quarta-feira, 20 de maio de 2009

Atalaia abre os Molhes para o Oakley Pro Junior 2009

Fonte: Abrasp / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Oakley Pro Junior

Muitos surfistas passaram a vida inteira sem competir ou até mesmo sem surfar na Praia do Atalaia, privilégio que nesta terça-feira foi vivido pelos trialistas do Oakley Pro Junior, primeira competição a nível nacional a rolar num dos picos com maior localismo do Brasil. Apesar de pequenas, as esquerdas perfeitas estavam melhores do que as ondas da Praia Brava para abrir a decisão do título brasileiro Sub-20 em Itajaí. Os locais do Atalaia estão trabalhando no evento e ficaram satisfeitos em receber a nova geração do surfe brasileiro. No primeiro dia, foram realizadas as dezesseis baterias das triagens, que classificaram 32 atletas para enfrentar os cabeças-de-chave do Oakley Pro Junior no evento principal. Agora, a competição segue no formato das etapas do ASP World Tour, com a repescagem para os que não vencerem na primeira fase.

A primeira bateria de um campeonato aberto para surfistas de todo o país no Atalaia foi vencida pelo carioca Yan Guimarães. Ele enfrentou três catarinenses e Amilton Alves ganhou a disputa pela segunda vaga para o Evento Principal, com Elohe Ali e Thayson de Souza sendo eliminados logo na estréia do Oakley Pro Junior em Itajaí. As triagens envolveram 64 surfistas, do limite de 80 participantes, com os dois primeiros colocados de cada bateria avançando para a única rodada de confrontos formados por três atletas.

“Foi maneirissmo o campeonato rolar aqui no Atalaia, que tem um localismo muito forte, mas abriram as portas aí prá nós e espero que o mar suba para mostrar o potencial dessa onda”, disse Yan Guimarães. “Estava pequeno hoje, mas as ondas são perfeitinhas e é muito manero isso da Oakley sempre fazer seu campeonato em lugares irados assim. Agora vou pegar os cabeças-de-chave, é outro campeonato com um nível maior pela entrada dos melhores do ranking no ano passado. Então vai ter muito show por aí”.

O carioca comemorou a primeira vitória no Oakley Pro Junior e o primeiro surfista de Itajaí a festejar classificação para o Evento Principal foi Matheus Navarro, de apenas 14 anos de idade, que passou atrás de Mariano Arreyes, de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. “Estou muito feliz por passar a bateria, mesmo em segundo, tudo bem. Esse evento é muito importante porque é do meu patrocinador, Oakley, além de estar surfando em casa”, vibrou Matheus, que ficou feliz em poder competir nos Molhes do Atalaia.

“Nunca imaginei que isso fosse acontecer, de os caras aqui do Atalaia liberarem os molhes, é inédito isso e estou amarradão. Tomara que dê tudo certo e que eu consiga ir bem longe neste campeonato. Todo mundo sabe que ninguém pode surfar essa onda, só os locais, mas eu apóio esse localismo porque o pico é muito pequeno, muito fechado e não tem como liberar mesmo todos os dias. Mas para um campeonato assim importante como esse, tudo bem. Acho que prá gente que é novo aqui de Itajaí é bom pra melhorar a imagem da cidade e para mostrar que aqui tem altas ondas e bons surfistas também”, falou Matheus Navarro.

MELHORES APRESENTAÇÕES - As ondas foram melhorando durante o dia e aumentando os recordes do Oakley Pro Junior 2009. As esquerdas perfeitas ficaram entre meio e 1 metro de altura, mas proporcionaram grandes momentos. O baiano Marco Fernandez fez a melhor apresentação do dia, que valeu nota 8. Ele ainda pegou outra boa onda para registrar o maior placar das triagens, 14,67 pontos de 20 possíveis.

“Achei a onda boa ali, fiz um 8, o mar está melhorando e acho que as notas vão continuar subindo até o final do dia. Tem muita gente boa que ainda vai competir”, disse Marco Fernandez. “Estou feliz por ter um início tão bom no campeonato, pois nunca tinha surfado aqui no Atalaia, que tem altas ondas mesmo estando pequeno como hoje. Muitos surfistas passaram a vida inteira sem competir aqui e a gente está tendo essa chance agora, então é muita felicidade poder estar participando deste fato inédito aqui no Atalaia”.

O paulista Jessé Mendes também estreou bem, tirando três notas na casa dos 7 pontos para chegar perto do recorde do baiano com os 14,50 pontos das duas ondas computadas no resultado da bateria. “No ano passado também passei as triagens, mas fiquei nervoso no evento principal porque foi a primeira bateria homem-a-homem que disputei. Pensei que ia ficar nervoso aqui também, mas consegui achar boas ondas e fiquei mais calmo, só controlando a classificação. A onda é muito boa, tá pequena, mas é muito manobrável. A gente sempre ouvia falar do localismo aqui, mas está tudo muito tranqüilo, muito legal o lugar e estou feliz por estar competindo aqui no Atalaia, pois sei de muita gente que nunca teve essa chance que a gente está tendo agora, ainda tão novo, muito bom mesmo”, falou Jessé Mendes.

As previsões são do Oakley Pro Junior continuar nos Molhes do Atalaia na quarta-feira, mas isso será decidido apenas na primeira reunião da comissão técnica, as 8 horas, quando serão analisadas as condições da Praia Brava também, o outro palco escolhido para o evento móvel em Itajaí. Agora, as principais estrelas da competição começam a se apresentar. Desta lista dos cabeças-de-chave, fazem parte o atual vice-campeão mundial Pro Junior da ASP, Jadson André, o vice-campeão brasileiro Sub-20, Peterson Crisanto, os terceiros colocados do ano passado, Miguel Pupo e Franklin Serpa, além de Alejo Muniz e Wiggolly Dantas, que já tem vitórias do WQS no currículo como o potiguar Jadson André, entre outros.

Com patrocínio exclusivo da Oakley, o Oakley Pro Junior é realizado com apoio da Fundesporte - Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Municipal de Esporte e Lazer e Secretaria de Turismo, além da Gráfica Formag´s. O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) e pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), que organiza a competição em conjunto com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), contando também com divulgação especial da Revista Fluir e do site Waves/Terra.

TRIAGENS – os dois primeiros de cada bateria classificam-se para o Evento Principal:
01: 1-Yan Guimarães (RJ), 2-Amilton Alves (SC), 3-Elohe Ali (SC), 4-Thayson de Souza (SC)
02: 1-Mariano Arreyes (RJ), 2-Matheus Navarro (SC), 3-Diego Michereff (SC), 4-Jurandir Couto (SC)
03: 1-Marthen Paliarini (SC), 2-Tamae Bettero (SP), 3-Icaro Lopes (CE), 4-Junior Sartori (SC)
04: 1-Diego Dunzer (PR), 2-Arthur Silva (CE), 3-Victor Borges (SC), 4-Carlos Henrique (SC)
05: 1-Leandro Santos (SP), 2-Bryan Franco (SP), 3-Luan Wood (SC), 4-Sidney Guimarães (SP)
06: 1-Thiago Barcellos (RJ), 2-Diego Silva (RJ), 3-Jatyr Berasaluce (SC), 4-Raoni da Silva (RJ)
07: 1-Marco Fernandez (BA), 2-Victor Drews (SC), 3-João Marcos (SC)
08: 1-Thiago Guimarães (SP), 2-Cesar Teixeira (PR), 3-Sebastian Ribeiro (SC)
09: 1-Gustavo Sanches (RN), 2-Daniel Pedreira (RS), 3-Victor Valentim (PR), 4-Celso Junior (PR)
10: 1-Jessé Mendes (SP), 2-Rafael Teixeira (ES), 3-Paulo Deresgoski (PR), 4-Johnny Lacerda (SP)
11: 1-Iuri Gonçalves (SC), 2-Wladimir Perez (SP), 3-Igor Arakaki (SC), 4-Ricardo dos Santos (SC)
12: 1-Caio Ilbeli (SP), 2-Cauê Wood (SC), 3-Kayan Barbosa (SE), 4-Lucas Silveira (SP)
13: 1-Aurélio Santana (BA), 2-Vivi Rodrigues (Equador), 3-David Cunha (SC), 4-Ítalo Ferreira (SP)
14: 1-Daniel Gonçalves (RJ), 2-Thiago Muller (SC), 3-Otávio Honorato (SC), 4-Jonatan Lima (SC)
15: 1-Gabriel Medina (SP), 2-Kalani Silva (SP), 3-Thomas Demetrio (CE), 4-Marcelo Santos (SP)
16: 1-Gustavo Machado (SC), 2-Krystian Kymerson (ES), 3-Bruno Morais (SC), 4-Saul Moura (BA)

EVENTO PRINCIPAL – cabeças-de-chave das baterias da primeira fase:
01: Jonatan Busetti (SC), Thiago Guimarães (SP), Rafael Teixeira (ES)
02: Jerônimo Vargas (RJ), Yan Guimarães (RJ), Thiago Barcellos (RJ)
03: Charlie Brown (CE), Wladimir Peres (SP), Iuri Gonçalves (SC)
04: Wiggolly Dantas (SP), Marco Fernandez (BA), Aurelio Santana (BA)
05: Magno Pacheco (SP), Thiago Muller (SC), Daniel Pedreira (RS)
06: Matheus Toledo (SP), Gabriel Medina (SP), Kalani Silva (SP)
07: Emerson Silva (SP), Brian Franco (SP), Leandro Santos (SP)
08: Peterson Crisanto (PR), Daniel Gonçalves (RJ), Vivi Rodrigues (Equador)
09: Franklin Serpa (BA), Matheus Navarro (SC), Marthen Pagliarini (SC)
10: Miguel Pupo (SP), Caio Ilbeli (SP), Mariano Arreyes (RJ)
11: Santiago Muniz (SC), Caue Wood (SC), Gustavo Machado (SC)
12: Patrick Olinto (SP), Tamae Bettero (SP), Diego Dunzer (PR)
13: Alejo Muniz (SC), Jessé Mendes (SP), Cesar Teixeira (PR)
14: Jadson André (RN), Diego Silva (RJ), Amilton Alves (SC)
15: Guilherme Ramalho (SP), Gustavo Sanches (RN), Artur Silva (CE)
16: Alex Ribeiro (SP), Krystian Kymerson (ES), Victor Drews (SC)

Postagens Relacionadas: