terça-feira, 10 de maio de 2011

Equipe cearense leva a melhor no Billabong Brasileiro de Surf

Fonte: CBSurf / Por: Chico Padilha

Michael Rodrigues foi destaque do campeonato e do campeão Ceará, agora vice de São Paulo antes das etapas finais.

O domingo de sol brilhando nas elogiadas ondas da Praia de Jaguaribe, Salvador, Bahia, coroou o sucesso da segunda das quatro etapas do circuito da Confederação Brasileira de Surf (CBS), o Billabong Brasileiro CBS, que reuniu os melhores surfistas da nova geração do país na capital baiana desde sexta-feira.

E foi a Bahia que teve a primazia de definir o trio Open (sem limite de idade) que, pelo ranking, integrará ao selecionado brazuca nos Jogos Mundiais de Surf, o ISA World Surfing Games, torneio conhecido como as Olimpíadas do Surf, este ano em junho, no Panamá.

Dos dois brasileiros confirmados no ISA Games Panamá, um "sobrou" nas ondas baianas, o “brasilicearensense” Michael Rodrigues, nascido na capital do Brasil e há muito radicado no Ceará que, depois de vencer a Júnior (Sub-18), ratificou a vaga que já garantira ao escrever seu nome de forma consecutiva em mais uma final Open, e assumindo a ponta do circuito ao emendar segundo lugar no seu Ceará com a vitória na baiana Jaguaribe.

Na Júnior, sua nota acima de oito pontos ditou ao ritmo desde os primeiros minutos e ele ainda tratou de marcar ao segundo colocado Elivelton Santos que momentos antes vencera na Mirim, tomando de si mesmo os recordes da prova, que na Sub 18 teve Deivid Silva se mantendo livre com terceira posição, a frente do recordista da sexta-feira, Lyssandro Leandro, que veio do Espírito Santo.

O paulista Deivid Silva, foi vice na Open, mas Diego Michereff, catarinense pontuador individual (Alternate), garantiu à outra vaga ao ser terceiro e passar de quinto a vice líder da categoria na qual o surf baiano foi ao pódio com um decano, o experiente Marcelo Alves, ilheense com mais tempo de surf que a idade de qualquer um dos outros três finalistas.

Na Feminina Open, a ponta do circuito valeu vaga ao Mundial do Panamá e foi definida apenas na final; nela duas competidoras tendo chance, uma a potiguar líder Gilvanilta Ferreira que, permanecendo invicta, confirmou-se para ir representar ao Brasil no Panamá após final com Estefany Freitas sendo segunda, outra cearense, Rhafaela Bahia, na terceira posição, e Isabela Lima,do Rio de Janeiro, na quarta.

Na final Mirim, a vitória valeu liderança ao paraibano Elivelton Santos, autor na decisão da maior nota, 9,33 pontos, e da maior média, 16,50, na decisão Sub-16, quando deixou os paulistas Edgar Groggia e Igor Morais como vice e terceiro, e Lucas Silveira, do Rio de Janeiro, em quarto lugar e descendo à segundo no ranking.

Na Júnior Feminino, a cearense Estefany Freitas também venceu para assumir à ponta com 1810 pontos após duas etapas, dessa vez com Carol Fernandes, atleta da seleção fluminense, Camila Neros, do Ceará, e Yorrana Borges, pontuando pela Paraíba, vindo em seqüência nas posições do pódio.

Na Iniciante, o paulista Igor Morais assumiu a liderança Sub-14 sem vencer, superado na etapa por seu conterrâneo Vitor Bernardo, com ambos deixando Rafael Venuto, do Ceará, e ao catarinense André Heiden, na terceira e quarta posição, todos com chances reais ao título 2011, com as seis divisões permitindo descartar os pontos da menor das quatro colocações.

Na disputa entre seleções não há descarte, mas o líder São Paulo, perdendo a invencibilidade iniciada na abertura do ano passado, agora vê no retrovisor o novo vice Ceará mais próximo, e o selecionado paraibano, terceiro ao cair uma posição, um pouco mais distante, o que acabou sendo lucro para os surfistas bandeirantes, que este ano farão quatro incursões na busca do décimo primeiro título, a próxima para o estado do Rio de Janeiro, quarto nas ondas da Bahia.

A vantagem do Ceará na Bahia, dezesseis pontos, teria sido menor se os paulistas tivessem levado representação feminina, mas quanto a isso Amélio Júnior, vice presidente da Federação Cearense de Surf, já antecipou que vai fortalecer a do seu estado com a convocação de Estefany Freitas como titular na Júnior do Billabong Brasileiro de Surf, seria então a tentativa de ver repetido no surf feminino à difícil dupla vitória na Bahia do conterrâneo, e igualmente talentoso, Michael Rodrigues.

Não vão faltar estratégias aos outros estados, afinal os seis primeiros da etapa chegaram com chances ao título que o já favorito Ceará confirmou.

Resultados do Billabong Brasileiro de Surf - etapa da Bahia

Final Júnior Feminino
1 Estefany Freitas CE 12,00 pontos
2º Carol Fernandes Seleção RJ 8,30 pts
3º Camila Neros CE 6,16 pts
4º Yorrana Borges Seleção PB 4,70 pts
Líder Estefany Freitas CE 1729 pts

Final Mirim
1º Elivelton Santos Seleção PB 16,50 pts
2º Edgar Groggia SP 12,87 pts
3º Igor Morais SP 10,60 pts
4º Lucas Silveira Seleção RJ 8,80 pts
Líder Elivelton Santos 1810 pts

Final Open Feminina
1º Gilvanilta Ferreira Seleção RN 9,33 pts
2º Estefany Freitas Seleção CE 6,07 pts
3º Rafaela Bahia CE 6,00 pts
4º Isabela Lima Seleção RJ 4,90 pts
Líder Gilvanilta Ferreira 2000 pts

Final Júnior
1º Michael Rodrigues Seleção CE 13,67 pts
2º Elivelton Santos Seleção PB 11,40 pts
3º Deivid Silva Seleção SP 9,50 pts
4º Lyssandro Leandro ES 6,10
Líder Deivid Silva 1810 pts

Final Iniciante
1º Victor Bernardo SP 10,53 pts
2º Igor Morais Seleção SP10,00 pts
3º Rafael Venuto CE 9,74
4º André Heiden SC 6,93 pts
Líder Igor Morais 1800 pts

Estados
1º Ceará 158
2º São Paulo 142
3º Paraíba 136
4º Rio de Janeiro 118

Final Open
1º Michael Rodrigues Seleção CE 14,03 pts
2º Deivid Silva Seleção SP
3º Diego Michereff SC 9,80 pts
4º Marcelo Alves BA 7,26 pts
Líder Michael Rodrigues 1800 pts

Ranking CBS de Seleções após etapa 2
1º São Paulo SP 1900 pontos
2º Ceará CE 1729 pts
3º Paraíba PB 1710 pts
4º Santa Catarina SC 1466 pts
5º Rio de Janeiro RJ 1385 pts
6º Rio Grande do Norte RN 1121 pts
6º Bahia BA 1121 pts
8º Espírito Santo ES 956 pts

0 comentários: