésia. 







Rip Curl 25 Anniversary
Lingua: Inglês
Editora: Surf Transworld, Au
Autor:
Rip Curl
Ano:
1994
Nº de páginas:
96
Medidas:
31 X 25
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra:
O livro em comemoração aos 25 anos da Rip Curl conta como foi criada a empresa de surf, Rip Curl. As pranchas da Rip Curl começaram bem em um mercado competitivo que estava descobrindo uma nova fase revolucionária em design.
Em muitos casos o entusiasmo e a inovação ofuscaram a especialidade técnica e a qualidade, mas a Rip Curl se concentrou em produzir um pequeno número de acessórios para as ondas locais.

The History of Surfing
Lingua: Inglês
Editora:
Watersports Books, Au
Autor: Nat Young
Ano: 1994
Nº de páginas:
220
Medidas:
30.8 X 22.4
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em cores.

Assuntos abordados na obra: Este livro comprei em minha viagem para o Hawaii está obra tem 224 páginas cheio de fotos, são com mais de 300 fotografias a cores a partir do nascimento de surfe na virada do século 20, até o fenómeno do estouro do surf. A primeira obra foi publicada em 1983 e está em 1994 é atualizada, a História do Surf é o livro mais vendido surf no mundo.



Revista Visual Surf Magazine
Lingua: Português
Editora:
Visual Esportivo Editora
Autor:
Nilton Ribeiro Barbosa
Início da Assinatura:
1984
Final da Assinatura:
1993
Assuntos abordados na obra:
Eu comecei assinar a Revista Visual Esportivo em 1984, a revista falava de vários esportes radicais como Surf, Windsurf, Skate e Body Board, fique assinate até novembro de 1993.

















Jornal Informativo Surf Press
Lingua: Português
Autor:
Léo R. Filho
Início da Assinatura:
1992
Final da Assinatura:
1995
Assuntos abordados na obra:
O Surf Press surgiu como um veiculo para divulgar as atividades que envolviam o surf no Rio Grande do Sul.
Uma abertura ara as associações de praias que divulgavam o seus campeonatos.

















Jornal Via Surf
Lingua: Português
Editora:
Correio Rural
Autor:
Milton Santos
Início da Assinatura:
1990
Final da Assinatura:
1995
Assuntos abordados na obra:
O Jornal Via Surf era um encarte no Jornal Correio Rural de Viamão, na realidade servia como informativo da Associação de Surf de Viamão dos campeonatos organizados pela entidade e também sobre outras competições de surf no Estado do Rio Grande do Sul.
A circulação do Via Surf era mensal e durou apenas 5 anos.







A História do Surf no Brasil - 50 anos de aventura
Lingua: Português
Editora:
Azul, SP
Autor:
Alex Gutemberg
Ano:
1989
Nº de páginas:
219
Medidas:
27 X 21
Encadernação:
Brochura
Ilustração:
Fotografias em cores e P/B.
Prefácio:
Alexandre Andreatta
Assuntos abordados na obra:
O livro conta as origens do surf no Brasil como também procura enfocar as linhas gerais do desenvolvimento, é uma "História do Surf" e não de uma "História dos Surfistas".







Livro de Regras Astra - Curso Básico para Arbitragem de Surf
Lingua: Português 
Editora: Gráfica Danilo, RS 
Autor: Marcelo Bergmann 
Ano: 1989
Nº de páginas: 17
Medidas: 22 X 15 
Encadernação: Brochura
Assuntos abordados na obra: O livro conta com regras de julgamento para arbitragem de surf. O livro faz parte do "Curso Básico para Arbitragem de Surf" ministrado pelo diretor técnico da Federação Gaúcha de Surf Marcelo Bergmann.
Curso este que eu fiz e não serviu para nada pois as outras diretorias da FGSurf nunca me chamou.








Jornal Now
Lingua: Português
Autor: Rosaldo Cavalcante
Início da Assinatura: 1988
Final da Assinatura: 1994
Assuntos abordados na obra: O Jornal Now tinha o editorial parecido com o "Jornal Staff", por sinal a primeira edição veio após o término do "Jornal Staff".
O Jornal destacava todas as competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, tinha seções sobre filmes, ecologis e entrevistas.











Surf - 10 Anos pelo Mundo
Lingua: Português
Editora: Action, RJ 
Autor: Carlos Lorch
Ano: 1986 
Nº de páginas: 112
Medidas: 28 X 21 
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra: O livro conta os dez anos de exploração, descobertas e aventuras, vivendo um estilo de vida chamado surf.












Lopez - The Classic Hawaiian Surf
Lingua: Português 
Editora: Terra, Mar & Ar, SP 
Autor: Carlos Lorch
Ano: 1986
Nº de páginas: 102
Medidas: 27 X 21 
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias em cores.
Prefácio: Steve Pezman
Assuntos abordados na obra: O livro conta a biografia de Gerry Lopez escrita por Carlos Lorch. Cheio de grandes fotos e histórias dito por amigos do Lopez: Rory Russell, Shaun Tomson, Jeff Crawford, Jackie Dunn e Mark Richards.






Revista Fluir nº 11 - Agosto/Setembro 85
Lingua: Português
Editora: Terra, Mar e Ar, SP
Autor: Alexandre Andreatta
Encadernação: Revista

Início da Assinatura: 1984 até o momento.
Assuntos abordados na obra: A Revista Fluir é um das melhores do segmento de informação sobre surf, ela trás uma grande variedade de informações a respeito do esporte. O conteúdo é bem amplo, trazendo notícias dos principais campeonatos que acontecem no mundo.
O exemplar da foto faz parte do meu acervo da assinatura, no qual destaco separadamente por falar do primeiro campeonato mundial de surf em uma piscina. Esta é uma edição especial de competição.




Jornal Staff
Lingua: Português
Autor: Frederico d'Orey
Início da Assinatura: 1985
Final da Assinatura: 1987
Assuntos abordados na obra: O Jornal Staff entrou no lugar do "Surf News" e manteve o mesmo editorial falando sobre os cameonatos de surf estaduais, principalmente Rio de Janeiro e São Paulo, nacionais e internacionais.
No ínico o jornal era todo em preto e branco com o passar do tempo começou a colocar a capa colorida.










Jornal Momento Esportivo
Lingua: Português
Autor: Ricardo Abiz
Início da Assinatura: 1985
Final da Assinatura: 1985
Assuntos abordados na obra: O Jornal era bimestral e falava sobre os camppeonatos de esportes radicais em especial "surf", também tinha seções sobre ecologis e filmes.
O Jornal Momento Esportivo teve a duração de 2 anos.














Jornal Surf News
Lingua: Português
Autor: Frederico d'Orey
Início da Assinatura: 1985
Final da Assinatura: 1985
Assuntos abordados na obra: O Jornal Surf News teve pouca duração, foram apenas 05 edições, o jornal falava exclusivamente sobre surf, como cometições regionais(RJ), nacionais e internacionais, tinha também uma seção que falava sobre filmes e ecologia.


















Aprenda Surf
Língua: Português
Editora: Presença, Pt
Autor: R. Abott E M. Baker
Ano:
1981

Nº de páginas: 109
Medidas: 18 X 12
Encadernação: Brochura
Ilustração: Fotografias P/B e desenhos.
Prefácio: R. Abott E M. Baker
Assuntos abordados na obra: História do surfe, primeiros passos, ondas e pranchas.












Surf - Deslizando sobre as Ondas
Lingua: Português
Editora:
Editora Guanabara Dois, RJ

Autor: Carlos K. Lorch
Ano: 1980
Nº de páginas:
112
Medidas:
29 X 21
Encadernação:
Capa Dura
Ilustração:
Fotografias em cores.
Assuntos abordados na obra:
Este primerio livro é um carco para o acervo, comprei juntamente com o meu primo Júlio, o livro conta a história do surfe, seus primeiros passos em São Paulo, Rio de Janeiro e também aqui no Rio Grande do Sul e Santa Catrina. Ele fdescreve a horim do surf dede o Hawaii passando pelo Estados Unidos, Australia, Peru e Europa. Também descreve tipos de ondas, surfe profissional no Brasil e no mundo.