quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ontem foi o dia de competição dos longboarders no Billabong ISA World Surfing Games

Fonte: Surf Total / Ceara Surf

Em Playa Hermosa, Jaco, Costa Rica, no quarto dia do Billabong ISA World Surfing Games, Jogos Mundiais de Surf, em bateria vencida pelo brasileiro Miguel Pupo, o australiano Matt Bemrose coadjuvou e Roy Powers, do Havaí, foi baixa definitiva.

Quem também teve uma boa terça feira foi Bárbara Muller com ele formando a dupla classificada entre os quatro brazuca no dia sem disputas para Gabriel Medina que não conhece a repescagem, onde o Brasil ficou sem Krystian Kymmerson e Marco Fernandez, eliminados definitivamente.

Destaque brasileiro masculino na repescagem foi Miguel Pupo, avançando duas fases e já no sexto round em que aguarda com o recordista do dia, o italiano Federico Pilurzu, mais dois oponentes descerem da fase principal, onde o Brasil tem Gabriel Medina, paulista que, provavelmente amanhã (quinta-feira), abrirá o quarto round frente ao havaiano Centeio, ao neozelandês Jay Quinn e a Dayan Neve, da Austrália.

Ao longo do dia de ontem os longboarders foram as estrelas ao lutarem intensamente pelos pontos que permitam às respectivas equipas manterem-se em prova. Os atletas enfrentaram tempo cinzento e chuvoso e um mar desordenado.

As seleções favoritas como a Austrália, o Havai, a França ou os E.U.A. colocaram alguns dos seus melhores atletas da modalidade em prova que garantiram a passagem à fase seguinte, compensando assim algumas das eliminações do dia anterior. Os havaianos Bonga Perkins (campeão mundial de longboard) e Kekoa Uemura foram apenas dois dos destaques.

Mas equipas menos cotadas como a Venezuela, a Argentina ou México também se evidenciaram ao mostrar muita garra e vontade de continuar em prova.

Finalmente, foi o primeiro dos dois longboards brazucas a estrear é seu campeão júnior 2008, o pernambucano Rafael Cavalcanti, abrindo o dia encarando o irlandês John McCurry e a Francisco Hernandez, da Venezuela, países também dos adversários de Gabriel Nascimento, carioca ainda júnior que fecha na bateria dezesseis ao enfrentar Emmet O Dohert , da Irlanda, e ao venezuelano Ronald Reyes.

Favoritas maiores

Com todas as seleções tendo sofrido alguma perda definitiva, os Estados Unidos teve na repescagem um único atleta, o jovem eliminado Nat Young, e empata com a Austrália, de baixa definitiva no mesmo quarteto masculino, porém tendo ameaçados três nomes na repescagem, entre eles Samanta Cornish, adversária da brasileira Bárbara.

A boa performance da anfitriã Costa Rica, lhe garante terceiro lugar que não tem diferença real para o quarto dos havaianos, com o Brasil em quinto, por enquanto.

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) tem como parceiros na disputa, Power Balance, Bad Boy, MGM Surf Trips, Classic Promoções e Movie Action, sendo o apoio institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Ranking atual até quinta seleção:
1º - Australia y Estados Unidos – 19080 pontos
3º - Costa Rica – 16970 pontos
4º - Hawai – 16960 pontos
5º - Brasil – 15640 pontos

Postagens Relacionadas: