sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Madeirite Trópico promete resgatar a história do Surf no RS

Fonte: FGSurf / Por: Gabriel de Mello - Assessoria de Comunicação da Federação Gaúcha de Surf e Madeirite Trópico

Este final de semana (26 e 27/02) os amantes do esporte dos deuses polinésios não poderão curtir de perto um dos capítulos mais lindos e empolgantes da história do Surf no Rio Grande do Sul. O Madeirite Trópico, que fará o resgate deste momento, foi transferido para os dias 26 e 27 de março devido às previsões climáticas. Desta maneira a entrega do Troféu Pioneiros também foi transferida para a mesma data.

O Madeirite Trópico será uma competição/confraternização de surf, que vai reeditar as disputas dos grandes surfistas dos anos 60, 70 e 80 na costa gaúcha. Cada atleta surfará pelo menos uma bateria, com pranchas de época, sem saber suas parciais nem nota final até o fim do dia. Após a última disputa encerrar, todos os participantes serão chamados para o palco e neste momento será revelada a melhor nota do dia na categoria. Todos serão premiados.

A proposta do Madeirite Trópico não é promover uma competição pura e simples, mas um final de semana de reencontros, alegria e confraternização, para reescrever a história do Surf no Rio Grande do Sul. Os primeiros a se aventurarem em águas gaúchas foram os integrantes da família Johannpeter. Os irmão Jorge, Klaus e Frederico, trouxeram as primeiras pranchas produzidas a base de madeirite, que pesavam muito mais que as atuais pranchas. Logo virou febre.

Em pouco tempo nomes como Fernando e Betty Sefton, Marco Antonio Silva, Roberto Bins, Ricardo e Renato Araújo, Alberto Albertini, Alexandre Ferreira, Alexandre “Bumpi” Menezes, Lali Bins e Waldemar Bier, dentre outros, já estavam se destacando ao praticar o surf nas praias de Torres e Atlântida. O começo não foi fácil, assim como quase tudo o que se inicia também não é, eles mostraram para gerações que a cultura surf acima de tudo procura promover o contato e a preservação da natureza, na busca da paz e da celebração da vida.

Estas e outras histórias você poderá conferir de perto, contadas em sua maioria, pelos próprios protagonistas, que participarão do Madeirite Trópico. Este encontro com a história será realizado na praia dos Molhes, em Torres, nos dias 26 e 27 de março. Na noite do sábado (26/03) será realizada a festa de entrega do Troféu Pioneiros, além da premiação do circuito Gaúcho de Surf de 2010. Na ocasião o DJ, comunicador e surfista, Ki Fornari, tocará a melhor seleção do surf music dos anos 70 e 80. Após, a Second Hand Sublime fará o tradicional tributo a banda Sublime, que marcou gerações. Os ingressos para esta super festa já podem ser adquiridos nas lojas Trópico. Outras informações podem ser conferidas no www.madeiritetropico.com.br.

Postagens Relacionadas:

0 comentários: