segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ondas sobem e Parkinson bate recordes em Haleiwa

Fonte: ASP South America / João Carvalho- Assessoria de Imprensa da ASP South America

Três brasileiros vão disputar as oitavas-de-final da primeira jóia da Tríplice Coroa Havaiana em Haleiwa. O catarinense Marco Polo passou a ocupar a última vaga na lista dos 15 que o WQS classifica para o ASP World Tour 2010. Mas, sete que passaram para o último dia do Reef Hawaiian Pro também têm chances matemáticas e um deles é o pernambucano Bernardo Pigmeu, terceiro brasileiro a triunfar nas condições irregulares das ondas que foram subindo durante o domingo em Haleiwa, na ilha de Oahu, Havaí.

O cearense André Silva foi o primeiro e está invicto na Triplice Coroa Havaiana. Sua terceira vitória foi contra os líderes do ranking, Daniel Ross e o potiguar Jadson André, que ficaram na estréia. O vice, Patrick Gudauskas, caiu três baterias depois com o catarinense Willian Cardoso, que permanece em 24.o lugar. As ondas finalmente começaram a ganhar a cara do Havaí no domingo em Haleiwa e prometem honrar a indicação “prime” da ASP no último dia do Reef Hawaiian Pro.

Os australianos se destacaram na rodada de estréia dos cabeças-de-chave, com a maior estrela confirmando o favoritismo. Joel Parkinson dizimou os recordes dos havaianos, atingindo 16,54 pontos com a nota 9,87 da melhor onda do campeonato. Na penúltima bateria do dia, Adam Melling também surfou um tubão depois de uma batida jogando muita água numa direita “da série”, ganhou 9,80 dos juízes e pode assumir a ponta do WQS. Para isso, tem que ficar entre os cinco primeiros nesta segunda-feira e já terá um duro desafio pela frente em Haleiwa.

G-15 DO WQS - O australiano está na última oitava-de-final com o defensor do título do Reef Hawaiian Pro, C. J. Hobgood, a fera havaiana Sunny Garcia e o brasileiro Bernardo Pigmeu brigando para entrar no G-15 para o Dream Tour da ASP. O catarinense Marco Polo ganhou a última vaga na lista três baterias antes no confronto direto com Dusty Payne, que foi eliminado com o também havaiano Fredrick Patacchia e saiu da zona de classificação para 2010. Polo agora encara mais dois concorrentes, o tahitiano Alain Riou e o australiano Dion Atkinson, além do espanhol Aritz Aranburu, outra estrela da elite que estreou no domingo.

O cearense André Silva pega três, o recordista Joel Parkinson e Dean Morrison e Kai Otton. Ele venceu as três baterias que disputou em Haleiwa esse ano. No primeiro dia de ondas maiores, nas pequenas da quinta-feira e dessa vez derrotou até os líderes do WQS. O potiguar Jadson André não conseguiu mostrar o que sabe e ficou em último, com Daniel Ross perdendo a disputa do segundo lugar para Leigh Sedley, que está na batalha pelas últimas vagas para o ASP Tour 2010. A etapa decisiva também de 3.500 pontos começa quarta-feira em Sunset Beach, palco da segunda jóia da Tríplice Coroa Havaiana, O´Neill World Cup of Surfing.

BRASIL NO DOMINGO - Nove brasileiros competiram no domingo em Haleiwa e o dia começou e terminou com dois deles em último lugar nas baterias. O catarinense Alejo Muniz caiu na primeira para Damien Hobgood e Sebastien Zietz. E na última, o paulista Wiggolly Dantas foi barrado pelo gêmeo de Damien, C. J. Hobgood, campeão do Reef Hawaiian Pro 2008, com outro jovem havaiano passando em segundo, Torrey Meister.

Depois, veio a queda de Jadson André para o invicto André Silva. Na seguinte, Joel Parkinson fez os recordes do campeonato e outro cearense, Márcio Farney, foi o último da bateria que avançou a maior ameaça a Marco Polo no G-15, Tanner Gudauskas. O também catarinense Willian Cardoso poderia estar nessa briga, mas entrou numa hora difícil do mar junto com o vice-líder Patrick Gudauskas e ambos perderam para Alain Riou e Hank Gaskell.

Aí Marco Polo passou atrás do espanhol Hodei Collazo, derrubando dois cabeças-de-chave havaianos, Fredrick Patacchia e Dusty Payne, que defendia a última vaga no G-15. O gaúcho Rodrigo Dornelles é o 12.o da lista e também caiu na estréia em uma disputa fraca de ondas, com Bernardo Pigmeu ficando com o segundo lugar no confronto vencido pelo australiano Adrian Buchan, que achou um bom tubo para estrear com vitória no domingo.

OITAVAS-DE-FINAL DO REEF HAWAIIAN PRO:
1.a: Damien Hobgood (EUA), Jay Thompson (AUS), Jarrad Howse (AUS), Lincoln Taylor (AUS)
2.a: Ben Dunn (AUS), Roy Powers (HAV), Cory Lopez (EUA), Sebastien Zietz (HAV)
3.a: Matt Wilkinson (AUS), Tanner Gudauskas (EUA), Leigh Sedley (AUS), Joel Centeio (HAV)
4.a: Joel Parkinson (AUS), Dean Morrison (AUS), Kai Otton (AUS), André Silva (BRA-CE)
5.a: Aritz Aranburu (ESP), Marco Polo (BRA-SC), Dion Atkinson (AUS), Alain Riou (TAH)
6.a: Nathan Yeomans (EUA), Blake Thornton (AUS), Hodei Collazo (ESP), Hank Gaskell (HAV)
7.a: Tom Whitaker (AUS), Adrian Buchan (AUS), Jesse Merle-Jones (HAV), Torrey Meister (HAV)
8.a: C. J. Hobgood (EUA), Adam Melling (AUS), Bernardo Pigmeu (BRA-PE), Sunny Garcia (HAV)

BATERIAS DOS BRASILEIROS NO DOMINGO:

QUARTA FASE – 64 atletas – 3.o=33.o lugar (US$ 1.200 e 1.181 pts) / 4.o=49.o ($ 1.000 e 875 pts):
01: 1-Damien Hobgood (EUA), 2-Sebastien Zietz (HAV), 3-Granger Larsen (HAV), 4-Alejo Muniz (BRA-SC)
07: 1-André Silva (BRA), 2-Leigh Sedley (AUS), 3-Daniel Ross (AUS), 4-Jadson André (BRA-RN)
08: 1-Joel Parkinson (AUS), 2-Tanner Gudauskas (EUA), 3-Pancho Sullivan (HAV), 4-Márcio Farney (BRA-CE)
10: 1-Alain Riou (TAH), 2-Hank Gaskell (HAV), 3-Patrick Gudauskas (EUA), 4-Willian Cardoso (BRA-SC)
11: 1-Hodei Collazo (ESP), 2-Marco Polo (BRA), 3-Fredrick Patacchia (HAV), 4-Dusty Payne (HAV)
14: 1-Adrian Buchan (AUS), 2-Bernardo Pigmeu (BRA), 3-Rodrigo Dornelles (BRA-RS), 4-Clay Marzo (HAV)
16: 1-C. J. Hobgood (EUA), 2-Torrey Meister (HAV), 3-Tonino Benson (HAV), 4-Wiggolly Dantas (BRA-SP)