sábado, 18 de setembro de 2010

Nova geração brilhando na Seletiva Petrobras do RJ

Fonte: Abras / Por: Media Guide Comunicação / Foto: Pedro Monteiro

A terceira etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, que acontece até domingo na Praia de Itaúna, em Saquarema, tem sido palco de um verdedeiro encontro de gerações do surfe brasileiro. Jovens talentos como o capixaba Krystian Kymmerson, o carioca Filipe Braz e o saquaremense Yan Guimarães despontam na competição enfrentando – e por vezes vencendo – seus ídolos de infância nas baterias. Nesta sexta-feira, eles garantiram vaga no Round de 12 surfistas e seguem na briga pelo título.

Local do Recreio dos Bandeirantes, no Rio, Filipe passou em segundo lugar em sua primeira bateria do dia deixando para trás o niteroiense Guilherme Herdy, uma de suas maiores referências no surfe. De quebra, ainda desbancou o primeiro colocado do ranking nacional, o potiguar Alan Jones. Filipe diz que sempre aproveita os encontros com atletas mais experientes para aprender.

“Lembro de acompanhar o Herdy competindo em Teahupoo muitas vezes, ele era um dos caras que eu mais admirava, e agora estou competindo com ele. É como entrar na água com o Kelly Slater, são as pessoas em quem você se espelha quando está começando. E é sempre um aprendizado, reparo como eles se comportam durante as baterias, acho que essa interação faz muito bem para os mais novos”, diz o surfista de 18 anos, que está classificado ao Round de 12 surfistas da Seletiva Petrobras. “Esses caras abriram muitas portas para a gente da nova geração, é por causa do talento e do trabalho deles que hoje as empresas patrocinam surfistas cada vez mais jovens e eles conseguem viajar para competir desde cedo e evoluir mais”.

Krystian Kymmerson, de 17 anos, enfrentou em sua segunda bateria nesta sexta-feira o potiguar Danilo Costa, ex-top do circuito mundial, e derrotou o veterano. O capixaba e o também novato Yan Guimarães, de 18 anos, avançaram ao Round de 12.

“Dá para aprender muito enfrentando esses caras, que têm muito muito mais experiência. Eles têm muito mais vivência de bateria, têm muita manha que a gente ainda está pegando”, diz Krystian, que na próxima fase enfrentará o conterrâneo Michel Gratz. “Foi uma bateria muito disputada contra o Danilo, o Yan e o Bruno Galino, mas fiquei na frente o tempo todo e ainda achei uma boa direita no fim, dei duas batidas e um aéreo para fechar e consegui uma boa nota (8.33)”.

Neste sábado, serão realizadas as baterias do Round de 12 surfistas, que definirão os classificados às quartas-de-final. As fases finais serão realizadas no domingo, quando o mar deve voltar a subir, de acordo com as previsões.

Competição do Brasil Tour que distribui mais pontos no ranking e tem premiação total de R$ 40 mil, a Seletiva Petrobras pode ser o caminho mais curto para a ascensão no cenário nacional: os 10 surfistas mais bem colocados no raking conseguem vagas em uma próxima etapa do Brasil Surf Pro (a primeira divisão do Circuito Brasileiro) ainda em 2010, e os 13 melhores ao fim da temproada garantem vaga na divisão de elite em 2011.

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é realizada e organizada pela Maxsports, tem o patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura Municipal de Saquarema, Lui Lui, Abrasp, Feserj e Associação de Surf de Saquarema.