sexta-feira, 20 de novembro de 2009

A última etapa do Nacional de Surf Open e Feminino é já de 5 a 7 de Dezembro

Fonte: Surf Total

Aproxima-se a grande final do Campeonato Nacional de Surf Open e Feminino 2009 com a derradeira etapa de grau 6 PRIME, o Maresia Nazaré Surf Pro Powered by TMN, a realizar-se de 5 a 7 de Dezembro, na Nazaré.

À partida para a última e decisiva etapa do Campeonato Nacional de Surf Open e Feminino, Alexandre Ferreira e Joana Rocha continuam a liderar os rankings masculino e feminino, respectivamente mas, uma vez que o Maresia Nazaré Surf Pro Powered by TMN oferece 3000 pontos para os vencedores de ambas as categorias, muita coisa ainda poderá acontecer. Um dos wildcards desta prova será o ex-tricampeão nacional, José Gregório, que integra o restrito grupo dos melhores surfistas nacionais de ondas grandes.

A etapa de grau 6 PRIME terá uma premiação monetária bruta de 6.500€. Em ambos os circuitos e, de acordo com os regulamentos, contarão para o apuramento dos campeões nacionais, os quatro melhores resultados. Portanto, está tudo em aberto para decisão dos Campeões Nacionais Open e Feminino.

Matematicamente, nos homens há dez surfistas com hipótese de chegar ao título: Alexandre Ferreira (1º) e João Guedes vão taco-a-taco, mas David Luís, Eduardo Fernandes e Frederico Morais não precisam de grandes milagres para poder vencer, vitória que só com alguma combinação muito pouco provável de "desastres" pode bafejar Edgar Nozes, João Antunes, Nuno Telmo, Ivo Cação ou mesmo Vasco Ribeiro. Vejamos alguns dos cenários possíveis:

- Se Alexandre Ferreira chegar à final é automaticamente campeão
- Para João Guedes alcançar o título tem de vencer a prova e esperar que Alexandre Ferreira não passe das meias-finais
- Se Alexandre Ferreira ficar nos quartos-de-final, Guedes precisa de chegar à final para conquistar o título

No entanto, numa prova desta importância, caso os favoritos percam cedo, surfistas como David Luís, Eduardo Fernandes ou Frederico Morais têm ainda hipóteses matemáticas de poder alcançar o título.

Nas meninas, a luta é entre a líder Joana Rocha e a ex-campeã nacional Francisca Pereira dos Santos (2ª) podendo Carina Duarte ainda renovar o título:
- Se Joana Rocha chegar à final sagra-se campeã nacional
- Se Francisca vencer a prova precisa que a sua adversária não chegue à final
- Se Joana Rocha terminar em 4º lugar ou pior, Francisca necessita de chegar à final
- Carina Duarte é campeã apenas se vencer a prova e esperar que Joana Rocha não faça melhor que um 9º lugar e Francisca Santos não vá ao pódio (3º)

O Maresia Nazaré Surf Pro Powered by TMN irá ser o culminar de um ano em que a ANS – Associação Nacional de Surfistas concretizou o Campeonato Nacional de Surf com cinco etapas para a categoria masculina, e seis para a feminina, que passou pelo Porto, Santa Cruz, Ílhavo Açores, S. Pedro do Estoril e Nazaré. Elogiado pelos atletas, o circuito deste ano soube superar as dificuldades económicas nacionais e mundiais que sempre influenciam a angariação de patrocinadores tendo sido um passo em frente no surf de competição em Portugal.

Top 10 masculino:
1. Alexandre Ferreira - 5857 pontos
2. João Guedes – 4865
3. David Luís – 4539
4. Eduardo Fernandes – 4515
5. Frederico Morais – 4319
6. Edgar Nozes – 4301
7. João Antunes – 4196
8. Nuno Telmo – 4119
9. Ivo Cação – 3906
10. Nuno Silva – 3515

Top 10 feminino:
1. Joana Rocha - 6782 pontos
2. Francisca Santos – 5701
3. Carina Duarte – 5508
4. Maria Abecassis – 5271
5. Joana Andrade - 4682
6. Mariana Leite – 4544
7. Raquel Sampaio – 4433
8. Filipa Prudêncio – 4090
9. Ana Sarmento – 4004
10. Francisca Sousa - 2724