
As ondas se afastaram do Morro Dois Irmãos, porém ficaram perfeitas mais para o meio da Cacimba do Padre na quarta-feira de tubos e recordes no Hang Loose Pro Contest 2009. O defensor do título em Fernando de Noronha (PE), Raoni Monteiro, atingiu incríveis 18,67 pontos com as notas 9,67 e 9,00 que recebeu em dois belos tubos. O cearense André Silva surfou um que valeu nota 9,70 e na primeira bateria da tarde o catarinense Marco Polo arrancou o primeiro 10 do campeonato. Pela manhã, também entraram no clube das notas 9 o cearense Charlie Brown e o local de Noronha, Sérgio Lima, todos superando o 9 redondo do capixaba Krystian Kymerson conseguido na terça-feira, que era o recorde dos dois primeiros dias.
“Estou feliz prá caramba. Aqui em Noronha parece ser o lugar que consigo meu melhor desempenho em campeonatos. Sempre tiro notas altas nas baterias e tomara que continue assim”, deseja Raoni Monteiro, que deu um show no mesmo lugar que praticamente venceu o Hang Loose Pro Contest em 2008. “Estou tentando fazer a mesma tática, sempre se movimentando porque dá onda na praia toda, ficando afastado dos outros surfistas para não ficar naquela tensão de disputa por onda e está dando certo. Peguei uma lá do outro lado, outra aqui no meio, dois tubos muito bons e estou muito feliz”.
Com a grande apresentação, Raoni ganha confiança para o bicampeonato na Cacimba do Padre. “É uma coisa inédita e eu quero vencer de novo, claro. Estou me sentindo bem, apesar de estar sem patrocínio, mas isso é mais uma motivação para tentar fazer uma coisa que ninguém fez ainda, ser bicampeão aqui em Fernando de Noronha. Estou feliz prá caramba, altas ondas, mas só passei duas fases ainda”, falou Raoni. Ele agora vai abrir a terceira fase com o amigo Leonardo Neves e o paulista David do Carmo, que venceu a bateria que inaugurou a histórica décima edição do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha.
A grande surpresa novamente foi Filipe Toledo, 13 anos, que ganhou a briga pela segunda vaga do também paulista Ricardo Ferreira e o baiano Bernardo Lopes. Ele só não conseguiu tirar a invencibilidade de David do Carmo na Cacimba do Padre. “Tive sorte de pegar a melhor hora do mar, altas ondas, peguei dois tubos e estou muito feliz. Tubo é a manobra que eu mais gosto, aqui é o maior visual, água quente, agora é continuar treinando e tentar ficar tranqüilo, deixando as coisas acontecerem”, disse David do Carmo.
PARALISAÇÃO - As cinco primeiras baterias da segunda fase rolaram na manhã da quarta-feira, até a maré seca provocar a paralisação do campeonato, com a volta marcada para as 14:30 horas. Dos três estrangeiros que chegaram na rodada dos 48 melhores, o único que competiu foi o norte-americano Darrell Goodrum, que superou o paraibano Jano Belo e o paulista Wiggolly Dantas para passar junto com Raoni Monteiro.
“Tive muita sorte no final, quando o Jano (Belo) não conseguiu virar na última onda. Vi a onda dele e, por estar surfando contra três brasileiros, achei que ia perder, mas no final deu tudo certo”, disse Goodrum, número 8 do WQS 2009, que elogiou o mar da quarta-feira na Cacimba. “Hoje as ondas estão menores, mas bem melhores. Não estão fechando tanto, o que possibilita uma melhor performance”.
DESTAQUE LOCAL - Aproveitando o conhecimento da Cacimba do Padre, dois surfistas locais de Noronha já garantiram seus nomes entre os 24 melhores do Hang Loose Pro Contest 2009, Patrick Tamberg e Sérgio Lima, que conseguiu uma nota 9,17 na bateria que fechou a primeira fase. Foi o primeiro a bater o recorde de pontos do campeonato na quarta-feira. Depois, Sérgio competiu junto com um dos embaixadores do surfe na ilha, Caia Souza, mas o cearense Charlie Brown impediu a dobradinha noronhense e ganhou a outra vaga.
