
Atleta da South to South pega no braço e leva bateria especial no Mundial de Tow-In
Terminou na última sexta-feira, 31 de outubro, nas geladas direitas de Punta Lobos, na cidade de Pichilemu, no Chile, a primeira etapa do Mundial de Tow-in 2008. Em ondas perfeitas que ultrapassavam os 4 metros de altura, os australianos Kobby Aberton e Ryan Hipwood levaram a melhor após derrotarem, na final, três duplas brasileiras.
Já na Expression Session, Edilson Luis da Assunção, mais conhecido por Alemão de Maresias, mostrou a coragem de sempre e despencou – na remada – em uma bomba para faturar a bateria. “Essa disputa foi um bônus. Não contava pontos, nem tinha premiação em dinheiro”, explica o big rider.
“Pensei que um local fosse ganhar, estava com a menor prancha entre os competidores - uma 6’5” – enquanto todos surfavam com pranchas acima de 7 pés. A onda não era tão grande, tinha no máximo uns 10 pés. Eu dropei no crítico e venci”, comenta Alemão.
As duplas que chegaram a final e confirmaram a atitude e o talento dos brasileiros nas morras foram: Danilo Couto e Rodrigo Resende em segundo; Everaldo Pato e Yuri Soledade em terceiro, Sylvio Mancusi e Alemão de Maresias em quarto lugar.
A organização do evento precisou esperar 15 dias para colocar o campeonato na água e deu sinal verde aos atletas somente no fim da última semana de janela. Três ondulações atingiram Punta Lobos nesse período.
As duas primeiras, apesar de oferecerem ondas com ótimo tamanho, ficaram devendo na equação dos fatores externos. A última delas não decepcionou e segundo os relatos, o campeonato aconteceu nas melhores condições possíveis: 4 a 5 metros de onda, com vento ideal.
“A paciência de todos e a janela de espera já estavam no limite, mas no fim deu tudo certo e o campeonato aconteceu em altas ondas”, ressalta o campeão da Expression Session e 4º colocado, ao lado de Sylvio Mancusi, no evento principal.
Outro fato que chamou a atenção foi o tubo impressionante que Alemão, paranaense radicado na praia de Maresias, pegou durante a primeira bateria do evento de tow-in . Segundo a opinião dos locais, de alguns atletas e dos fotógrafos que presenciaram a ação ao vivo, foi, sem dúvida nenhuma, o melhor tubo da competição.
“O Pato (Everaldo) viu a foto e disse que ficaria perfeita no cartaz de chamada do evento”, comenta com uma ressalva: “Nós, atletas das duplas brasileiras de tow-in que correm o Mundial, dedicamos esse excelente desempenho ao Zeca Scheffer”. Surfista gaúcho e um dos percussores da modalidade no Brasil, que faleceu em um acidente de carro, em dezembro de 2006.
Para visitar o site da South to South e conhecer a marca e suas novidades, basta acessar: www.southtosouth.com.br