sexta-feira, 20 de maio de 2011

Billabong Rio Pro promove Bateria de Legends antes da grande final

Daniel Friedman e Pepê Lopes
Fonte: Media Guide - Assessoria de Imprensa Oficial / Por: Diogo Mourão

Nesta sexta-feira dia 20 de maio, antes da final masculina do Billabong Rio Pro, acontecerá uma bateria especial com grandes nomes do surf brasileiro das décadas de 70 e 80: Daniel Friedman, Cauli Rodrigues, Ricardo Bocão, Otavio Pacheco e Rico de Souza disputam as ondas da Barra da Tijuca e relembram os velhos tempos do surf nacional.

Daniel Friedman e Cauli Rodrigues são os maiores vencedores da década de 70, tendo participado do Waimea 5000, etapa do Circuito Mundial, equivalente ao WT O primeiro campeão do histórico campeonato disputado no Arpoador foi legendário Pepê Lopes, em 1976. Cauli Rodrigues foi um dos principais responsáveis pela profissionalização do surf, era conhecido por suas incansáveis horas de treino todos os dias e suas manobras inovadoras. Também foi vencedor do Festival Nacional de Saquarema em 1978.

Friedman também venceu o Festival de Saquarema 1976 no mesmo ano do Festival de Rock Brasileiro (conhecido como Woodstock brasileiro), realizado em Itaúna, com roqueiros como Rita Lee, Raul Seixas e os maiores artistas de rock da época. E no segundo ano do campeonato, 1977, ganhou a final disputada com Pepê, mesmo com muitos estrangeiros na competição. Hoje Daniel Friedman é shaper e atua em diversos eventos e campeonatos de surf no Brasil, como diretor de prova na etapa carioca.

Otavio Pacheco foi o campeão Festival Brasileiro de Ubatuba, em 1975 (um dos dois campeonatos mais importantes do pais na época, com mais de 220 surfistas inscritos). Já Rico tornou-se o grande embaixador do surf brasileiro na década de 70 e 80, devido a suas viagens internacionais e ao grande numero de títulos em campeonatos, deixando o Brasil na rota dos surfistas. Hoje tem um site com seu nome, que é um grande disseminador da cultura surf.

Outro nome importante desse cenário é Ricardo Bocão, o primeiro brasileiro a participar de um campeonato de ondas grandes, na década de 90, abrindo as portas internacionais para nomes como Carlos Burle e Danilo Couto. Além de surfistas, Bocão também é representante do mundo do surf na TV, pois é um dos fundadores do canal Woohoo que já completa cinco anos de existência.

0 comentários: