quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Surf brasileiro de luto, morre Thomas Rittscher Junior aos 94 anos

Thomas Rittscher Junior Foto By Herbert Passos Neto
O Surf perde seu "pai" que deixa quase um século de histórias, o primeiro surfista do Brasil faleceu nesta madrugada (24/11), devido a complicações de saude e idade avançada (94 anos).

O velório acontece no Memorial Necrópoli Ecumênica, em Santos/SP e ua cremação está marcada para as 16:00h.

Conheça um pouco de Thomas Rittscher Junior, em um texto por Fábio Nunes (Prof. Fabião), Secretário do Meio Ambiente-Santos-SP publicado em seu portal , durante homenagem à sua pessoa.

Thomas -O primeiro surfista do Brasil

Thomas Ernest Rittscher Júnior, nascido New Jersey, Estados Unidos da América, aos 30 de julho de 1917, casado com Dona Cecília, com quem construiu uma bela e numerosa família: Mônica, a filha mais velha, Thomas III, Robert, Carlos e Paul. Cinco filhos, todos casados, e nove netos. Isto já justificaria uma homenagem!

Mas não é somente pelo exemplo de pai e marido que nesta noite se outorga o título de Cidadão Santista, é também pelo exemplo de pioneirismo na prática do surfe e pelo incentivo ao esporte santista, cujo desenvolvimento se confunde com a própria vida de Thomas Rittscher Júnior.

A história do homenageado e sua relação com esta terra começam quando seu pai, cidadão norte-americano, veio ao Brasil em 1909 para tratar de negócios com café; conheceu e casou-se com Frida Rittscher, mãe do homenageado. A família Rittscher residia nos Estados Unidos e mudou-se para esta acolhedora cidade em 1930, quando Thomas Júnior possuía 13 anos.

Logo foi estudar no colégio americano onde concluiu o antigo ginasial. O segundo grau, cursou em escola germânica, por determinação do seu pai, que investia o futuro do filho na rigorosa formação da escola alemã. Foi nessa época que Thomas Rittscher, com seu imenso gosto pelo esporte e grande facilidade de fazer amigos, engajou-se na prática do remo, natação, salto ornamental e polo aquático, no Clube Saldanha da Gama; hóquei e patinação no Atlântico Clube, que ajudou a fundar. Além disso praticou ginástica olímpica e atletismo na escola alemã, destacando-se em vários campeonatos. Quebrou o recorde da piscina do Sport Clube Corinthians Paulista, em São Paulo, que permaneceu por muitos anos imbatível.

Foi nessa época também que Thomas protagonizou episódio que o identifica com a história do surfe na nossa cidade e em todo o País.

Em 1934 construiu a primeira prancha de surfe em madeira, a partir de um modelo da revista Popular Mechanics, e passou a "pegar ondas" nas praias de Santos, em companhia de sua irmã Margot Rittscher. As pessoas que o viam surfando, mostravam grande interesse e curiosidade pelo homem que "andava sobre as ondas". Fico imaginando a reação dos banhistas àquela época, diante da inovação introduzida pelo homenageado... Uma nova maneira de interagir com o mar, aproveitando-se da energia das ondas para extrair pura emoção.

Thomas Rittscher é precursor do surfe, sim. Pois, não satisfeito em construir a primeira tábua, ajudou seu amigo Juá, João Roberto Haffers, a construir uma segunda prancha. Logo, outras pranchas e novos praticantes do esporte, como Osmar Gonçalves, foram surgindo nas praias de Santos, esta academia a céu aberto, que funciona todas as horas do dia, o ano inteiro e não custa nada, mas não tem preço!

Thomas Rittsher foi, da mesma forma, o primeiro surfista de Santos. Prova disso é que aprendeu sozinho a surfar, sem orientação alguma. Narra o homenageado no precioso documentário Grandes Personagens do Esporte Santista, iniciativa do Centro de Memória Esportiva De Vaney, que inicialmente, pegava as ondas com a ponta estreita da tábua voltada para frente. Percebeu, entretanto, que a prancha tendia a afundar inclinando-se para frente, o que obviamente impedia de correr toda a onda. Então Thomas resolveu inverter a posição da prancha e colocar a ponta arrendondada para frente, foi aí que descobriu sozinho, como primeiro surfista que foi, o bico e a rabeta da prancha. Aprendeu e ensinou a surfar.

Assim, Thomas Rittscher, o precursor do surfe e o primeiro surfista do Brasil, divulgou pioneiramente um dos esportes mais praticados pelos santistas e que vêm trazendo vários títulos nacionais e internacionais para esta Cidade. A sua atitude pioneira merece reconhecimento, pois o surfe certamente influenciou a vida de centenas de jovens e adultos, como uma atividade saudável, um modo de ser e um meio de vida para muitas pessoas.

Quando deflagrou a Segunda Guerra, Thomas Rittscher apresentou-se no consulado americano, aguardando convocação para servir o seu país. Todavia esta não veio, mas logo em seguida recebeu proposta para trabalhar no Rio de Janeiro, no comércio de café, ramo em que já atuava desde a conclusão do curso colegial na escola germânica e que o notabilizou profissionalmente, coroando sua carreira profissional com a instalação da sua empresa na sala 1 da Bolsa Oficial de Café, em funcionamento por mais de trinta anos.

Foi no Rio de Janeiro, no início da década de quarenta, que Thomas Rittscher apaixonou-se pela vela, navegou no lendário barco Vendaval, veio a Santos várias vezes com a tripulação do Vendaval, cujas características construtivas conheceu detalhadamente. Participou de regatas e destacou-se também como velejador. O homenageado foi sócio do Iate Clube de Santos, sendo um dos seus fundadores. Tem sido um dos grandes incentivadores dos esportes náuticos em nossa cidade desde então e merece, também por isso, a distinção de Cidadão Santista.

Além disso, foi sócio e participou intensamente das atividades esportivas do Golfe Clube, do Clube Hípico, onde praticava equitação e venceu várias competições, do Tênis Clube, onde pratica natação diariamente pela manhã, deslocando-se até o clube com sua sexagenária bicicleta.

Honra-nos imensamente e a todos os praticantes do surfe aqui presentes participar sesta homenagem que a Câmara Municipal e os cidadãos santistas consideram mais do que justa e merecida.

Uma salva de palmas ao Ilustre esportista, precursor do surfe e Cidadão Santista, Thomas Ernest Rittscher Júnior!

Por:Fábio Nunes (Prof. Fabião)

0 comentários: