quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Briga por títulos individuais esquenta no Maresia Brasileiro de Surf

Fonte: ZDL Assessoria / Por: Roberto Pierantoni / Fotos: Diego Freire

Conquistar o título por equipes é o grande desafio do Maresia Brasileiro de Surf, que terá a sua terceira etapa disputada de sexta-feira até domingo, na praia de Stella Maris, em Salvador (BA), com a presença de 192 competidores, de pelo menos 12 estados – as duas primeiras foram realizadas na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE), e na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP).

Outros seis títulos nacionais individuais, porém, estão em jogo no principal campeonato destinado aos surfistas da nova geração do país. Por isso, a competição baiana é fundamental para os atletas que pretendem levantar a taça ao final da temporada, que se encerra entre os dias 18 e 20 de setembro, com a disputa da quarta e última etapa do ano, na cidade catarinense de Imbituba.

Estas duas últimas provas do calendário da Confederação Brasileira de Surf (CBS) também são fundamentais para os surfistas que estão na briga por uma vaga na equipe que defenderá o Brasil no IX Campeonato Pan-Americano, o Pan Surf Games, que acontece entre 7 e 15 de novembro, também na praia de Stella Maris.

"Para o evento organizado pela Pan American Surf Association (Pasa) se classificam os quatro melhores no ranking do Maresia Brasileiro nas categorias Open, Júnior e Open Feminino”, explica Juca de Barros, presidente da CBS e vice da Pasa. "A equipe do Brasil, que contará com 15 integrantes, será completada por atletas vindos de competições específicas para o longboard (pranchão) e para o bodyboard”, completou o dirigente.

O principal destaque individual do Maresia Brasileiro de Surf até o momento é Kristian Kimmerson, primeiro colocado na Open e também na Júnior. Se o capixaba conseguir um bom resultado nesta terceira etapa em pelo menos uma das duas categorias, estará garantido no Pan Surf Games. Contudo, se depender do baiano Marco Fernandez, segundo na Open, a missão do líder não será das mais fáceis. "Quero aproveitar o conhecimento da onda de Stella Maris para vencer em casa e assumir a ponta da classificação geral”, afirma o atleta do "team” Maresia.

Os catarinenses Matheus Navarro e Luan Wood estão na ponta das categorias Mirim e da Iniciante, respectivamente, enquanto a cearense Estefany Freitas e a paulista Juliana Meneghel encabeçam, pela ordem, a lista na Open Feminino e Júnior Feminino. "A briga pelos títulos nacionais individuais vai esquentar, e muito, na Bahia. Com certeza, teremos grandes disputas”, prevê Juca de Barros.

A terceira etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009, que tem o patrocínio exclusivo da Maresia, é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Os apoiadores são Bad Boy, Fluir, Waves, B. Souza, Two Doore, New Look, Shark Blocos, Rede de hotéis Sol Express, Liquid Soul, Petro Bahia, Faz Atleta, Federação Baiana de Surf, Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Governo do Estado da Bahia, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Ranking Individual – após duas etapas

Open
1º Kristian Kimmerson (ES), 1.531 pontos
2º Marco Fernandez (BA), 1.312
3º Artur Silva (CE), 1.187
4º Djackson Paulino (RN), 1.000

Júnior
1º Kristian Kimmerson (ES), 1.531 pontos
2º Jesse Mendes (SP), 1.159
3º Filipe Braz (RJ), 1.011
4º Ian Gouveia (SC), 1.000

Mirim
1º Matheus Navarro (SC), 1.729 pontos
2º Caio Ibelli (SP), 1.466
3º Joao Paulo Abreu (SC), 1.431
3º Jessé Mendes (SP), 1.431

Iniciante
1º Luan Wood (SC), 1.800 pontos
2º Wesley Santos (SP), 1.531
3º Rafael Venuto (CE), 1.466
4º Edgar Groggia (SP), 1.387

Open Feminino
1º Estefani Freitas (CE), 1.656 pontos
2º Bárbara Segatto (ES), 1.556
3º Nayara Silva (CE), 1.341
4º Barbara Muller (SC), 1.330

Júnior Feminino
1º Juliana Meneghel (SP), 1.656 pontos
2º Isabela Lima (RJ), 1.466
3º Natali Paola (SP), 1.458
4º Barbara Segatto (ES), 1.431