
Cinco brasileiros, um americano, um australiano e um sul-africano, vão decidir o título do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro neste sábado na “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A vigésima etapa do WQS, segunda com nível máximo 6 estrelas seguida no Brasil, poderia terminar no domingo, mas a previsão de fortes ventos, chuva e ondas pequenas, fez a comissão técnica escolher em antecipar as finais para o sábado. As quartas-de-final abrem o último dia, com a primeira chamada marcada para as 8 horas. Já as semifinais e a grande final serão transmitidas ao vivo pela ESPN Brasil, entre 12:30 e 14:30 horas, direto do “Maracanã” do surfe brasileiro em Saquarema.
O último dia será inaugurado pelo duelo entre o líder do WQS, Jadson André, e o australiano Brent Dorrington. Os dois fizeram os maiores placares da sexta-feira de boas ondas de 3-5 pés na ensolarada Praia de Itaúna. Na segunda quarta-de-final, o paulista Hizunomê Bettero enfrenta o sul-africano Royden Bryson. A terceira vaga nas semifinais será disputada por dois brasileiros, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o catarinense Neco Padaratz. Já a última terá o californiano Brett Simpson contra o catarinense Willian Cardoso, que tirou o último carioca da competição, Leandro Bastos.
“Agora não tem mais quem tire minha liderança aqui e quero aproveitar esta oportunidade para conseguir um bom resultado, sempre focando na final, para poder aumentar um pouco mais a vantagem”, falou Jadson André, após despachar o número 5 do WQS, Tanner Gudauskas, para passar atrás do australiano Brent Dorrington em sua primeira participação na sexta-feira.
Depois, ele barrou outro australiano, Shaun Gossmann, na abertura das oitavas-de-final. “Não quero nem ficar pensando quem está atrás de mim, mas só fazer meu trabalho bem feito. Minha meta era aproveitar estas duas etapas do Brasil para dar uma afastada e estou conseguindo. Fiquei em quinto lá no Sul (Florianópolis) e vou fazer de tudo para chegar na final aqui. É nisso que estou focando”, afirmou o potiguar-voador.
MELHORES APRESENTAÇÕES - Brent Dorrington chegou perto do recorde de 17,70 pontos do paulista Hizunomê Bettero, ao somar 17,13 pontos na vitória sobre Jadson na quinta fase. Só que o líder do ranking depois atingiu 17,27 pontos no primeiro duelo homem-a-homem do Coca-Cola Saquarema Pro. Os dois voltam a se enfrentar na primeira bateria deste sábado, que abre as quartas-de-final da vigésima etapa do WQS na Praia de Itaúna.
“Estou amarradão. É sempre bom passar baterias, ainda mais no mesmo dia”, vibrou Brent Dorrington, que já comemora seu melhor resultado na temporada. Ele chegou a Saquarema em 70.o lugar no ranking. “As ondas estavam bombando de manhã, agora a tarde deu uma abaixada, mas continua muito bom. Vamos aguardar para que amanhã tenhamos boas ondas para fechar o campeonato, quem sabe com alguns tubos de manhã de novo”.
O recordista do Coca-Cola Saquarema Pro, com 17,70 pontos de 20 possíveis, também continua na briga pelo título. Hizunomê Bettero derrotou o amigo Pablo Paulino, cearense que na segunda-feira ganhou as triagens realizadas em altas ondas na Praia de Itaúna. “Somos grandes amigos e já competimos várias vezes juntos. Ele já ganhou muitas de mim, inclusive nas triagens aqui e uma hora eu tinha que ganhar também. Esse campeonato é muito importante para mim. Quero mostrar que também mereço estar disputando vaga pro WCT, também tenho esse sonho e um dia vou chegar lá, se Deus quiser”, disse Hizunomê, que no ano passado ficou em 19.o lugar no ranking que classifica 15 para a elite.
CONFRONTO DE GERAÇÕES - O primeiro adversário do ubatubense no sábado será o sul-africano Royden Bryson, que eliminou o francês Joan Duru nas oitavas-de-final que fecharam a sexta-feira adrenalizante em Itaúna. Depois do duelo estrangeiro, uma bateria brasileira entrou no mar e o gaúcho Rodrigo Dornelles usou sua experiência de muitos anos no Circuito Mundial para derrotar um talento da nova geração, o paulista Miguel Pupo.
“Foi um jogo de xadrez e foi preciso muita paciência porque não tinha muitas ondas como de manhã”, analisou Rodrigo Dornelles, que elogiou a volta de Saquarema ao WQS. “É muito bom esse lugar, essa onda é boa demais e não pode ficar fora do circuito. Ontem e hoje deu para ver o potencial dessa onda e tem tudo pro evento ser encerrado com chave-de-ouro amanhã. Ainda bem que a organização analisou direitinho as previsões e anteciparam as finais”.
Seu adversário nas quartas-de-final será um companheiro das antigas, Neco Padaratz. Os dois iniciaram a carreira praticamente juntos e certamente será um duelo emocionante. O catarinense não deu qualquer chance ao francês Romain Cloitre nas oitavas-de-final e garantiu seu nome no último dia do Coca-Cola Saquarema Pro, assim como já fez semana passada na Praia Mole de Florianópolis. Lá ele só não venceu a final contra o jovem paulista Gabriel Medina, 15 anos.
“Saquarema é demais, não tenho nem palavras pra decifrar de tão bom que é esse lugar”, disse Neco Padaratz. “Eu tinha vindo duas vezes para cá, mas só passei uma bateria em cada e quase não pude aproveitar essa onda. Eu só queria que Deus me ajudasse para que fosse diferente dessa vez e estou contente porque as coisas estão se encaixando. Sinto que estou melhorando a cada bateria, acreditando cada vez mais que posso conseguir, para chegar ao final do dia e agradecer a Deus por mais um dia, por ainda estar surfando e ainda me fazer continuar acreditando na esperança de poder concretizar meu sonho”, falou Neco, referindo-se a sua volta ao ASP Tour.
Nas duas últimas baterias do dia, o Rio de Janeiro despediu-se da briga do título no Coca-Cola Saquarema Pro. O carioca Leandro Bastos foi barrado pelo catarinense Willian Cardoso no duelo que fechou a sexta-feira. E na disputa anterior, o local de Saquarema, Leonardo Neves, perdeu para o norte-americano Brett Simpson. Léo Neves era a última esperança do Brasil ter um segundo surfista no grupo dos 15 primeiros colocados no ranking que são indicados pelo WQS para completar a elite mundial do ASP World Tour. Com a derrota, ele deve ficar em 19.o na classificação geral.
O Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro é uma realização da Adding Sports com patrocínio da Coca-Cola, Rip Curl e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, além do impor-tante apoio da Prefeitura de Saquarema, do Ministério do Turismo do Governo Federal e da Unimed Araruama. O evento homologado pela Association of Surfing Professionals (ASP) como 20.a etapa do WQS, também conta com apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema e será transmitido ao vivo pela ESPN Brasil.
QUARTAS-DE-FINAL – 5.o lugar ($ 2.950 e 1.625 pts):
1.a: Jadson André (RN) x Brent Dorrington (AUS)
2.a: Hizunomê Bettero (SP) x Royden Bryson (AFR)
3.a: Rodrigo Dornelles (RS) x Neco Padaratz (SC)
4.a: Brett Simpson (EUA) x Willian Cardoso (SC)
OITAVAS-DE-FINAL – 9.o lugar ($ 2.300 e 1.375 pts):
1.a: Jadson André (RN) 17.27 x 8.07 Shaun Gossmann (AUS)
2.a: Brent Dorrington (AUS) 15.86 x 11.16 Masatoshi Ohno (JAP)
3.a: Hizunomê Bettero (SP) 10.67 x 1.73 Pablo Paulino (CE)
4.a: Royden Bryson (AFR) 10.50 x 7.60 Joan Duru (FRA)
5.a: Rodrigo Dornelles (RS) 13.30 x 10.83 Miguel Pupo (SP)
6.a: Neco Padaratz (SC) 15.93 x 7.00 Romain Cloitre (FRA)
7.a: Brett Simpson (EUA) 14.23 x 7.84 Leonardo Neves (RJ)
8.a: Willian Cardoso (SC) 15.05 x 5.33 Leandro Bastos (RJ)
QUARTA FASE – 3.o=17.o lugar ($ 2.000 e 1.125 pts):
1.a: 14.00=Shaun Gossmann (AUS), 13.60=Masatoshi Ohno (JAP), 11.66=Diego Rosa (SC)
2.a: 17.13=Brent Dorrington (AUS), 13.80=Jadson André (RN), 7.50=Tanner Gudauskas (EUA)
3.a: 15.33=Hizunomê Bettero (SP), 12.87=Joan Duru (FRA), 10.03=Shaun Ward (EUA)
4.a: 13.50=Royden Bryson (AFR), 9.87=Pablo Paulino (CE), 8.67=Yuri Sodré (RJ)
5.a: 13.87=Miguel Pupo (SP), 12.40=Neco Padaratz (SC), 10.23=Pedro Henrique (RJ)
6.a: 13.90=Romain Cloitre (FRA), 13.67=Rodrigo Dornelles (RS), 12.37=Dusty Payne (HAV)
7.a: 14.00=Leonardo Neves (RJ), 12.23=Leandro Bastos (RJ), 7.52=Nathan Yeomans (EUA)
8.a: 12.86=Willian Cardoso (SC), 11.13=Brett Simpson (EUA), 5.27=Yadin Nicol (AUS)
TERCEIRA FASE – 3.o=25.o lugar ($ 1.500 e 875 pts) / 4.o=37.o lugar ($ 1.200 e 813 pts):
--------------------baterias que abriram a sexta-feira:
10: 1-Leonardo Neves (RJ), 2-Brett Simpson (EUA), 3-Wiggolly Dantas (SP), 4-Gustavo Fernandes (RJ)
11: 1-Leandro Bastos (RJ), 2-Willian Cardoso (SC), 3-Gabriel Medina (SP), 4-James Wood (AUS)
12: 1-Yadin Nicol (AUS), 2-Nathan Yeomans (EUA), 3-Adam Melling (AUS), 4-Daniel Redman (AFR)