domingo, 13 de dezembro de 2009

Mick Fanning é campeão mundial

Fonte: Surf Total

O Billabong Pipeline Masters, última etapa do World Tour e da Vans Triple Crown, ainda está na água, mas já se conhece o novo campeão mundial.

Mick Fanning garantiu o seu segundo título mundial depois de ter passado ao round 4 enquanto o seu mais direto adversário, o também australiano Joel Parkinson, ficou pelo caminho no round 3 e o brasileiro Adriano de Souza por Flynn Novak.

Esta foi a primeira vez desde 2003 que o título mundial ficou apenas decidido na última etapa. Quanto a isto Fanning comentou que “Assim é muito mais divertido. Eu estava muito mais relaxado para este evento – apesar de nos últimos dias ter estado muito nervoso.”

Quanto ao começo fulminante de Joel Parkinson com três vitórias nos eventos inaugurais e ao regresso de Fanning a meio do ano competitivo, o campeão mundial afirmou que “Eu sabia que estava surfando bem. Era só uma questão de tempo até conseguir os resultados. Eu sabia que as coisas iam mudar mais tarde. Não sei, é estranho o modo como o mundo funciona.”

Entre o fim do heat de Fanning e o início do heat de Parkinson os dois compatriotas e amigos abraçaram-se, trocaram algumas palavras sobre o que aconteceu e sobre como andaram nervosos nos últimos dias e continuaram cada um na sua direção.

Já com o título mundial Fanning reconheceu que “É difícil assistir ao que lhe [Joel Parkinson] aconteceu este ano. Ele estava com um domínio tão grande no tour e depois teve a lesão no tornozelo, como amigo é difícil assistir. Se não estivesse na luta pelo título estaria torcendo pelo Joel com certeza.”

Os últimos resultados de Mick Fanning neste ano:

Quiksilver Pro Gold Coast: 3º
Rip Curl Pro Bells Beach: 5º
Billabong Pro Teahupoo: 9º
Hang Loose Santa Catarina Pro: 5º
Billabong Pro Jeffreys Bay: 17º
Hurley Pro Trestles: vencedor
Quiksilver Pro France: vencedor
Billabong Pro Mundaka: 9º
Rip Curl Pro Search: vencedor
Billabong Pipeline Masters: 9º

Já campeão mundial Fanning foi eliminado do Billabong Pipeline Masters por Dean Morrison no round 4.