domingo, 19 de setembro de 2010

Heitor Alves vence mundial de surf na Figueira da Foz

Fonte: ASP European

O surfista brasileiro Heitor Alves derrotou Yadin Nicol na final, com um score de 15,10 pontos em 20 possíveis, contra os 9,50 do australiano. As condições do mar nesta final estavam difíceis, mas o brasileiro adaptou-se muito bem e venceu o seu segundo WQS de seis estrelas consecutivo, amealhando mais 3000 pontos para o ranking mundial, bem como 20.000 dólares para a sua conta bancária.

“Não sei nem o que dizer,” comentou o atleta de 27 anos, à saída da água. “Estou muito feliz e quero agradecer a toda a gente que aqui esteve, ao sol, ao frio, ao calor, mas a torcer por nós e a aplaudir. Fomos muito bem recebidos, a organização está de parabéns porque foi exemplar, e eu… bom, duas vitórias consecutivas sabe muito bem! Fez-me lembrar o Mick Campbell, que há uns dois ou três anos conseguiu o mesmo aqui na Europa… foi nele que me inspirei. Agora parto para a perna brasileira mais tranquilo, mas muito motivado também,” afirmou o simpático atleta, que com este resultado praticamente garante a sua re-entrada no World Tour, em 2011.

Na realidade, Yadin Nicol foi o primeiro a abrir a bateria final, com uma onda de 4,67 pontos, mas logo de seguida o surfista brasileiro mostrou que veio à Figueira para levar o troféu e selou o heat com um 7,77 e um 7,33. Yadin Nicol nunca conseguiu entrar no ritmo do heat, mas não deixou de sair da Figueira da Foz com o melhor resultado da sua carreira.

“Super stoked, mate!” comentou. “O Heitor é muito difícil de bater nestas condições, vai buscar velocidade onde eu nem imagino, mas uma final é o meu melhor resultado de sempre, por isso estou muito contente, claro. Saio daqui muito motivado e preparado para o resto do ano,” concluiu.

Heitor Alves começou por vencer o neo-zelandês Richard Christie, um dos atletas em grande forma nesta prova, depois o seu conterrâneo Wigolly Dantas, o espanhol Jonathan Gonzalez e assim chegou à sua segunda final em duas semanas. Neste caso, o vencedor do Lusiaves Figueira Pro 2010, começou a prova na primeira bateria da primeira fase e só a terminou na última bateria do evento!

Destaque ainda para Jonathan Gonzalez e Tanner Gudauskas, que alcançaram as meias-finais da prova, terminando em 3º lugar ex-aequo, mostrando muito surf. Tanner Gudauskas fez o melhor score de todo o campeonato, 17,84 em 20 pontos possíveis, logo na primeira fase do dia. Jonathan foi mesmo o melhor europeu em prova, alcançando também aqui na Figueira o melhor resultado da sua carreira.

O atleta das Canárias bateu o seu grande amigo galego Gony Zubizarreta nos quartos de final, numa bateria muito interessante, deixando Zubizarreta num óptimo quinto lugar lugar, ex-aequo com o francês Tim Boal e com os brasileiros Wiggolly Dantas e Leonardo Neves, outros três atletas em grande momento de forma, com bons resultados recentes.

No round cinco ficaram alguns dos surfistas que até aqui vinham a realizar algumas das melhores médias de todo o campeonato. Richard Christie, Austin Ware, Royden Bryson e Glenn Hall foram alguns dos que, apesar das boas prestações, ficaram pelo caminho, em nono lugar.

Durante a animada e divertida entrega de prémios, que teve como assistência as centenas de pessoas que hoje assistiram ao Lusiaves Figueira Pro, Eurico Gonçalves, em representação da EG Events, recebeu um prémio-surpresa da Câmara Municipal e da Figueira Grande Turismo, pela organização deste evento.

