terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gabriel Medina venca o Rip Curl Grom Search

Fonte: Fecasurf

Os surfistas de São Paulo dominaram a abertura do 10º Rip Curl Grom Search, neste domingo (dia 25), na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). Maioria nas baterias decisivas, com 13 dos 16 finalistas, os paulistas levaram as quatro vitórias, com Gabriel Medina, na mirim, Kaena Brandi, na feminina, Filipe Toledo, na iniciantes, e Victor Bernardo, na grommets.

De quebra, Filipinho, que tem três títulos seguidos no circuito e é filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, também faturou a J’Bay Expression Session, para confirmar a supremacia do Estado. Já a torcida local teve de se contentar com apenas um atleta local nas finais, Luan Wood, de Floripa, em quarto lugar na iniciantes.

Com 84 inscritos a competição, exclusiva para surfistas com até 16 anos de idade, garante aos campeões do ranking (após as três etapas), na mirim e na feminina, as vagas para a final internacional do evento, em 2010, na Austrália. Eles competirão junto aos melhores do Mundo sub-16 em Bells Beach, durante o WCT Rip Curl Pro, com todas as despesas pagas, incluindo intercâmbio cultural na The Milton College Center, oferecida pela Study Way.

Com ondas de um metro e praia cheia, o público teve como “aperitivo” a J’Bay Expression Session, uma bateria sem regras, valendo a manobra mais radical. Filipe Toledo, de Ubatuba, faturou o prêmio, com um aerial varial. Na sequência, vieram as finais, e a primeira categoria no mar foi a feminina.

Depois de terminar o ranking 2008 empatada com Juliana Meneghel (que ficou com o título por vencer a etapa final), a guarujaense Kaena Brandi entrou determinada a dar a volta por cima e fez bonito. Logo em suas duas primeiras ondas garantiu um 5,5 e depois um 8, para liquidar a fatura, com 13,5, contra 11,25 da capixaba de Vila Velha, Barbara Segatto, dona da melhor nota da categoria, um 8,75 na semifinal.

As paulistas Vitória Pereira, de Ubatuba, e Vitória Tebet, também de Guarujá, completaram o pódio em terceiro e quarto lugares. “Achei muito legal o campeonato na Joaquina. Tinha boas ondas e minha prancha nova andou muito. Queria agradecer o Wagner e o Zeca que prepararam ela para mim”, afirmou a atleta de 15 anos.

TETRA - Na iniciantes (limite de 14 anos), o atual campeão brasileiro da categoria, Filipe Toledo defendia o título no Rip Curl Grom Search (faturou a iniciantes em 2008 e a grommets em 2006 e 2007), mas quem saiu na frente foi Deivid Silva, de Guarujá, o atual campeão paulista. A disputa teve um alto nível técnico e Deivid abriu com um 6,55, depois um 7 e ratificou a liderança com outro 7.

Mas faltando apenas um minuto para o término, Filipinho garantiu uma série de manobras, ganhou 8,75 dos juízes para virar o jogo, com o placar de 15,45 a 14, iniciando o caminho rumo ao tetra no circuito. Wesley Santos, de Peruíbe, ficou em terceiro e Luan Wood em quarto. “Foi muito legal, a galerinha estava surfando muito, peguei umas ondas boas de back side e consegui me garantir”, afirmou Filipe, que está com 13 anos e já pode ser considerado um veterano no Rip Curl, com quatro temporadas.

Entre os caçulas do evento, na grommets (12 anos para baixo), nova superioridade paulista, com as três primeiras colocações. Victor Bernardo, outro talento de Guarujá, foi o melhor, ao somar 12,75 pontos, contra 9,20 de Leo Guimarães, surfista de Peruíbe que mora em Guarujá, 8,45, de Victor Mendes, também guarujaense, e 4,40, do carioca Matheus Rodrigues. “Estou bem contente, consegui pegar umas esquerdinhas boas e tentei fazer o meu melhor para ganhar a bateria que estava bem difícil”, destacou Victor, de 12 anos.

3 DÉCIMOS - Na última disputa do dia, a mirim (limite de 16 anos), os paulistas encerraram a festa, com os quatro finalistas, “velhos conhecidos” e companheiros de várias decisões há alguns anos. Dois deles chegando credenciados por suas grandes atuações no evento, Gabriel Medina, de São Sebastião, dono da maior nota, 9,85, e o atual campeão brasileiro, Jessé Mendes, de Guarujá, que fez a maior somatória, 18,95, de 20 pontos possíveis.

E os dois não decepcionaram, travando um empolgante duelo, engrandecido pela participação de Caio Ibelli, outro guarujaense, e Sidney Guimarães, surfista de Peruíbe que mora em Guarujá. Jessé, em suas duas primeiras ondas, garantiu 6,75 e 6,25. Gabriel, que disputou várias ondas com o então líder, tirou um 7,5 na segunda onda e assumiu a ponta ao surfar pela quarta vez, tirando 5,80.

