sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Picuruta tenta décimo título de campeão brasileiro

Fonte: Abrasp

Veterano chega para competição com chance de alcançar seu décimo título nacional profissional, na Praia da Macumba (RJ)

Um dos surfistas mais experientes do país terá a chance de coroar sua carreira neste final de semana, dias 21, 22 e 23 de novembro, na segunda etapa do Petrobras Longboard Classic 2008, na Praia da Macumba (RJ). O santista Picuruta Salazar, de 48 anos recém completados, chega para a decisiva etapa do brasileiro profissional com a terceira colocação no ranking, 2440 pontos, e boas chances de conquistar seu décimo título nacional, marca inédita no esporte. A etapa, de nível 4A, é a mais importante e decisiva do ano, pois coloca em jogo 2000 pontos e 25 mil reais em premiação.

"Nunca estive tão tranqüilo numa disputa desse nível. Depois de um terceiro lugar no Mundial, aos 48 anos, me senti um cara realizado, mas é claro que não me dou por satisfeito, o que mais quero é poder comemorar esse décimo título. Estou em um ano com bons resultados, constantes, e bastante motivado", diz Picuruta, que este ano ainda tem o prazer de ver seu filho Alex em nono do ranking brasileiro.

Na disputa pelo título brasileiro profissional, o veterano terá como seu maior adversário um grande admirador, o jovem líder do ranking, Carlos Bahia, 25 anos e 2900 pontos, além do também veterano Jeremias da Silva, que comemorou 40 anos no mesmo dia de Picuruta e é o vice líder, com 2570 pontos.

"Fico muito satisfeito de ver o “Velinho” ainda do nosso lado, completando 48 anos durante um Mundial na Califórnia, há menos de duas semanas Ele nos dá muita força e realmente faz a gente crer que é possível viver do surfe, porque é isso que ele faz e já tem até um filho competindo lado a lado. O Picuruta é um grande incentivador da minha geração, é sempre bom competir com ele", conta Carlos Bahia.

Uma atração à parte na Macumba será a exposição da maior prancha do mundo, um longboard gigante, de 9,16 m, com o qual o surfista e empresário carioca Rico de Souza acaba de quebrar o próprio recorde mundial. Caso o mar apresente condições, está prevista para sábado, às 10 horas, uma exibição de Rico e Picuruta sobre a prancha.

A categoria feminina será apenas amadora, com 12 vagas, sendo cinco reservadas para as menores de 18, com o intuito de promover a renovação do esporte. A carioca Mainá Thopmson sagrou-se bicampeã brasileira da categoria durante a segunda etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino, em agosto.

O Petrobras Longboard Classic tem o patrocínio da Petrobras, com co-patrocínio de Sony, Guinness Book e GOL. O Apoio é da Oi Fm, Coquetel, Abrasp, CBS, Prefeitura do Rio de Janeiro, Feserj e Recreio Surf Club.

Confira o ranking do Circuito Brasileiro de Longboard após 3 etapas:

1. Carlos Bahia - 2900
2. Jeremias da Silva - 2570
3. Picuruta Salazar - 2440
4. Amaro Matos - 2405
5. Danilo Rodrigo - 2350
6. Jaime Viudes - 2345
7. Phil Rajzman -2135
8. Roger Barros -2030
9. Alex Salazar - 2030
10. Rodrigo Sphaier -1740

Postagens Relacionadas: