
Dezoito das melhores surfistas do planeta, entre elas Sofía Mulanovich, disputarão de 3 a 8 de novembro, em Piura, a etapa Movistar Classic Máncora Peru, do World Championship Tour (WCT), o mais importante campeonato de surf feminino, apresentado por Rip Curl e apoiado pelo Instituto Peruano de Esporte (IPD) e a PromPerú.
O evento confirma a posição do Peru como uma das nações mais importantes para a prática do surf. Por conta da cobertura dos principais veículos de comunicação do mundo, calcula-se que cerca de 44 milhões de pessoas, potenciais turistas, verão os atrativos que o Peru tem a oferecer principalmente para os apaixonados por esportes.
Turismo de Surf
Existe um grande segmento de turistas que viajam buscando cenários para praticar diversos esportes de aventura e no caso do surf é importante destacar que o litoral peruano possui as melhores ondas do mundo, seja por suas formas, tamanhos ou percursos.
Segundo o Perfil do Turista estrangeiro de 2007, elaborado por PromPerú, no ano passado, em torno de 30 mil turistas surfaram no litoral peruano. As praias escolhidas foram Máncora - Piura (28%), Chicama - Trujillo (12%), Huanchaco - Trujillo (8%), Colán - Piura (7%), Miraflores - Lima (7%) e as praias do sul do Peru (35%).
Como em nenhum outro lugar, no Peru, há ondas de todos os tipos e tamanhos, durante todo o ano. Ou seja, é um país privilegiado para a prática do surf, com ondas para surfistas de todos os níveis. Seus mais de 3 mil km de costa recebem correntes do norte, sul e noroeste que permitem criar ondas de classe mundial. Uma das mais famosas é a da praia de Chicama (La Libertad), considerada “a mais longa do mundo”.