domingo, 5 de setembro de 2010

Austrália vence o Panamá ISA World Masters Surfing Championship

Fonte: ISA Surf / Por: Pablo Zanocchi - Media Manager - International Surfing Association

Austrália venceu o Panamá ISA World Masters Surfing Championship, com ondas bem formadas de 5-7 pés. Heather Clark (RSA), Andrew Banks (RSA), John Ashton (PUR), Rod Baldwin (AUS) e Chris Knutsen (RSA), ganhou o ouro nas categorias individual.

O título da equipe foi decidido em uma batalha muito equilibrada entre a Austrália e África do Sul. Uma diferença de menos de 300 pontos, os australianos deram o seu primeiro Título Mundial Master encerrando dois anos de supremacia africana.

Medalhas da Equipe:
Ouro: Austrália - 10 456 pontos
Prata: África do Sul - 10 196 pontos
Bronze: Brasil - 8 770 pontos
Cobre: Puerto Rico - 8 684 pontos

Sandra English, concorrente e Manager da equipe australiana, disse sobre sua vitória: "É um trabalho em equipe muito difícil, todos nós nos apoiamos e nós trabalhamos muito bem, com bons resultados no final. Como uma onda difícil, foi muito importante para chegar aqui, pelo menos, uma semana antes para conhecer e preparar, o que fizemos e fomos bem. "

Banks conquistou Catalina
Andrew Banks (RSA) encontrou na reta final dois australianos e campeão mundial na mesma categoria. Ele resolveu a seu favor nos últimos cinco minutos. Depois de marcar 9,7 em uma onda da série, garantiu o ouro com uma combinação de 17,57. Brett Bannister (AUS) ficou em segundo lugar, Dean Hall (AUS) em terceiro e John Ashton (PUR) em quarto.

Ao sair da água e muito emocionado Banks disse: "Eu me sinto muito feliz, é por isso que eu vim para o Panamá, é por isso que eu orei e não vou ser feliz com o segundo lugar. Foi uma série muito difícil e deu tudo para o meu irmão Robbie que já não está conosco. Sempre surfo por ele. "

Ashton ganha três em três
John Ashton (PUR) conquistou sua terceira medalha de ouro. Ele e Chris Knutsen (RSA), são apenas os surfistas que ganharam o ouro em todas as edições do evento.

O porto-riquenho, que ganhou o Grand Masters desta vez, esperou pacientemente e, quando veio uma onda boa, fez uma série de movimentos fortes que lhe valeu 9.00 pontos dos juízes. Ele apoiou esta com um 8,40 e deixou Glen Pringle (AUS), segundo, Andre Malherbe (RSA) em terceiro e Ricardo Villanueva (PUR) em quarto.

"Estou muito feliz porque eu sempre disse para mim era mais importante ganhar a categoria Grand Masters, porque é a minha nova categoria. Obviamente eu teria adorado a vitória nas duas, mas uma vitória é incrível, isso é muito especial para mim ", disse Ashton.

Baldwin ganha o único ouro para a Austrália
Excelente ataque de backside de Rod Baldwin (AUS)e conquistou a única medalha de ouro individual da Australia. Chegada a metade do final da série Baldwin encontrou uma boa onda em que ele combinou uma série de boas manobras que deram 8,67. 15,04 Juntamente com um 6,73, combinados. Sergio Penna (BRA) foi segundo, David Malherbe (RSA)em terceiro e Jeri terceiro Martin (PER), em quarto.

Baldwin, que ganhou a medalha de cobre na última edição do evento, afirmou: "É fantástico, eu nunca esperava por isso. Estou muito feliz, eu surfei durante 35 anos e este é o melhor resultado que eu consegui. O surf me faz manter-me jovem , eu adoro surfar. "

Três medalhas de ouro consecutivas para Chris Knutsen
Aos 53 anos, Sul Africano Chris Knutsen conquistou o título mundial na categoria Grand Kahunas (maiores 50) mais uma vez, marcando a sua terceira medalha de ouro na história do ISA World Masters (ele venceu a categoria na edição Kahuna 2007).

Knutsen fez um grande trabalho na selecção de ondas e movimentos fortes e recebeu dos juízes o único 10 perfeito do torneio, que, juntamente com 8:50 deixando no segundo lugar Javier Huarcaya (PER), Kenneth Myers (PAN ) em terceiro e quarto, Javier Gorbea (PUR).

"Eu vim para o Panamá para tentar conquistar um terceiro título, como um bônus e eu fiz", disse um Knutsen animado. "Eu acredito que Deus me deu aquelas ondas, e foi maravilhoso para conseguir um 10. Eu peguei uma onda e vi que ia ser bom, era a minha chance, então eu corria o melhor que pude e por sorte me sai bem. Estou muito feliz, é porque se você ama o que faz, e nós amamos o surf, as coisas só podem melhorar. "

Novamente Heather Clark
Heather Clark conquistou seu segundo Masters Feminino consecutivo (mais de 35 anos). Como em Punta Rocas 2008, seu backside é forte, limpa e radical. Ela obteve uma pontuação de 17,86 (8,93 ± 8,93) para bater Andrea Lopes (BRA), que ficou em segundo lugar, Patricia Rossi (TAH) na terceira posição e Sandra English (AUS) na quarta.

Clark ganhou todas as séries em que ele competiu na história do ISA World Masters Surfing Championship. Depois de ser recebido por seus colegas na praia, disse: "Foi muito difícil porque todas as surfistas na final eram muito boas e todas tivemos ondas acima de 6.00 pontos. Tive apoio na água, na praia e como eles realmente queriam o meu segundo título mundial, tudo correu bem. "

Cerimônia de encerramento e entrega das medalhas
A cerimônia de encerramento foi realizada imediatamente após a última bateria do dia. O Presidente da República do Panamá, Ricardo Martinelli, homenageado do evento, bem como o vice-presidente, Juan Carlos Varela, e o Ministro do Turismo Salo Shamah e Economia, Alberto Vallarino. Os membros do governo compartilhado com o presidente da ISA, Fernando Aguerre, a entrega das medalhas.

Os hinos das nações vencedoras foram ouvidas na cerimónia e forte espírito de camaradagem da ISA foi manifestada em Santa Catalina de culminar em um evento extraordinário.

Presidente Martinelli demonstrou grande interesse no surf e disse a todos os surfistas presentes: "Diga a todos sobre nossas ondas perfeitas e que venham todos, porque aqui no Panamá são mais que bem-vinda." Também acsseguro ao Presidente da ISA que queremos fazer outro evento internacional no Panamá, no Verão de 2012.

Shamah disse: "Estamos muito satisfeitos e agradavelmente surpreendido com os resultados deste torneio. Os governos em geral não se envolvem no mundo do surf, decidimos fazê-lo porque acreditamos que a ondas podem atrair turistas e gerar riqueza e esse foi o resultado deste evento. "

Fernando Aguerre terminou dizendo: "Agradeço ao povo do Panamá, o governo ao setor privado para o seu compromisso com o esporte. É o evento mais emocionante, a cerimônia de medalhas, mas é a parte em que nos lembramos de tudo o que aconteceu. Os dias de chuva, o vento, as ondas grandes, pranchas quebradas e as emoções. Queremos que todos os panamenhos sei que dissemos adeus ao seu país com coração cheio de boas lembranças. Esperamos voltar em breve com outro evento ISA.

O ISA World Masters Surfing Championship será realizado novamente no próximo ano em local a ser anunciado em breve.

Medalha
Masters
Ouro: Andrew Banks (RSA)
Prata: Brett Bannister (AUS)
Bronze: Dean Hall (AUS)
Cobre: John Ashton (PUR)

Grão-Mestres
Ouro: Ahston Juan (PUR)
Prata: Pringle Glen (AUS)
Bronze: Andre Malherbe (RAS)
Cobre: Ricardo Villanueva (PUR)

Kahunas
Ouro: Rod Baldwin (AUS)
Prata: Sergio Penna (BRA)
Bronze: David Malherbe (RAS)
Cobre: Jeri Martin (PER)

Grand Kahunas
Ouro: Chris Knutsen (RAS)
Prata: Javier Huarcaya (PER)
Bronze: Kenneth Myers (PAN)
Cobre: Javier Gorbea (PUR)

Mestres Feminino
Ouro: Heather Clark (RAS)
Prata: Andréa Lopes (BRA)
Bronze: Patricia Rossi TAH ()
Cobre: Sandra English (AUS)

Classificação Final por país:
1: AUSTRÁLIA
2: África do Sul
3: BRASIL
4: Porto Rico
5: PERU
6: VENEZUELA
7: ARGENTINA
8: FRANÇA
9: PANAMÁ
10: COSTA RICA
11: MÉXICO
12: ITÁLIA
13: URUGUAI
14: REPÚBLICA DOMINICANA
15: JAMAICA
16: NOVA ZELÂNDIA
17: GUATEMALA
18: TAHITI
19: EL SALVADOR
20: ALEMANHA
21: IRLANDA