
Em uma emocionante final, o brasileiro Rodrigo Sphaier (RJ) bateu ao ídolo local Piccolo Clemente e levou o título da primeira etapa do ASP South America LQS Tour 2010, o “Huanchaco Longboard Pro Peru 2010”.
Na grande final o duelo Brasil x Peru definiiu o grande campeão. Rodrigo Sphaier e Piccolo Clemente levantaram o público na praia com grandes manobras e um surf de primeira linha em 35 minutos de disputa e ondas que não passavam de 1 metro no último dia. Ao final da bateria o brasileiro levou o título, 2.500 pontos no ranking e colocou no bolso U$ 8 mil dólares.
Piccolo Clemente foi um dos grandes destaques do evento e presenteou a sua imensa torcida com grandes apresentações, porém na grande final não achou as melhores ondas e viu o seu sonho – e de milhares de peruanos presentes à beira da praia – se desfazer a cada onda surfada pelo brasileiro Sphaier.
Já o brasileiro apresentou um surf sólido e de muita qualidade, apresentando um variado cardápio de manobras inovadoras e ousadas, mesclando com algumas clássicas manobras dos pranchões e na sua última apresentação sacramentou a vitória com uma onda de 7,50.
Para chegar na grande final o peruano Piccolo Clemente eliminou no último dia ao francês top do WLT Alexis Deniel e nas semifinais à outra grande surpresa brasileira neste evento, Matheus Cunha. A praia literalmente veio abaixo com as apresentações de Piccolo e a expectativa de ver um peruano no alto do pódio crescia a cada onda surfada e a cada resultado anunciado.
Já o brasileiro Rodrigo Sphaier para chegar na grande final derrotou dosi brasileiros. Nas 4.as de final eliminou ao carioca Roger Barros e nas semifinais bateu a lenda viva do surf brasileiro e um dos representantes tupiniquins no WLT, o santista Picuruta Salazar.
Agora o Tour sul-americano de longboard volta ao Brasil para duas provas no nordeste do país no mês de setembro; na praia de Jaguaribe em Salvador (BA) e no final de semana seguinte na Baía de Maracaípe, Porto de Galinhas (PE).