
Começou na terça-feira o primeiro dia de competição do Protest Vendée Pro, um evento WQS masculino de 4 estrelas, em La Sauzaie, França.
A prova teve o seu reinício hoje pela hora do almoço, tendo ido para a água o round 2 desta competição que inaugura a temporada europeia deste circuito mundial de qualificação para o Dream Tour.
O dia começou mal para os portugueses pois logo na bateria inaugural deste round o algarvio Miguel Mouzinho não conseguiu melhor do que um score de 2.80, sendo que o vencedor desta foi o veterano Frederic Robin com um sólido score de 14.50.
No segundo heat desta fase também o português João Guedes foi afastado deste evento, uma vez que ficou na terceira posição do heat que foi ganho por outro francês, Tristan Guibaud.
Contudo, no terceiro heat tudo melhorou quando o ex-campeão mundial e europeu, Justin Mujica, conquistou o primeiro lugar de forma categórica com um score de 14.17, deixando atrás de si Christophe Allary da Ilha Reunião.
Tomás Valente e Miguel Ximenez não conseguiram seguir o exemplo de Justin e tal como Guedes e Mouzinho terminaram também desta forma as suas prestações nesta competição. Tomás ficou em 4º lugar na sua bateria com um score de 4.80 enquanto Ximenez ficou na 3ª posição com um total combinado de 7.70.
Já César Rosa, no último heat do dia, garantiu um lugar no round 3 deste evento, tendo conseguido alcançar o 2º lugar do seu heat atrás do australiano Lincoln Taylor.
Quando este Protest Vendée Pro for retomado amanhã, provavelmente de novo pela hora de almoço, irão para a água os restantes heats do round 2 onde se encontram ainda o luso alemão Nicolau Von Rupp e o tetra-campeão nacional Ruben Gonzalez.
O surfista da Ilha Reunião, Hugo Savalli, foi o melhor atleta do round 2 até agora, tendo alcançando um total combinado de 16.17 no heat 9.