De seguida, João Ataíde, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, deu os parabéns a todos os que puseram de pé esta prova e os que nela participaram, convidando-os a regressarem em 2011. “É com muito prazer que vos recebemos aqui e desejamos que voltem no próximo ano. Depois de oito anos sem os melhores surfistas do mundo aqui na Figueira, não vamos deixar que isso aconteça novamente,” concluiu.

O presidente do conselho de administração do Grupo Lusiaves, Avelino Gaspar, foi também esclarecedor quanto à sua aposta. “Somos um grupo sediado na Figueira, com grandes responsabilidades sociais aqui, por isso não podíamos deixar de ajudar um evento desta importância, que promove o nosso concelho. A aposta está ganha, que venham as próximas,” comentou.

Durante todo o dia, a Nokia Surf Academy continuou a proporcionar aulas gratuitas a quem se mostrasse interessado, inscrevendo-se nelas e aproveitando as pequenas mas deliciosas ondas que quebravam na Praia do Cabedelo.

Embora a prova principal do Lusiaves Figueira Pro 2010 tenha terminado, este evento só termina mesmo hoje, com a realização da Buondi Expression Session, a partir das 13h30m, que oferecerá cerca de mil euros de prize-money, além de muitos outros prémios, aos surfistas que consigam executar as melhores manobras.

O Lusiaves Figueira Pro 2010 e a Figueira da Foz Cidade do Surf são organizações da EG Events e da Associação de Surf da Figueira da Foz (ASFF) e contam com o patrocínio do Grupo Lusiaves, do Turismo Centro de Portugal, da Câmara Municipal da Figueira da Foz, da Figueira Grande Turismo e do Porto da Figueira da Foz, bem como com os apoios da Buondi, TMN, Sagres, Nissan, SPO, Janga, Carver, inTocha, Verallia, Somaro, Classic Park, Quinta dos Cozinheiros, Pato Real, Rosa Amélia, Casa Mota, Doce Pecado, Pastelaria Dionísio, 3D Lab, Bolt, Barracas, RTP, Mega Hits, Surftotal, Oceanlook, Beachcam, Go-S.TV, Onfire, Surf Portugal e Diário de Coimbra. Estes são ainda dois projectos co-financiados pelo QREN, Mais Centro e pela União Europeia.

Lusiaves Figueira Pro Final Result
Heitor Alves (BRA) 15.10 Def. Yadin Nicol (AUS) 9.50

Lusiaves Figueira Pro Semi-Final Results
Heat 1: Heitor Alves (BRA) 14.07 Def. Jonathan Gonzalez (CNY) 13.50
Heat 2: Yadin Nicol (AUS) 10.83 Def. Tanner Gadauskas (USA) 8.66

Lusiaves Figueira Pro Quarterfinal Results
Heat 1: Heitor Alves (BRA) 14.30 Def. Wiggolly Dantas (BRA) 10.33
Heat 2: Jonathan Gonzalez (CNY) 13.07 Def. Gony Zubizarreta (ESP) 10.70
Heat 3: Tanner Gadauskas (USA) 12.60 Def. Tim Boal (FRA) 12.43
Heat 4: Yadin Nicol (AUS) 10.40 Def. Leonardo Neves (BRA) 8.03

Lusiaves Figueira Pro Round Five Results
Heat 1: Wiggolly Dantas (BRA) 12.93 Def. Austin Ware (USA) 12.30
Heat 2: Heitor Alves (BRA) 12.67 Def. Richard Christie (NZL) 10.96
Heat 3: Gony Zubizarreta (ESP) 11.07 Def. Rudy Palmboom (ZAF) 9.83
Heat 4: Jonathan Gonzalez (CNY) 9.83 Def. Marc Lacomare (FRA) 6.70
Heat 5: Tanner Gadauskas (USA) 17.84 Def. Royden Bryson (ZAF) 9.00
Heat 6: Tim Boal (FRA) 14.90 Def. Shaun Joubert (ZAF) 11.40
Heat 7: Yadin Nicol (AUS) 14.57 Def. Jano Belo (BRA) 10.90
Heat 8: Leonardo Neves (BRA) 13.66 Def. Glen Hall (IRL) 9.60