
Cinco grandes finais agitaram, neste domingo (25.10), a praia da Barra da Tijuca. O último dia da terceira etapa do Circuito Petrobras de surfe feminino revelou suas campeãs e proporcionou uma grande festa para o público que lotou a praia num belo dia de sol. Na categoria profissional, a paraibana Diana Cristina terminou em segundo lugar, mas garantiu o título da temporada 2009, o terceiro seguido. A campeã foi Luana Coutinho (SP), que teve um desempenho espetacular na decisão.
Com o resultado, Luana Coutinho sagrou-se vice-campeã do Circuito Petrobras 2009. Além dela e da campeã Diana Cristina, outras quatro surfistas podem garantir seu espaço na categoria especial do surfe brasileiro, o Super Surf. São elas: Suelen Naraisa (SP), terceiro lugar no ranking, Juliana Quint (SC), quarta colocada, Taís de Almeida (RJ), na quinta posição, e Gabriela Teixeira (RJ), também no quinto lugar. As surfistas ainda dependem do término da temporada do Super Surf para ver quem irá estar na divisão especial em 2010.
No sábado (24.10), quando conseguiu um lugar na semifinal, a campeã da etapa carioca do Circuito Petrobras previu que boas coisas estavam por vir. Humilde, ela enalteceu as adversárias, mas frisou que poderia sobrar alguma coisa. E sobrou o título.
“Agradeço a Deus e a todos os que me ajudam em minha carreira. Aos patrocinadores também vai meu muito obrigado. A final dessa etapa contava com grandes surfistas e eu tive sorte em conseguir duas ondas boas”, afirma Luana Coutinho, levantando a bola do campeonato.
“Não poderia deixar de dar os meus parabéns aos organizadores, que fazem esse grande evento para nós, surfistas. O Circuito Petrobras nos ajuda muito. É nele que a gente cresce no esporte”, diz Luana.
Vencedora das duas outras etapas do Circuito Petrobras em 2009, Diana Cristina não conseguiu repetir o feito na Barra da Tijuca. Mesmo assim, a Tininha, como é chamada, não escondia a felicidade por ter levado o título. Ela, que entrou na final com o campeonato garantido, sabe o quanto é importante essa conquista.
“Eu entrei na final com o título garantido, mas queria ganhar. Não consegui, mas foi um bom resultado. Fico muito feliz e espero, daqui para a frente, conseguir um patrocínio”, afirma Diana, que está sem nenhum patrocinador há cerca de um ano e meio.
Tal problema faz com que essa paraibana passe um pouco de dificuldade para fazer o que mais gosta: surfar.
“É complicado ir para as competições sem ter nenhum apoio. Eu tento ganhar um premio aqui e outro ali para investir isso em mim. Por exemplo, esse ano eu disputei apenas as etapas brasileiras do WQS (segunda divisão do Circuito Mundial). Assim fica difícil conseguir uma boa colocação no ranking que dá acesso ao WCT (primeira divisão)”, desabafa Tininha.
SURFISTA REVELAÇÃO
Com apenas 15 anos, a capixaba Barbara Segato brilhou na praia da Barra da Tijuca. A jovem surfista levou o título em duas categorias (open e mirim) e, de quebra, ainda levou o troféu Brigitte Mayer, dado para a surfista revelação do Circuito Petrobras em 2009.
Fã do surfista havaiano Clay Marzo, ela mostrou muita habilidade nas ondas da Barra da Tijuca, mesmo em condições não tão favoráveis. Com tal desempenho, conquistou a admiração de todos.
“É muito importante, para mim, conquistar esses títulos aqui. É bom para o currículo também, não é. Ainda tenho mais um ano na categoria mirim e vou tentar evoluir o máximo. Vencer a categoria open também foi ótimo. Todas as surfistas entraram na água com o objetivo de levar aquele título e eu consegui”, afirma Barbara, que ainda ficou em segundo lugar na categoria Junior do Circuito Petrobras 2009.
A campeã da categoria Junior foi a paulista Natalie Paola, que mostrou tranqüilidade para garantir o título. “Eu fiquei mais quietinha, esperando as ondas boas e acabei conseguindo um bom resultado”, diz Natalie, pretendendo alçar voos ainda mais altos.
“Espero correr algumas etapas da categoria profissional em 2010 para buscar uma evolução no meu surfe”, finaliza Natalie.
PEQUENA CAMPEÃ
O público que não está acostumado a ver um campeonato de surfe se espantou com a conquista de Sandra Maria. Não que falte talento à essa menina. Talvez pelo tamanho e pela idade, essa paulistinha de 11 anos espante os espectadores.
Vencedora das três etapas do Circuito Petrobras 2009 na categoria infantil, Sandra levou o título para casa e saiu esbanjando alegria.
“Já tem uns três anos que eu disputo. Nunca consegui nem um terceiro lugar, mas nesse ano eu levei o título. Foi muito maneiro”, diz a jovem promessa, explicando como começou a surfar.
“Meus pais me incentivam bastante, mas foram meus padrinhos que me levaram para a água com 5 anos. Depois disso, eu só penso em me tornar uma surfista profissional. Quero mandar bem igual a Tininha e a Suelen”, completa Sandra.
PATROCÍNIO: PETROBRAS – A MAIOR PATROCINADORA DO SURFE BRASILEIRO
Transportadora oficial do Circuito: GOL- Linhas aéreas Inteligentes, que leva você aos melhores picos do país
APOIO: Rhynofoam ,Roxy Acessórios, Revista Ehlas, Whohoo: Esportes de ação 24hs na TV , Bintang, Essendi espaço médico integrado, FEMAMA, Sociedade brasileira de Mastologia, Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do estado do Rio de Janeiro, Secretaria municipal de Esportes, COMLURB, Adolecentro, Abrasp, CBS, Federação de Surfe do RJ, Ministério do Esporte e Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.