A diferença entre os dois foi de apenas três décimos, 13,00 a 13,30. Caio Ibelli ficou em terceiro, com 11,30 e Sidinho, com 10,95, para comprovar a disputa acirrada. “Estou Muito Feliz por vencer esta etapa aqui na Joaquina. Deu tudo certo para mim, consegui sair na frente no circuito, e vou para o Rio tentar mais uma vitória para garantir a minha passagem para Austrália”, declarou Gabriel, de 15 anos de idade.

PERSONALIDADES - A etapa foi prestigiada por personalidades importantes do surf. A principal delas, a bicampeã do WQS e dona do melhor resultado brasileiro no Circuito Mundial na história, a catarinense Jacqueline Silva, vice-campeã do WCT em 2002. Há 13 anos na equipe Rip Curl e desde 2001 na elite mundial, a atleta acompanhou as finais e deu autógrafos aos atletas e público. “É um prazer acompanhar este evento, legal ver essa união toda e o nível técnico dessa molecada, que manda muito bem”, disse.

“Esse campeonato dá oportunidade para a nova geração se destacar e ganhar espaço. Eu já tive oportunidade de acompanhar a final internacional na Austrália e o nível é bem alto. Além disso, os brasileiros tem a chance de fazer intercâmbio, conhecer outra cultura, aprender o inglês, surfarem em ondas diferentes. A Rip Curl está de parabéns. Eu sempre fui muito respeitada pela marca e essa parceria foi um grande impulso na minha carreira”, comentou.

Além de Jacque, o tricampeão brasileiro e ex-top do WCT, Peterson Rosa, estava na praia, e os juízes internacionais da ASP, Icaro Cavalheiro e Luli Pereira, acompanharam a nova geração nas ondas. “Queria agradecer a Fecasurf pela parceria e, principalmente, a J’Bay, que acreditou no projeto para trazer o Rip Curl Grom Search de volta para Santa Catarina. Também quero agradecer toda a equipe de trabalho pelo sucesso do evento. A molecadinha surfou muito e fará frente nos principais campeonatos do Mundo no futuro”, destacou Caio Umehara, gerente de marketing da Rip Curl no Brasil.

Após o pódio, como já é tradição no evento, todos os participantes da etapa participaram de uma festa de confraternização. Já em paralelo às disputas no mar, foram realizadas brincadeiras, uma vez que os competidores têm, no máximo, 16 anos de idade.

CALENDÁRIO - A competição na Joaquina abriu o calendário no litoral catarinense, que terá uma temporada repleta de disputas, com 10 etapas do Amador, cinco do profissional, o Inter Associações e ainda SuperSurf, WQS e o WCT. Para Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf, a etapa foi um sucesso em todos os sentidos. “A realização de eventos desse tipo, para atletas até 16 anos é muito importante para o desenvolvimento do esporte, que consequentemente refletirá no surgimento de grandes talentos num futuro bem próximo”, relatou.

“Isso vem de encontro com os objetivos da nossa entidade. Gostaria de agradecer a todos, e principalmente a Rip Curl pelo empenho em realizar na Joaquina esta competição irada”, complementou Fred.

O Rip Curl Grom Search terá três etapas em 2009. A próxima será na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, nos dias 7 e 8 de março, e a grande final, em Guarujá, onde fica a sede da Rip Curl no Brasil, nos dias 21 e 22. Mais detalhes do campeonato no site www.ripcurl.com.br.

O Rip Curl Grom Search 2009 tem os patrocínios de Rip Curl, J’Bay, Jamf e Overboard. Apoio: Cadernos Jandaia, Study Way Cursos no exterior, The Milton College Centre, Grupo Skygraf do Brasil e Sticle Malharia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Fecasurf, Feserj e Fpsurf.

RESULTADOS DA ETAPA INICIAL

MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Gabriel Medina – São Sebastião/SP
2 Jessé Mendes – Guarujá/SP
3 Caio Ibelli – Guarujá/SP
4 Sidney Guimarães – Peruíbe/SP (Guarujá/SP)

FEMININA (ATÉ 16 ANOS)
1 Kaena Brandi – Guarujá/SP
2 Barbara Segatto – Vila Velha/ES
3 Vitória Pereira – Ubatuba/SP
4 Vitória Tebet – Guarujá/SP

INICIANTES (ATÉ 14 ANOS)
1 Filipe Toledo – Ubatuba/SP
2 Deivid Silva – Guarujá/SP
3 Wesley Santos – Peruíbe/SP
4 Luan Wood – Florianópolis/SC

GROMMETS (ATÉ 12 ANOS)
1 Victor Bernardo – Guarujá/SP
2 Leonardo Guimarães – Peruíbe/SP (Guarujá/SP)
3 Victor Mendes – Guarujá/SP
4 Matheus Rodrigues – Rio de Janeiro/RJ

J’BAY EXPRESSION SESSION – Filipe Toledo (Ubatuba/SP), com a manobra Varial

Postagens Relacionadas: