
A novela da premiação do Local Motion Guarujá Surf Pro, etapa do Mundial WQS realizada no fim de setembro na Praia do Tombo, acabou com um final feliz nesta última terça-feira, quando o Diretor Regional da ASP na América do Sul, Roberto Perdigão, esteve na Prefeitura Municipal do Guarujá para uma audiência com a Prefeita Maria Antonieta de Brito, para receber o cheque referente a premiação do evento WQS de nível 6 estrelas.
A partir de segunda-feira, 15 de março, a própria ASP South America começa a quitar a pendência com 96 surfistas de vários países que deveriam ter recebido seus prêmios ao final do torneio. Eles aguardaram ansiosos por um desfecho feliz deste desgastante e longo processo de cobrança, liderado pela própria ASP South America e um significativo grupo de colaboradores, para pressionar os organizadores na busca de uma solução para o impasse.
A própria Prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, recebeu em seu gabinete Roberto Perdigão e Eduardo Nascimento, da Event Tools, um dos organizadores do evento, para pedir desculpas pelos transtornos causados à ASP e aos atletas, pelos procedimentos burocráticos exigidos pela máquina pública para autorizar a liberação desta verba.
“A ASP gostaria de tornar pública, a louvável intervenção da Prefeita Municipal do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, que, sensibilizada com a falta do pagamento da premiação do campeonato WQS 6 estrelas, promovido pela empresa Local Motion, buscou os recursos necessários junto aos cofres do município para cobrir esta pendência que se arrastava por mais de 5 meses”, conta Roberto Perdigão, da ASP South America.
“Em agradecimento ao gesto da Prefeita do Guarujá em favor do esporte e do próprio município, tradicional reduto de grandes competições nacionais e internacionais, que corria o risco de ficar de fora do calendário do ASP World Tour nos próximos anos, firmamos nosso especial e sincero agradecimento, em nome de todos os atletas e da ASP Internacional", agradeceu Roberto Perdigão, aliviado após o grande desgaste sofrido pelo fato inédito na história do Escritório Regional da ASP, que sempre vem apresentando um dos calendários mais ricos desde a criação do WQS em 1992.
Agora, finalmente o paulista Renato Galvão poderá receber os 20.000 dólares da sua vitória no Local Motion Guarujá Surf Pro e o norte-americano Patrick Gudauskas os 10.000 dólares do vice-campeonato, bem como o cearense Pablo Paulino e o sul-africano Brandon Jackson os 5.000 dólares pelo terceiro lugar e assim por diante. A relação é longa. Os quatro surfistas que dividiram a quinta posição têm direito a 2.950 dólares, os oito que empataram em nono lugar levam 2.300 dólares, depois tem oito prêmios de 2.000 dólares para os 17.os colocados, doze de 1.500 dólares para os 25.os, doze de 1.200 dólares para os 37.os, 24 de 600 dólares para os 49.os e mais 24 de 500 dólares para os que ficaram em 73.o lugar, ou em último nas 24 baterias da fase que dá início a distribuição dos prêmios em dinheiro.
Esta foi a segunda edição do Local Motion Guarujá Surf Pro. A primeira, em 2008 na Praia das Pitangueiras, transcorreu totalmente de acordo com as determinações da ASP. A etapa era nível 5 estrelas e o americano Shaun Ward recebeu os 12.000 dólares pela vitória na final contra o carioca Simão Romão, que levou 6.000 dólares. Faziam 12 anos que o Circuito Mundial não passava pelo Guarujá. Em 2009, a etapa mudou para a Praia do Tombo e o nível subiu para 6 estrelas, com prêmio máximo de 145.000 dólares, mas só agora, 5 meses depois, os atletas vão receber o dinheiro.
Com o impasse solucionado, o Guarujá pode voltar a sonhar com grandes eventos e em fortalecer a sua vocação natural de “Surf City”, resgatando a cidade como um dos maiores palcos do surfe internacional e nacional. O balneário paulista sempre sediou eventos importantes desde o primeiro Circuito Brasileiro Profissional em 1987. A época de ouro foi entre 1991 e 1995, quando a Praia das Pitangueiras superlotava nos anos do Hang Loose Pro Contest no Guarujá. E em 1996, foi realizado o último WQS antes do retorno em 2008 com o Local Motion Guarujá Surf Pro.