Com a apresentação da FUNDERGS a terceira etapa do Gaúcho Profissional distribuirá R$ 30.000,00 de premiação, além dos decisivos 1.000 pontos para o ranking da ABRASP e 2.500 para o certame Estadual. Esta competição definirá também os 10 classificados para o Brasil Surf Pro (elite nacional) através do ranking do Brasil Tour.
Ainda restam poucas vagas para o Banrisul Pro Tour, que também é válido pela oitava etapa do circuito Brasil Tour e sétima dos regionais. As disputas serão realizadas nos dias (20 e 21/03) na praia dos Molhes, em Torres (RS). Poderão ser inscritos apenas 112 atletas para o embate. Nas duas primeiras etapas, só deu Gaúchos, com as vitórias de Rodrigo Dornelles, o Pedra, e Daison Pereira, ambos de Torres.
Já estão confirmados alguns dos melhores surfistas do Brasil para esta competição. Nomes como Rodrigo Dornelles, Daison Pereira, Jean da Silva, Jéferson da Veiga, Anselmo Correia, Tiago Braga, Emerson Perez, Alon Campestrini, Diego Rosa, Thomas Hermes, dentre muitos outros que terão pela frente o potiguar Alan Jones, ganhador da primeira Seletiva Petrobras 2010, realizada no último final de semana (12, 13 e 14/03) na praia do Rosa (SC).
O Banrisul Pro Tour tem a apresentação da Fundergs, conta com o patrocínio do Banrisul, i9 Hidrotônico, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Torres. O apoio ficou por conta das revistas Sul Sports e Solto, ULBRA Torres, Clube Bora-Bora, além da Associação dos Surfistas de Torres (AST) e da Abrasp. A realização é da Espírito Radical com a supervisão da Federação Gaúcha de Surf.