
O australiano Taj Burrow faturou o título do Quiksilver Pro Gold Coast e lidera o primeiro ranking do ASP World Tour 2010. Festejou sua terceira vitória seguida na final contra o sul-africano Jordy Smith, de 22 anos. Taj tem 31 e não perde desde a conquista da coroa de Pipe Masters no Havaí. Também ganhou o WQS em Burleigh Heads e a invencibilidade foi mantida nesta sexta-feira em Snapper Rocks, na Gold Coast, também na Austrália.
Taj Burrow ganhou o primeiro prêmio de 50.000 dólares do ASP Tour e 10.000 pontos para largar na frente na luta do título mundial da temporada. Então, como no ano passado, o paulista Adriano de Souza só perdeu para o campeão do Quiksilver Pro. Mas, desta vez foi nas quartas-de-final e não nas condições clássicas de Kirra Point da final de 2009 com Joel Parkinson.
No entanto, Snapper Rocks também proporcionou bons momentos para a estréia do grupo que vem sendo apontado como o mais talentoso de todos os tempos. No primeiro desafio, o mais experiente levou vantagem sobre a nova geração nas direitas que atingiram 3-5 pés nos melhores dias. As semifinais e a grande final na sexta-feira rolaram em ondas menores, 2-3 pés, com séries demoradas prejudicando a decisão do campeão da nona edição do Quiksilver Pro na Gold Coast. Taj Burrow festejou o primeiro dele em Snapper Rocks.
"Eu estou muito feliz agora. É a melhor sensação na Terra certamente", disse Burrow, emocionado. "É irreal. Eu tenho um monte de amigos e meus pais também estão aqui me apoiando, então foi um dia realmente especial". Ele teve trabalho para superar o jovem sul-africano, que liderou a primeira metade dos 40 minutos da bateria. Taj escolheu as ondas maiores para isso, acumulando pontos enquanto a maré deteriorava as condições do mar.
"Eu sei que não surfei o meu melhor na final, mas bom que consegui a vitória. Eu só esperei as melhores ondas, fiz algumas manobras, mas nada espetacular. Eu preferia ter feito a abordagem do Jordy, de pegar muitas ondas e me divertir, só que usei minha estratégia de sempre e funcionou bem, sendo um pouco mais paciente. Mas eu sabia que ele poderia tirar uma nota alta a qualquer momento”, destacou o invicto nas três últimas participações.
"O que posso dizer? Eu não sei!", questionou. "É uma surpresa. Pipe foi o maior evento que eu poderia ganhar. Eu estava sobrecarregado. Pensava até em me aposentar após o evento e foi tudo simplesmente inacreditável. Acho que ganhei confiança. Burleigh Heads foi um bom aquecimento e aqui estou eu mais uma vez no pódio. Incrível".
Jordy Smith também ficou feliz em fazer sua primeira final de ASP Tour na carreira. No caminho, deixou o nove vezes campeão mundial Kelly Slater, 38, nas oitavas-de-final, depois passou por Bede Durbidge e ganhou a semifinal da nova geração com Dane Reynolds, algoz do defensor do título do Quiksilver Pro, Joel Parkinson.
"É a minha primeira final e estou amarradão por isso", disse Smith. "Só foi lamentável que as ondas morreram na bateria final, mas nós tentamos o nosso melhor. No geral foi um grande evento e já estou ansioso para o próximo. Me sinto bem mais confortável comigo mesmo nesta temporada, estou surfando muito mais sem pressão e deu certo aqui na Gold Coast. Comecei com um segundo lugar e espero conseguir manter o ritmo no restante do ano”.
PRÓXIMAS ETAPAS - O próximo desafio no ASP Tour 2010 é o Rip Curl Pro Bells Beach, de 30 de março a 10 de abril em Victoria, na Austrália. Depois, os melhores do mundo vêm para a etapa brasileira que foi antecipada por causa da Copa do Mundo de Futebol. O prazo do Santa Catarina Pro em Imbituba começa em 23 de abril e vai até 02 de maio na Praia da Vila, antecedendo a “perna sul-americana de meio de ano” da ASP South America.
PERNA SUL-AMERICANA – Serão quatro etapas seguidas do WQS. A primeira marca a estréia do SuperSurf International no calendário do Circuito Mundial da ASP, nos dias 04 a 09 de maio na Praia de Itamambuca, em Ubatuba, São Paulo. De um dos palcos dos antigos festivais que deram início as competições no Brasil na década de 70, para outro, Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A reedição do 6 estrelas na Praia de Itaúna rola nos dias 11 a 16 de maio e na semana seguinte tem o segundo Maresia Surf International do ano, agora na Praia Mole de Florianópolis. Para fechar a série, estava agendado para os dias 29 de maio a 06 de junho o Arica Pro Challenge em Arica, no Chile.
RESULTADO DO QUIKSILVER PRO E RANKING DO ASP TOUR 2010:
1.o: Taj Burrow (AUS) – 10.000 pontos
2.o: Jordy Smith (AFR) – 8.000
3.o: Bobby Martinez (EUA) – 6.500
3.o: Dane Reynolds (EUA) – 6.500
5.o: Joel Parkinson (AUS) – 5.250
5.o: Bede Durbidge (AUS) – 5.250
5.o: Adriano de Souza (BRA) – 5.250
5.o: Kai Otton (AUS) – 5.250
9.o: Mick Fanning (AUS) – 3.750
9.o: Kelly Slater (EUA) – 3.750
9.o: Damien Hobgood (EUA) – 3.750
9.o: Fredrick Patacchia (HAV) – 3.750
9.o: Kieren Perrow (AUS) – 3.750
9.o: Adrian Buchan (AUS) – 3.750
9.o: Chris Davidson (AUS) – 3.750
9.o: Daniel Ross (AUS) – 3.750
17: Jadson André (BRA) – 1.750
33: Neco Padaratz (BRA) – 500
33: Marco Polo (BRA) - 500