quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Boas ondas na quarta-feira do Brasil Surf Pro Buzios

Fonte: Abrasp / Por: Media Guide Comunicação / Foto: Fabio Minduim

O segundo dia de disputa da terceira etapa do Brasil Surf Pro, a primeira divisão do circuito brasileiro, foi marcado por boas ondas e notas altas na Praia de Geribá, em Búzios. O vento leste que prejudicou as condições do mar durante a abertura da competição e interrompeu a disputa da primeira fase continuou marcando presença, mas deu uma trégua na manhã desta quarta-feira. Foram realizadas as duas baterias adiadas na terça-feira e todas as oito baterias do segundo round.

As pontuações elevadas refletem o alto nível da disputa que alguns dos maiores nomes do cenário nacional protagonizaram no segundo dia. O catarinense Willian Cardoso foi o grande destaque da segunda fase ao conquistar a melhor pontuação do campeonato até o momento, 16.67 pontos, e passar em primeiro lugar em sua bateria – vencendo o duelo particular com o conterrâneio Thomas Hermes, segundo colocado. O surfista conseguiu dois high socores – um 8.17 e um 8.50 – e no fim da bateria levou um susto: ao tentar executar uma manobra na junção, perdeu o equilíbio e machucou a perna e o tornozelo direitos.

“Comecei bem a bateria com uma nota alta, encontrei outra boa onda logo em seguida e abri uma pontuação que me deixou tranquilo. A partir daí tentei só me divertir, e acabei exagerando na última onda. Meu pé escorregou da prancha enquanto eu tentava mandar uma manobra na junção e acabei me machucando. Espero que dê para continuar na competição”, disse Willian, que volta à água nesta quinta para buscar uma vaga nas oitavas de final.

Na primeira bateria do segundo round o cearense Pablo Paulino já havia elevado o nível da disputa com uma das maiores pontuações do evento. O surfista encaixou três batidas de backside com muita força e conseguiu uma nota 8.33, somando 15 pontos cravados e passando a bateria em primeiro ao lado do carioca Leandro Bastos (13.70).

“O mar melhorou muito em relação à primeira fase. Ontem o vento estava atrapalhando um pouco, segurando demais as manobras. Encontrei boas ondas, consegui dar umas batidas fortes e as notas vieram”, festejou o cearense, que sonha com uma vaga na elite do surfe mundial em 2011. “Estou muito confiante. A prancha que estou usando tem me dado muita tranquilidade, consegui bons desempenhos com ela na Europa e acho que posso repetir isso aqui. Meu objetivo é continuar focado para à minha melhor forma, porque não tive uma boa temporada no ano passado. Quero brigar por um lugar no WT e um bom resultado aqui vai me ajudar nessa evolução”.

Se na água Pablo conta com a prancha da sorte, ele deixa na areia um outro amuleto: o filho Juan Pablo, de apenas 2 meses e meio. O surfista trouxe a mulher e o bebê para a competição e diz que a tranquilidade que eles transmitem o ajuda a obter bons resultados.

“Estou mais tranquilo, mais relaxado, e isso acaba permitindo um melhor desempenho. Juan Pablo tem me trazido muita sorte, aqui não vai ser diferente”, aposta o surfista.

Nesta quinta-feira, dependendo das condições do mar, serão realizadas todas as 16 baterias da terceira fase da competição. A disputa entre as mulheres pelo título do Brasil Surf Pro tem previsão de início para sexta-feira, dia 24.

Assim como aconteceu na primeira etapa da competição, em Itamambuca, no Litoral Norte de São Paulo, e na Praia do Cupe, em Pernambuco, o Brasil Surf Pro traz a Búzios um verdadeiro festival de surfe, cultura e entretenimento. Ao longo dos seis dias de disputa ações relacionadas à educação e à preservação do meio-ambiente também estarão sob os holofotes no balneário.

Dia Mundial de Limpeza das Praias – Em parceria com a Surfrider Foundation Brasil, o Brasil Surf Pro mobilizará duas praias de Búzios no sábado, dia 25. Primeiro, um grupo de eco-ativistas composto por windsurfistas, kitesurfistas e ambientalistas se encontrará, à partir das 8h, no ponto de kitesurf na praia do Gordo/Rasa, para fazer uma varredura de limpeza. Muito lixo vem aparecendo na região e muitas tartarugas tem aparecidas mortas, asfixiadas por plásticos. Outro grupo composto por estudantes da Escola Municipal Ciléa Barreto, liderado pela equipe da Agenda 21 de Búzios, e ambientalistas realizarão, também às 8h, um mutirão partindo do Mangue de Pedra em direção ao canto direito da praia do Gordo/Rasa, encontrando o outro grupo no fim da atividade.

Um segundo mutirão agitará a praia de Geribá à partir de 12h numa ação que visa conscientizar o público do campeonato e os banhistas. A turma da limpeza será composta por surfistas, alunos de escolas de surfe, ambientalistas, alunos de escolas municipais e a equipe do campeonato. Eles limparão a areia de Geribá do canto esquerdo ao direito. Todo o lixo coletado nos mutirões será separado e contabilizado pela equipe da ACARE – Associação de Catadores de Reciclagem do Búzios. Meio-ambiente em pauta – A competição promoverá uma palestra sobre o tema com Roberto Ramos, diretor da Brasil S e representante no Brasil do The Climate Project, na terça-feira (dia 21) às 18h.

Nela, será possível saber mais sobre o aquecimento global, o uso de recursos naturais e seu impatco ambiental. Na segunda parte, Roberto apresenta soluções para a crise e mostra que ser verde pode ser um bom negócio – e que cidades como Búzios podem não apenas contribuir, mas também tirar vantagem deste processo.

Desenho na prancha – Primeira marca de parafina a desenvolver uma fórmula totalmente orgânica – feita à base de soja, sem derivados de petróleo em sua composição – a Sticky Bumps realizará um concurso para eleger o melhor desenho feito com as parafinas coloridas Day Glo em uma prancha. O concurso acontece no domingo, dia 26, durante as finais do campeonato.

Autógrafos – A programação social do Brasil Surf Pro invade também a noite de Búzios com uma sessão de autógrafos dos atletas da equipe HD que participam da competição. Grandes nomes do cenário nacional como Pedro Henrique, Pablo Paulino, Odirlei Coutinho e Ricardo Ferreira receberão o público no Chez Michou da Rua das Pedras na sexta-feira, a partir das 20h.

Na areia – Durante a competição o público também conhecerá a recém-criada Área de Proteção Ambiental Marinha Corais de Búzios, numa parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a ONG Coral Vivo. Brincadeiras, gincanas e oficinas pedagógicas farão a alegria das crianças. Uma equipe de pedagogia realizará atividades como pinturas, cruzadinhas, labirinto e desenhos livres sobre o tema ambiental, jogos cooperativos em equipe envolvendo o tema água, reciclagem e meio ambiente, além da produção de “Arte-Mosaico” com materiais recicláveis.

Os alunos das escolas da rede municipal também experimentarão o clima da competição através de visitas guiadas à praia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Búzios. Uma pedagoga e uma equipe de monitores, cedidos pela SME, conduzirão atividades pedagógicas, como gincanas e brincadeiras educativas lúdicas, apresentando os temas sustentabilidade, biodiversidade marinha e a importância dos corais para a saúde dos oceanos.

O Brasil Surf Pro 2010 teve como campeões da etapa de abertura o carioca Leo Neves e a paulista Suelen Naraisa. Na segunda etapa, Suelen repetiu o desempenho e o potiguar Alan Jhones ficou com o título, chegando à liderança na do ranking brasileiro. A competição contará com outras duas etapas depois de passar por Búzios: de 03 a 07 de novembro, aporta na Praia do Joaquina, em Florianópolis, e de 08 a 12 de dezembro, no Rio, define os campeões da temporada. A competição distribui, nas cinco etapas, uma premiação recorde de R$ 1 milhão.

O Brasil Surf Pro 2010 é patrocinado pela Petrobras, Skol e HD (Hawaiian Dreams). Tem apoio da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, dos canais SporTV e Multishow, da Editora Globo (Revistas Época e Época Negócios) e da TV Jam. O campeonato conta com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A organização e realização são da Brasil1 Esporte, a chancela é da ABRASP(Associação Brasileira de Surf Profissional) e a produção é da Max Sports. A Oi FM é a rádio oficial do Brasil Surf Pro.