“Apesar de estar machucado, com quatro pontos na perna (direita), consegui pegar boas ondas, bons tubos, foi show”, vibrou Sérgio Lima, 22 anos, que falou sobre a condição do mar na quarta-feira. “Mudou pra Nordeste, bom para mim, estou em casa e quero continuar representando bem a ilha neste campeonato”. Na primeira participação, ele tirou a vitória de André Silva na bateria que encerrou a primeira fase.
MELHORES TUBOS - Eles voltaram a competir logo depois e o cearense surfou o melhor tubo do campeonato, com alguns juízes dando nota 10. A média ficou em 9,70, a maior do Hang Loose Pro Contest 2009 até ali. “Agora foi show. Desci minha primeira onda muito boa já e se eu saio daquele tubo acho que seria o 10. Ela tinha o mesmo potencial da do recorde do campeonato, só que era maior, dropei atrasado e perdi o tempo da onda. Fiquei revoltado, mas logo depois achei aquela esquerda alucinante, aí fui mais cauteloso e deu quase 10. Agora é descansar, corri duas baterias quase seguidas, então vou almoçar e aí volto para treinar no final de tarde”, contou André Silva. Mais tarde, no reinício da prova as 14:30 horas, saiu o primeiro 10 para o catarinense Marco Polo.
Com patrocínio exclusivo da Hang Loose, a 10ª. edição do Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha conta com a importante parceria do Governo do Estado de Pernambuco (por intermédio da Empetur – Secretaria de Turismo) e Administração de Fernando de Noronha, Projeto Tamar, Napali Supatech Ribstop, além do co-patrocínio das lojas Star Point, Central Surf, Overboard, Bleat, Hot Water, Sthill, KYW, WQSurf, Bali Surf Shop, Star Surf, Tchuk Jhones e Surfstore. O evento homologado pela ASP South America como terceira etapa do WQS, ainda conta com apoio da Federação Pernambucana de Surf, Associação Nordestina de Surf (ANS), Gráfica Formags, Revista Fluir e site Waves/Terra.
SEGUNDA FASE – 3.o=25.o lugar (US$ 1.300 e 700 pts) / 4.o=37.o ($ 1.000 e 650 pts):
01: 1-David do Carmo (SP), 2-Filipe Toledo (SP), 3-Ricardo Ferreira (SP), 4-Bernardo Lopes (BA)
02: 1-Raoni Monteiro (RJ), 2-Darrell Goodrum (EUA), 3-Jano Belo (PB), 4-Wiggolly Dantas (SP)
03: 1-André Silva (CE), 2-Leonardo Neves (RJ), 3-Danilo Costa (RN), 4-Thiago de Sousa (CE)
04: 1-Sérgio Lima (FN), 2-Charlie Brown (CE), 3-Messias Félix (CE), 4-Caia Souza (FN)
05: 1-Patrick Tamberg (FN), 2-Márcio Farney (CE), 3-Danylo Grillo (SP), 4-Krystian Kymerson (BRA)
------ baterias que ficaram para as 14:30 horas:
06: Marco Polo (SC), Tomas Hermes (SC), Costinha (SP), Sávio Carneiro (PE)
07: Hizunomê Bettero (SP), Victor Ribas (RJ), Paulo Moura (PE), Odirlei Coutinho (SP)
08: Pablo Paulino (CE), Guilherme Herdy (RJ), Jessé Mendes (SP), Ian Gouveia (PE)
09: Bruno Santos (RJ), Renato Galvão (SP), Jorge Spanner (RJ), Dunga Neto (CE)
10: Jean da Silva (SC), Bernardo Pigmeu (PE), Hira Teriinatoofa (TAH), Ruben Gonzalez (PRT)
11: Simão Romão (RJ), João Guedes (PRT), Manuel Selman (CHI), Fabricio Junior (RN)
12: Pedro Henrique (RJ), Fábio Gouveia (PB), Marcelo Trekinho (RJ), Alvaro Bacana (MA)
PRIMEIRAS BATERIAS DA TERCEIRA FASE – 24 MELHORES EM 8 BATERIAS:
1.a: Leonardo Neves (RJ), Raoni Monteiro (RJ), David do Carmo (SP)
2.a: Darrell Goodrum (EUA), André Silva (CE), Filipe Toledo (SP)
3.a: Patrick Tamberg (FN), Sérgio Lima (FN) + 2.o da 6.a bateria da 2.a fase
4.a: Márcio Farney (CE), Charlie Brown (CE) + 1.o da 6.a bateria