sábado, 23 de abril de 2011

Alejo Muniz é campeão do Oakley Pro Junior em Itajaí

Fonte: Abrasp / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Oakley Pro Junior

O catarinense Alejo Muniz faturou o título de campeão brasileiro Sub-20 da temporada na decisão contra o potiguar Jadson André no histórico Oakley Pro Junior 2009 nos Molhes do Atalaia, em Itajaí. Um dos picos com maior localismo do país foi liberado nesta semana para a realização do evento que reuniu os 80 melhores surfistas com até 20 anos de idade do Brasil. Apenas quatro chegaram no sábado decisivo (23/maio) e Alejo Muniz saiu carregado pelos locais e pela grande torcida de Bombinhas, norte do estado, que veio para Itajaí acompanhar o último dia.

“Quero agradecer a todos que torceram por mim, aos locais que liberaram o pico prá gente e também estavam ali nos Molhes torcendo por mim, meus amigos de Bombinhas que vieram me ver hoje, estou muito contente, nem estou acreditando”, foram as primeiras palavras do campeão.

As ondas no último dia ainda tinham a ótima formação tradicional do Atalaia, porém as séries estavam demorando muito para entrar e as duas baterias do catarinense tiveram de ser reiniciadas. Isto porque ninguém surfou nenhuma onda na primeira metade do tempo da bateria, inclusive na final com Jadson André.

“Eu estava um pouco nervoso, mas a final era de 45 minutos e decidi esperar bastante mesmo pelas melhores ondas. Estou muito feliz com meu desempenho no campeonato, estou na melhor fase da minha carreira, já é minha terceira vitória no ano em eventos profissionais (WQS 6 estrelas em Portugal e a primeira etapa do Circuito Paulista no Guarujá), mas não foi fácil”, admitiu Alejo Muniz, que falou um pouco sobre a final. “Ele abriu bem a bateria e minha tática foi esperar mais. Já tirei um 8,33 na primeira onda, sabia que a próxima podia me dar a liderança e estou muito feliz. Espero que o ano que vem seja aqui também para eu tentar o bicampeonato neste lugar maravilhoso”, desejo que pode ser atendido.

“Fiquei contente por ter dado tudo certo, deu boas ondas todos os dias aqui no Atalaia, a galera local colaborou bastante, não tivemos nenhum problema durante o evento, a molecada pegou altas ondas com uma qualidade incrível e o resultado foi totalmente positivo”, destacou Luis Henrique Sabóia, o Pinga, diretor de marketing esportivo da Oakley na América Latina. “Sobre o ano que vem, este é um assunto que a gente ainda vai conversar com a associação local de Itajaí, eles vão avaliar os resultados para a associação, para a comunidade e vamos analisar tudo com calma para ver o que faremos”.

Já o presidente da Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), Juliano Secco, foi mais decisivo na resposta sobre a reedição do Oakley Pro Junior no protegido Molhes do Atalaia. “Todo mundo aqui, os locais do pico inclusive, ficaram super satisfeitos com o evento. Não tivemos problema nenhum, tudo transcorreu normalmente, deu boas ondas e fechamos com chave-de-ouro com esta final entre duas grandes estrelas da nova geração do surfe brasileiro. A gente só espera a Oakley decidir se vai fazer o evento aqui de novo no ano que vem e realmente não vamos abrir as portas para mais ninguém. Vamos aguardar a resposta deles, pois aqui ou é esse evento que foi um sucesso ou é uma etapa do WCT…”

OAKLEY GLOBAL CHALLENGE – Além de decidir o título brasileiro Sub-20 de 2009, o Oakley Pro Junior classificou dois surfistas para o evento especial em Bali que será realizado em outubro com competidores de sete países: Brasil, Austrália, Estados Unidos, França, África do Sul, Japão e Indonésia. O potiguar Jadson André já tinha sua vaga garantida no Oakley Global Challenge 2009 pelo segundo lugar na seletiva australiana vencida por Owen Wright. Com isso, os classificados em Itajaí foram o campeão Alejo Muniz e Jessé Mendes, que superou outro paulista, Miguel Pupo, no placar das suas derrotas nas semifinais que abriram o sábado decisivo em Itajaí.

Jadson André ganhou o confronto dos dois atletas patrocinados pela Oakley, contra Miguel Pupo, mas não conseguiu alcançar seu maior objetivo, que era a vitória no Oakley Pro Junior 2009. “Foi bastante difícil a final, pouca onda, o Alejo pegou as melhores mesmo e mereceu vencer. Eu queria muito ter vencido, mas o Alejo também está num ano alucinante e a vitória foi justa”, reconheceu Jadson. “O campeonato foi muito alucinante, o localismo aqui é sinistro, mas rolou tudo na paz, a gente competindo só com dois atletas dentro d´água foi demais e estou felizão com o segundo lugar também”, disse o potiguar-voador, que sai de Itajaí como recordista absoluto de nota e placar nos Molhes do Atalaia.

Muito feliz também ficou o paulista Jessé Mendes, que parou na semifinal, mas classificou-se para o Oakley Global Challenge de Bali. “Minha bateria foi difícil contra o Alejo, aí fiquei esperando o resultado da outra semifinal. O Miguel Pupo precisava de pouco para me superar, mas não veio onda prá ele e a vaga prá Indonésia ficou comigo. Eu já fui prá Mentawaii uma vez, depois fiquei surfando em Bali mesmo e dá altas ondas lá, então acho que o evento vai ser irado e estou muito feliz”.

Com patrocínio exclusivo da Oakley, o Oakley Pro Junior foi realizado com apoio da Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Itajaí, Fundação Municipal de Esporte e Lazer e Secretaria de Turismo, além da Gráfica Formag´s. O evento foi homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) e pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), que organizou a competição em conjunto com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), contando também com divulgação especial da Revista Fluir e do site Waves/Terra.

GRANDE FINAL – 15,43 x 12,84 pontos:
Campeão: Alejo Muniz (SC) com notas 8,33 e 7,10 – R$ 9.000,00 e 1.000 pontos
Vice-campeão: Jadson André (RN) com notas 6,77 e 6,07 – R$ 4.000,00 e 860 pontos

SEMIFINAIS – 3.o lugar – R$ 2.300,00 e 730 pontos:
1.a: Alejo Muniz (SC) 17,00 x 14,43 Jessé Mendes (SP)
2.a: Jadson André (RN) 15,00 x 7,40 Miguel Pupo (SP)

RANKING BRASILEIRO SUB-20 DE 2009:
Campeão: Alejo Muniz (SC) – 1.000 pontos
Vice-campeão: Jadson André (RN) – 860
03: Jessé Mendes (SP) – 730
03: Miguel Pupo (SP) – 730
05: Peterson Crisanto (PR) – 610
05: Franklin Serpa (BA) – 610
05: Santiago Muniz (SC) – 610
05: Alex Ribeiro (SP) – 610
09: Matheus Toledo (SP) – 500
09: Emerson Silva (SP) – 500
09: Gabriel Medina (SP) – 500
09: Yan Guimarães (RJ) – 500
09: Gustavo Sanches (RN) – 500
09: Matheus Navarro (SC) – 500
09: Jonatan Busseti (SC) – 500
09: Charlie Brown (CE) – 500

0 comentários: