sábado, 3 de abril de 2010

Estoril Surf Billabong Girls está de volta

Fonte: Surf Total

O Estoril Surf Billabong Girls está de volta este ano, entre 7 e 9 de Maio, com novidades para todos os gostos, a começar logo pela sua sede, que será na praia de S. Pedro do Estoril, o palco surpresa da edição do ano passado e que acabou por se revelar uma escolha natural para 2010. Vão ser três dias de festa, com música, dança e muito surf!

Começando pelo que despoletou o que hoje é o maior encontro feminino de surf no Velho Continente, as Rocksisters, juntamente com os seus parceiros, decidiram homenagear com a primeira grande novidade as mais de 2000 surfistas que nos últimos 10 anos acompanharam e participaram nos encontros de surf feminino.

Para isso, e considerando que as Estoril Billabong Girls já não necessitam de aulas de iniciação, mas antes de acções que as ajudem a elevar o seu nível de surf e lhes permitam abrir o seu leque de opções para surfar, apresentamos um novo formato, que marcará o ponto de viragem no rumo deste evento e, quem sabe, no futuro do surf feminino Europeu.

Para tal, e de forma a poder abrir o evento a todas as surfistas interessadas, criámos o Troféu Nacional de Surf Feminino, lançando o convite a todos os Clubes e Escolas de Surf portuguesas, que têm sido responsáveis pela formação contínua destas atletas, para que compareçam com as suas equipas em S. Pedro do Estoril, dias 8 e 9 de Maio, juntamente com os seus respectivos treinadores, preparadas para participar em dois dias de puro divertimento, “fairplay”, desafio e superação, naquela que poderá ser a maior prova de surf feminino alguma vez realizada.

Em jogo estarão também 3000 euros, o maior prémio alguma vez atribuído a uma prova de surf feminino em Portugal, a ser repartido pelos três melhores clubes das zonas Norte, Centro e Sul, além de prémios individuais para várias surfistas.

Aberto a todas as surfistas interessadas, federadas ou não (com a única exclusão para as Top 10 do ranking nacional de surf femininoANS 09), com maior ou menor experiência, a ideia é que formem uma equipa com um grupo de amigas e que compareçam, de forma a tornar este evento na maior celebração do que é ser mulher-surfista.

A prova terá um formato especial, a inscrição terá o custo de 10 € por pessoa e todas as inscritas competirão e terão a oportunidade de pontuar para as suas respectivas equipas.

Mas como o Estoril Surf Billabong Girls 2010 tem mais actividades, este ano voltaremos a ter entre nós as melhores surfistas do mundo, novamente numa prova de seis estrelas do Circuito Mundial de Surf de Qualificação.

O Estoril Surf Billabong Girls 2010 será então a quarta etapa (de oito) do circuito mundial WQS feminino, a segunda de 6 estrelas este ano e a primeira (de quatro) na Europa, ou seja, a contribuir também para a atribuição do título europeu.

Com cerca de 35.000 dólares de premiação total, o Estoril Surf Billabong Girls 2010 WQS 6* distribuirá pontos cruciais para a manutenção ou ascensão das melhores surfistas do mundo ao World Tour (onde competem apenas as 18 melhores do ranking), bem como para a corrida ao título europeu feminino deste ano.

Em 2009, numa final épica, com ondas incríveis no pico da Bafureira, a australiana Sally Fitzgibbons derrotou na final a pequena mas eléctrica havaiana Coco Ho, num espectáculo de surf que deixou muitos homens humilhados!

Para completar, apresentamos as duas novidades com que encerraremos o fim-de-semana (8 e 9 de Maio). Assim, no Sábado, a despedida ao sol será feita através da Injoy Energie Dance, onde centenas de pessoas, guiadas pela música, poderão dançar na praia, vestidas de branco e com os olhos vendados, sentindo a energia a crescer e descobrindo o que há verdadeiramente dentro de si… Uma experiência que será difícil de esquecer.

Já no Domingo, para encerrar o Estoril Surf Billabong Girls 2010 e dar início a um Verão carregado de energia positiva e boas vibrações, realizar-se-á o White Drum Circle, também na praia de S. Pedro do Estoril.

Aí, vamos descobrir a magia dos Djembés e dos Dununs, viajando pelos ritmos quentes e ancestrais da costa ocidental africana, cantar, tocar e celebrar a energia e o espírito das participantes, elevando o seu potencial á máxima expressão.