quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Festival Ecovias - Show de surf no dia decisivo em Santos

Fonte: Ricosurf.com / Por Carlos Matias

Família Salazar embolsa três categorias no domingo de disputas acirradas no Earthwave Festival de Surf Ecovias

Os atletas do Longboard e do SUP deram show no domingo decisivo do Earthwave Festival de Surf Ecovias, evento que finalizou o Brasileiro Amador de Longboard, teve a primeira competição de SUP Pro do país e a inédita disputa de remada em dupla no SUP. No dia que amanheceu nublado e com ondas lisas de 0,5m, o nível dos confrontos no Quebra-Mar de Santos impressionou o grande público, que viu os ‘Salazares’ vencerem três categorias.

Por incrível que pareça, Picuruta desta vez não somou títulos para sua família. O primeiro Salazar a garantir vaga no alto do pódio foi Matheus, de 17 anos. Ele ganhou a categoria Júnior, numa final que deu ao carioca Gabriel Nascimento o caneco brasileiro.

Na bateria mais importante do primeiro campeonato profissional de Stand Up, Picuruta e Alex ‘Leco’, pai e filho, dominaram as ações e disputaram onda a onda o troféu. Os dois alternavam a primeira colocação até que, próximo do fim, Alex tomou a liderança do pai que tentou virar no minuto final, mas não conseguiu. Completaram o pódio os ex-profissionais de pranchinha, Daniks Fischer e Renato Vanderlei.

“Já sabia que seria uma boa disputa e nem imaginava que fosse ganhar do meu pai, pois a escolha de ondas dele foi melhor que a minha, ainda mais num mar difícil. Do nada veio uma esquerdinha perfeita onde eu consegui fazer a pontuação que precisava e virei a bateria, estou felizão!”, disse Alex.

Ainda tinha mais vitória da família Salazar no Earthwave Festival de Surf Ecovias. No primeiro evento brasileiro de remada em dupla no SUP, Alex ‘Leco’ competiu junto de Daniks Fischer e os dois foram os campeões.

Alex foi o primeiro a entrar na água e fez a volta na bóia com grande vantagem para os outros competidores. Daniks manteve o ritmo e a vitória foi confirmada. A disputa pelo segundo lugar foi concorrida. Adriano Lima, parceiro de Jaime Rocha, chegou a praia ao mesmo tempo que Bernardo Otero, que fez dupla com Roberto Araújo. Os dois correram e Adriano chegou mais rápido no amigo e deu ao seu time o segundo lugar. Em quarto ficaram Toni Portinari e Rafael Curi.

Brasileiro Amador de Longboard

O Earthwave Festival de Surf Ecovias 2009 finalizou as disputas do Brasileiro Amador de Longboard 2009. A quarta e última etapa definiu os campeões nacionais das categorias Adulto, Júnior e Super Master. Na Júnior, a etapa foi vencida por Matheus Salazar, mas o título ficou com o carioca Gabriel Nascimento, que terminou a frente do catarinense Gabriel Vitorino, seu adversário na luta pelo caneco.

Na Adulto, o campeão brasileiro foi conhecido ontem, quando o paulista Alexandre Wolthers garantiu vaga na final e os pontos necessários para não ser mais alcançado no ranking. Na final deste domingo, quem levou a melhor foi o paulista Fabio Tavares, seguido de Alexandre (2º), do carioca Geraldo Lemos (3º) e do paulista Alexandre terminou (4º).

Na final paulista da Master, quem pegou as melhores ondas foi Marcelinho do Tombo. Em segundo lugar ficou Augusto Martins e em terceiro Marcos Silva. Tremembé teve problemas pessoais e não pode comparecer, finalizando na quarta posição. O título da temporada já era conhecido antes do Earthwave Festival de Surf Ecovias. O paraibano Johnson Jacques venceu as três primeiras etapas e é o campeão de 2009.

Na Super Master, o campeão da temporada foi John Wolters (SP), que assim como o filho Alexandre, campeão da Adulto, assegurou o título no sábado quando conquistou a vaga para a finalíssima. Na bateria decisiva deste domingo, quem se deu bem foi Paulo Sefton (SC), que marcou 11.00 pontos e ficou com a primeira posição na etapa. Cisco Arana (SP) foi o segundo, Neco Carbone o terceiro e John em quarto lugar.

A final da categoria Feminino foi entre duas paranaenses, uma carioca e uma paulista. Fernanda Daitchman (PR), campeã da primeira etapa do Petrobras Longboard Classic 2009 começou bem a bateria, assumiu a liderança e assegurou o título. Cholé Calmon (RJ) lutou muito e terminou no segundo posto. Tiara Mandelli (PR) e Diana Carbone (SP) completaram o pódio em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Resultados oficiais do Earthwave Festival de Surf Ecovias

Stand Up Profissional
1 Alex ‘Leco’ Salazar (SP)
2 Picuruta Salazar (SP)
3 Daniks Fischer (SP)
4 Renato Vanderlei (SP)

Adulto
1 Fabio Tavares (SP)
2 Alexandre Wolthers (SP)
3 Geraldo Lemos (RJ)
4 Gilmar Teixeira (SP)

Júnior
1 Matheus Salazar (SP)
2 Felipe Lacerda (ES)
3 Gabriel Nascimento (RJ)
4 Gabriel Vitorino (SC)

Master
1 Marcelinho do Tombo (SP)
2 Augusto Martins (SP)
3 Marcos Silva (SP)
4 Tremembe (SP)

Super Master
1 Paulo Sefton (SC)
2 Cisco Arana (SP)
3 Neco Carbone (SP)
4 John Wolthers (SP)

Feminino
1 Fernanda Daitchman (PR)
2 Chloé Calmon (RJ)
3 Tiara Mandelli (PR)
4 Diana Carbone (SP)

SUP de remada em dupla
1 Alex ‘Leco’ Salazar e Daniks Fischer
2 Jaime Rocha e Anderson Lima
3 Bernardo Otero e Roberto Araújo
4 Toni Portinari e Rafael Curi

O Earthwave Festival de Surf Ecovias tem o patrocínio da Ecovias e os co-patrocínios da Prefeitura Municipal de Santos e Sthill, com apoios de Guiness Book, Art in Surf, GZero, Delphin Hotel, Federação Paulista de Surf, Associação Santos de Surf e Confederação Brasileira de Surf.