Fonte: ZDL Assessoria / Por: Roberto Pierantoni
A definição do título nacional por equipes e de seis categorias individuais. Vagas para representar o Brasil na nona edição do Pan-Americano de Surf, que acontece entre os dias 7 e 15 de novembro, em Olivença (BA). Classificação para o ISA World Junior Surfing Championship 2010, marcado para ocorrer na Nova Zelândia, de 21 a 28 de janeiro no próximo ano. Tudo isso que estará em jogo na quarta e última etapa do Maresia Brasileiro de Surf, que será realizada desta sexta-feira até domingo, na praia da Vila, em Imbituba (SC).
Apenas São Paulo, que tenta o bi, e Santa Catarina podem se sagrar campeão por equipes. Contudo, os paulistas, vencedores das três primeiras etapas disputadas – São Gonçalo do Amarante (CE), Ubatuba (SP) e Salvador (BA) – levam grande vantagem. Só não levantam a taça se não terminarem a etapa até na sexta colocação e, mesmo assim, se os catarinenses forem os vencedores. "Vamos tentar garantir o título de forma invicta”, afirmou Silvio da Silva, o Silvério, presidente da Federação Paulista de Surf (FPS).
Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), disse que o time do estado vai aproveitar que compete em casa para tentar acabar com a hegemonia de São Paulo na temporada. "O objetivo é finalizar o circuito com chave de ouro e fazermos o máximo possível de campeões individuais”, avisou o dirigente. "Temos atletas que conhecem bem a praia da Vila, que tem uma onda forte e pesada. Isso, sem dúvida, é uma vantagem para a gente”, finalizou.
Os catarinenses estão na ponta do ranking nacional em uma das seis categorias em disputa. Lidera na Mirim com João Paulo Abreu, mas estão na briga pelo título com Ian Gouveia, terceiro colocado na Júnior; com Luan Wood, segundo na Mirim; com Bárbara Muller, segunda na Open Feminina, e com Gabriela Leite, quarta na Júnior Feminina.
Os atletas paulistas que estão na briga para serem campeões são Jessé Mendes, segundo colocado na Júnior e terceiro na Mirim; Caio Ibelli, quarto na Mirim; Wesley Santos, líder na Iniciante; Edgar Groggia, quarto na Iniciante; Juliana Meneghel, primeira na Júnior Feminina e quarta na Open Feminina, e Natali Paola, terceira na Júnior Feminina. Apenas na categoria Open São Paulo não tem chances de alcançar o título.
Segundo Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), a competição em Imbituba definirá cinco vagas para o Pan de Surf. Garantem classificação os campeões e vices das categorias Open e Júnior e a primeira colocada no ranking da Open Feminina. Ele lembra que os baianos Rudá Carvalho e Franklin Serpa já estão convocados para defender o time brasileiro em Olivença na Open, da mesma forma que os paulistas Miguel Pupo e Gabriel Medina foram escolhidos na Júnior. Camila Cássia, de São Paulo, foi chamada previamente para a Feminina Júnior.
Já para o ISA World Junior Surfing Championship 2010 – aberto apenas para as categorias Júnior, Mirim e Feminina Júnior –, irão para a Nova Zelândia os campeões e vices do Maresia Brasileiro de Surf e mais dois convidados pela CBS por critérios técnicos. "Só pelo apoio que recebemos da Maresia nos últimos seis anos é que teremos times fortes em duas das principais competições do calendário internacional”, ressalta Juca de Barros.
A quarta etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2009 é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) em conjunto com a Associação de Surf de Imbituba. Os apoiadores são Bad Boy, Fluir, Waves, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura Municipal de Imbituba, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turístico (Sedetur), Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), Associação de Surf de Imbituba, Adhesion, Eduardo Surf Skate Shop (loja revendedora Maresia), New Millenniun, Silvestre Praia Hotel, Pousada Henrique Lage, Restaurante Marcão e Pizzaria Pedra Ferro.
Ranking Equipes – após 3 etapas
1º São Paulo, 3.000 pontos
2º Santa Catarina, 2.520
3º Espírito Santo, 2.188
4º Ceará, 2.048
5º Rio de Janeiro, 2.041
6º Rio Grande do Norte, 1.961
7º Bahia, 1.791
8º Paraíba, 1.546
9º Pernambuco, 1.209
10º Rio Grande do Sul, 977
11º Alagoas, 736
Open
1º Kristian Kimmerson (ES), 2.531
2º Marco Fernandez (BA), 1.968
3º Gutemberg Silva (CE), 1.724
4º Artur Silva (CE), 1.469
Júnior
1º Kristian Kimmerson (ES), 2.062 pontos
2º Jessé Mendes (SP), 1.969
3º Ian Gouveia (SC), 1.900
4º Vicente Romero (SC), 1.729
Mirim
1º João Paulo Abreu (SC), 2.331
2º Ítalo Ferreira (RN), 2.260
3º Jessé Mendes (SP), 2.241
4º Caio Ibelli (SP), 2.122
Iniciante
1º Wesley Santos (SP), 2.431 pontos
2º Luan Wood (SC), 2.149
3º Rafael Venuto (CE), 2.122
4º Edgar Groggia (SP), 2.116
Open Feminina
1º Estefani Freitas (CE), 2.466
2º Bárbara Muller (SC), 2.330
3º Bárbara Segatto (ES), 1.938
4º Juliana Meneghel (SP), 1.861
Júnior Feminina
1º Juliana Meneghel (SP), 2.312
2º Bárbara Segatto (ES), 2.241
3º Natalie Paola (SP), 2.187
4º Gabriela Leite (SC), 2.000