No final de semana passado, na Bahia, iniciou o Campeonato Brasileiro de Surf Amador e o estado do RS não pode estar presente...
Logo o surf gaúcho, que possui um Circuíto Reginal Amador próprio, com várias etapas durante todo o ano com o objetivo de selecionar os melhores competidores para representá-lo no país, não conseguiu levar nenhum atleta neste ano para esta etapa por falta de apoio financeiro.
Segundo o Presidente da Federação Gaúcha de Surf, Orlando Carvalho, " mesmo com todos os esforços na tentativa de angariar verbas junto à iniciativa privada e esferas públicas, não foi possível enviar nenhum representante gaúcho, uma vez que não se conseguiu levantar verbas para cobrir os custos mínimos para que os atletas pudessem viajar e competir."
"Visto estas dificuldades, que não são de hoje, já estamos trabalhando para capitalizar recursos para uma próxima etapa ou outra competição." comentou Orlando Carvalho ao nosso blog.
Lamentavelmente todo ano isso acontece e na primeira etapa o RS não tem conseguido estar presente nela, mas nas outras etapas sempre participamos.
Salientamos que o mercado do surf é um dos mais aquecidos em nosso país e, na contramão disto, praticamente não oferece nenhum tipo de incentivo para que os atletas possam correr as competições representando seu estado.
Acreditamos que um dia esta triste realidade será modificada e, a partir de então, poderemos sempre contar com o apoio dos nossos "surfistas empresários" estimulando e incentivando os "surfistas atletas" a representarem com sucesso o estado do RS.