
Começa mais uma corrida pelas 15 vagas ao seleto grupo dos melhores surfistas do mundo. A praia de Sebastian Inlet, na Florida, recebe a primeira prova do circuito WQS 2009, a divisão de acesso do surf mundial.
O evento norte-americano, que abre a nova temporada do World Qualifying Series, distribuirá um total de 85 mil dólares em premiação e os primeiros 1.500 pontos no ranking que elege os novos nomes que brilharão no WCT de 2010.
O Sebastian Inlet Pro será a primeira das 52 etapas programadas para este ano. Um longo e árduo caminho atrás do sonho de figurar entre as grandes estrelas do surf. Que o diga o norte-americano Patrick Gudauskas, campeão do evento no ano passado.
Depois de vencer na Florida e figurar na primeira posição do ranking durante as primeiras etapas do circuito de 2008, ele não conseguiu manter a regularidade e acabou o ano na 17ª posição, perdendo a vaga na elite na última prova justamente para o paranaense Jihad Kohdr, quando este garantiu um vice-campeonato em Sunset Beach, Havaí.
Por falar em brasileiros, apenas o pernambucano Bruno Rodrigues irá defender as cores da bandeira verde-amarela neste torneio inaugural. O surfista de 19 anos é um dos cabeças-de-chave, estreando apenas na terceira rodada.
No ano passado, o país também foi representado apenas por um surfista, com o catarinense Diego Rosa terminando na 25ª colocação.
O Sebastian Inlet Pro, que começa nesta segunda-feira, tem até o dia 18 para ser concluído. Logo depois, entre os dias 23 e 25, o circuito vem para a América do Sul, onde acontece a Copa Movistar nas ondas de São Bartolo, na capital peruana.
Na sequência será a vez do Brasil entrar no calendário com o tradicionalíssimo Hang Loose Pro em Fernando de Noronha. O evento 6 estrelas que acontece nos tubos da Cacimba do Padre abre a série de sete competições do WQS programadas para o litoral tupiniquim nesta temporada.
Confira abaixo as etapas da divisão de acesso no Brasil
Fernado de Noronha - 9 a 15 de fevereiro - 5 estrelas -120 mil dólares
Itajaí - Santa Catarina - 7 a 12 de julho - 6 estrelas - 145 mil dólares
Praia do Forte - Bahia - 14 a 19 de julho - 5 estrelas - 120 mil dólares
Guarujá - São Paulo - 21 a 26 e julho - 5 estrelas - 120 mil dólares
São Chico do Sul - Santa Catarina - 4 a 6 de setembro - 3 estrelas - 50 mil dólares
Arpoador - Rio de Janeiro - 5 a 11 de outubro - 6 estrelas - 145 mil dólares
Ubatuba - São Paulo - 13 a 18 de outubro - 6 estrelas - 145 mil dólares