domingo, 12 de setembro de 2010

Começou a quarta etapa da Liga Pro Surf, o Lusiaves Figueira Pro 2010

Fonte: Surf Total

Com ondas razoáveis de meio metro, ocasionalmente um pouco maiores, começou hoje na Praia do Cabedelo, Figueira da Foz, a quarta etapa da Liga ProSurf masculina e quinta da feminina, o circuito que atribui os títulos nacionais da modalidade.

E neste primeiro dia, com a realização das duas primeiras fases masculinas, houve logo surpresas a registar, como a eliminação de grande parte dos primeiros classificados no ranking nacional deste ano e do ano passado.

Com efeito, no primeiro round, os principais cabeça-de-série passaram as suas baterias tranquilamente, com as eliminações dos wildcards Bruno Charneca e António Fernandes a constituírem as únicas surpresas, bem como as de Kalu Oliveira, de Sines, e Guga Gouveia, ex-campeão nacional, que agora regressou à competição, após alguns anos ausente.

Mas na segunda fase a razia foi grande! Para trás, nos oitavos de final, ficaram atletas como João Guedes (campeão nacional em título), Alexandre Ferreira (vice-campeão nacional), David Luís (Top 5 em 2008 e 2009), João Antunes (ex-tri-campeão nacional e também Top 5 em 2008 e 2009), Edgar Nozes (Top 10 em 2009), João Mealha, Leo Belime (décimo no ranking deste ano), ou António Ribeiro (semi-finalista na etapa anterior e campeão nacional universitário), entre outros.

Entre os responsáveis por estas eliminações – e destaques hoje nas ondas do Cabedelo – podemos encontrar surfistas como os regressados à competição César Rosa, Miguel Ximenez e André Pedroso, os sempre candidatos ao título Nuno Telmo, David Raimundo, Nuno Silva, Eduardo Fernandes e Justin Mujica (estes dois últimos fizeram mesmo o melhor score e a melhor onda do dia, respectivamente 13 pontos em 20 possíveis para Eduardo e 7,83 pontos em 10 possíveis para Justin), para os algarvios Francisco Canelas e Miguel Mouzinho e para os jovens Miguel Blanco, Francisco Alves, João Kopke, Tomás Fernandes, Pedro Boonman e Ivo Cação, o único local ainda em prova.

“É bom competir em casa, ouvir as pessoas gritar por mim é uma motivação extra. Contudo, aumenta a responsabilidade de um resultado a obter,” lembrou Ivo. “Espero que o mar cresça para amanhã, será bom para todos, atletas e espectáculo, claro.”

“O campeonato está bem estruturado, é notório o esforço da organização para fazer o melhor possível,” continua Cação. “O meu objectivo nesta prova passa por ir o mais longe possível e é sempre bom ganhar. Contudo, o meu grande objectivo este ano é evoluir o mais possível. Tenho uma viagem marcada para o Havaí (de 15 de Novembro a 15 de Fevereiro) com essa finalidade, ou seja, evoluir,” conclui o atleta, que na etapa anterior ficou na 5ª posição ex-aequo, nas meias-finais.

Na prova feminina, realizaram-se as primeiras quatro baterias da primeira fase, sem grandes surpresas. Às meias-finais passaram as oito atletas mais cotadas em prova, com destaque para a júnior Maria Abecassis, actual líder do ranking nacional, que obteve o melhor score da prova feminina, 11,10 pontos em 20 possíveis.

“Foi um bom dia de prova,” disse Maria no final da primeira fase. “No entanto, espero que amanhã possa apanhar ondas melhores. Hoje apanhei ondas razoáveis e dei o meu melhor, por isso estou contente com o meu desempenho. A organização está de parabéns, pela grande estrutura. É bom para o surf nacional!” concluiu a jovem atleta, da Linha do Estoril.

A seguir à última bateria da Liga ProSurf o pico da Praia do Cabedelo foi invadido pelos muitos atletas estrangeiros presentes aqui na Figueira da Foz, enquanto aguardam pelo Lusiaves Figueira Pro 2010, uma etapa de seis estrelas do circuito mundial de surf de qualificação, que se inicia já na próxima terça-feira, dia 14, e devolve à Figueira da Foz – Cidade do Surf o seu lugar de destaque no panorama mundial dos desportos de ondas, encerrando a perna europeia de Verão do circuito deste ano.