
Depois de dois adiamentos, o Movistar Peru Classic apresentado pela Rip Curl foi iniciado nesta quinta-feira em ondas de meio metro com boa formação em Lobitos. A melhor estréia foi a da bicampeã mundial e da etapa peruana, Stephanie Gilmore, mas a cearense Silvana Lima também começou com vitória e avançou direto para as oitavas-de-final da quinta das sete etapas do ASP Women´s Tour.
As duas são as principais candidatas ao título mundial da temporada e a briga pela liderança do ranking agora é fase-a-fase, ou seja, quem chegar na frente vai para as finais no Havaí na ponta do ASP Tour 2009. A australiana foi a recordista do primeiro dia com os 14,44 pontos que somou nas duas melhores ondas surfadas contra a sul-africana Rosanne Hodge e a peruana Nadja DeCol.
“As ondas estão pequenas, mas bem divertidas”, analisou Stephanie Gilmore, 21 anos. “Eu gosto dessas ondas daqui de Lobitos e fiquei feliz por ter passado direto para a terceira fase. As previsões são das ondas aumentarem, então vamos ver como será nos próximos dias”.
A cearense Silvana Lima estreou na disputa seguinte e só precisou de 11,10 pontos para superar os 10,80 da australiana Samantha Cornish e os 9,77 de outra convidada peruana no Movistar Peru Classic, Anali Gomez, que inclusive já morou no Brasil e foi companheira de equipe da brasileira que hoje é a número 2 do mundo. Silvana ganhou duas das quatro etapas disputadas, com Stephanie Gilmore e a havaiana Coco Ho vencendo as outras.
“As ondas hoje (quinta-feira) ainda estão fraquinhas, mas dá para fazer muitas manobras porque estão abrindo bastante”, falou Silvana Lima, 25 anos. “O bom é que o swell está chegando e aí vai ficar bom pra todo mundo, pois acho que o campeonato fica mais emocionante com ondas melhores”.
A catarinense Jacqueline Silva também passou direto para as oitavas-de-final, mas em segundo lugar no confronto vencido pela peruana Sofia Mulanovich, campeã mundial de 2004. As duas mandaram a havaiana Megan Abubo para a repescagem, mesmo caminho seguido pela paranaense Bruna Schmitz, que terminou em último lugar na última bateria do dia por uma pequena diferença no placar de 7,27 x 7,17 pontos contra Sally Fitzgibbons. A também australiana Chelsea Hedges passou em primeiro com 10,27 pontos.
PRIMEIRA FASE CLASSIFICATÓRIA:
1.a: 10.57=Rebecca Woods (AUS), 9.84=Alana Blanchard (HAV), 3.90=Melanie Bartels (HAV)
2.a: 12.83=Coco Ho (HAV), 8.90=Jessi Miley-Dyer (AUS), 7.24=Paige Hareb (NZL)
3.a: 14.44=Stephanie Gilmore (AUS), 11.20=Rosanne Hodge (AFR), 5.50=Nadja DeCol (PER)
4.a: 11.10=Silvana Lima (BRA), 10.80=Samantha Cornish (AUS), 9.77=Anali Gomez (PER)
5.a: 13.06=Sofia Mulanovich (PER), 10.07=Jacqueline Silva (BRA), 8.97=Megan Abubo (HAV)
6.a: 10.27=Chelsea Hedges (AUS), 7.27=Sally Fitzgibbons (AUS), 7.17=Bruna Schmitz (BRA)
REPESCAGEM – 3.a=17.o lugar – US$ 3.500 e 180 pontos:
1.a: Melanie Bartels (HAV), Megan Abubo (HAV), Nadja DeCol (PER)
2.a: Paige Hareb (NZL), Bruna Schmitz (BRA), Anali Gomez (PER)