quinta-feira, 20 de agosto de 2009

AÇORES RECEBE ALGUNS DOS MELHORES SURFISTAS DO MUNDO

Fonte: Surf Total

Alguns dos melhores surfistas do mundo vão estar presentes na Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, nos Açores, para disputar entre 25 e 30 de Agosto o Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan.

O evento WQS 6 estrelas do circuito mundial de qualificação trará à praia de Santa Bárbara representantes de vinte nações que ambicionam a qualificação para o World Tour de 2010.

Embora se realize pela primeira vez este ano, pode já orgulhar-se de contar com a presença de algumas lendas do surf mundial, bem como dos líderes da nova geração num total de 142 surfistas.

Entre as lendas, destaque para o havaiano Sunny Garcia e para o brasileiro Neco Padaratz, dois lutadores incansáveis e figuras carismáticas do circuito mundial de surf profissional, que estarão presentes nesta prova com 145.000 dólares de prize-money.

Sunny foi campeão mundial em 2000 e afastou-se da competição voluntariamente em 2005, mas a enorme competitividade natural deste havaiano, que é ainda hoje o surfista com maior número de vitórias no circuito mundial WQS (22), levou-o a voltar ao circuito de qualificação em 08, ficando muito perto de conseguir uma nova vaga no World Tour à primeira tentativa.

Já Neco Padaratz, de 33 anos, membro mais novo de uma família de três irmãos surfistas, da qual o seu irmão Teco foi um dos mais altos representantes brasileiros no circuito mundial, foi sempre considerado como um potencial campeão mundial, mas a sua carreira tem sido assombrada por um problema grave nos músculos dorsais.
Afastado do World Tour desde meados de 08, precisamente devido ao agravamento dessa lesão, Neco voltou a competir muito recentemente e só participou até agora em três provas.

Outros dos destaques que fazem parte do top 45 mundial são os europeus Aritz Aranburu e Tim Boal, bem como o norte-americano Nathaniel Curran, campeão do circuito WQS em 08, que integram actualmente o World Tour.

Os surfistas portugueses também vão estar bem representados. João Guedes, líder do ranking nacional e melhor português no circuito WQS; Ruben Gonzalez, tetra-campeão nacional e segundo melhor português no WQS; Miguel Ximenez, ex-campeão europeu júnior e sénior, que tem acompanhado Guedes e Ruben a algumas etapas; Justin Mujica, ex-campeão nacional e europeu profissional, a recuperar de uma lesão; e o júnior Tomás Valente vão procurar obter um bom resultado.

Se contarmos ainda com a presença dos irmãos gémeos Luca e Joackim Guichard, dinamarqueses residentes no Algarve e, no fundo, representantes também do surf luso, então essa conta sobe para sete presenças nacionais.

Entre os candidatos ao título destaque para nomes como os dos brasileiros Jadson André, Wiggolly Dantas, Alejo Muniz, Miguel Pupo, Jean da Silva ou William Cardoso.

Os australianos Owen Wright, Adam Melling, Matt Wilkinson, Blake Thornton e Leigh Sedley, os irmãos norte-americanos Patrick, Tanner e Dane Gudauskas, os seus compatriotas Nathan Yeomans, Austin Ware, Cory Lopez e Brett Simpson (vencedor do US Open, a etapa mais recente e mais premiada deste circuito, além da mais disputada até agora), os sul-africanos Travis Logie, Brandon Jackson e Royden Bryson estarão seguramente entre os destaques.

“Estamos muito satisfeitos com o número e a qualidade dos inscritos,” afirmou Rodrigo Herédia, ex-campeão nacional e europeu de surf e co-organizador do Azores Islands O’Neill Pro presented by Nissan. “Entre ex-competidores do World Tour e grandes talentos da nova geração, é bom ver o nosso esforço premiado com tão bons atletas, que demonstraram grande interesse na prova, como está bem patente na existência de uma lista de espera, para eventuais desistências de última hora,” concluiu o mentor deste evento.

Postagens Relacionadas: