sexta-feira, 6 de maio de 2011

SuperSurf é adiado para o sábado em Xangri-Lá (RS)

Manuel Selman
Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America / Foto: Daniel Smorigo / ASP South America

A sexta-feira amanheceu sem ondas na Praia de Atlântida para a continuação do SuperSurf Internacional e a rodada dos 48 melhores foi adiada para as 7 horas do sábado em Xangri-Lá, no litoral norte do Rio Grande do Sul. As previsões estão se confirmando e a expectativa é pela chegada de um grande swell (ondulação) na região Sul do Brasil, podendo entrar ainda na sexta-feira ou no sábado com ondas de mais de 2,5 metros de altura. Com o segundo “day-off” na semana, o formato da competição poderá até ser alterado para dar tempo de fechar o evento no prazo, que termina no domingo em Xangri-Lá.

“Marcamos uma segunda chamada às 12 horas para ver se o mar reagia. Não mudou nada como era previsto, então vamos apostar amanhã (sábado) neste swell que está indicando na internet. Vamos estar cedinho aqui para tentar começar o round dos 48 as 7 horas”, disse Sérgio Gadelha, Head Judge (chefe dos juízes) do SuperSurf Internacional. “O cronograma apertou com mais este dia sem competição e vamos ver como vai estar o mar amanhã. Caso seja necessário, podemos mudar o formato, eliminando as baterias homem a homem e fazendo tudo com quatro competidores até a final”.

Todos os atletas concordaram com a decisão e alguns ficaram jogando futebol na frente da arena do evento na Praia de Atlântida. Outros preferiram voltar para o hotel ou pousada, pois o mar não oferecia qualquer condição nem para um treino. Um deles foi o paranaense Caetano Vargas, que no ano passado faturou um Peugeot zerinho de prêmio por ter ficado em primeiro lugar no ranking especial das quatro etapas do SuperSurf Internacional.

“O mar aqui no Sul é uma loucura. Começou a semana com o mar gigante, muita correnteza, bem difícil, aí abaixou do nada e amanhã já promete subir com tudo de novo. Mas, estamos aqui preparados para competir em qualquer condição”, garantiu Caetano Vargas, que falou sobre o que está fazendo em Xangri-Lá nos dias livres. “Já fazem dois dias que estou indo jogar boliche e estou com os braços doendo já (risos). Mas não vou mais não. Vou descansar, porque tenho que preservar meus braços para as remadas que vêm por aí se as ondas subirem de novo mesmo”.

A primeira bateria da rodada dos 48 melhores surfistas do SuperSurf Internacional será disputada por Charlie Brown (CE), Patrick Tamberg (FN), Vicente Romero (SC) e Felipe Teixeira (SC). Quatro estrangeiros também se classificaram nas boas ondas da quinta-feira e continuam na disputa do título da etapa inédita do ASP World 5-Star em Xangri-Lá. A vitória vale 16.000 dólares e 2.000 pontos para o ranking mundial unificado da ASP e para o Sul-americano da ASP South America.

O SuperSurf Internacional 2011 é produzido pela Editora Abril com patrocínio da Peugeot e esta etapa do ASP World 5-Star também conta com o apoio da marca Nicoboco, Prefeitura Municipal de Xangri-Lá, Federação Gaúcha de Surf e da Associação de Surf e Proteção de Atlântida. O evento é homologado pela ASP South America, oferece premiação de 120.000 dólares, vale 2.000 pontos para o ASP World Ranking e pode ser acompanhando pelo www.aspsouthamerica.com.br com as finais no domingo também sendo transmitidas ao vivo pela ESPN Brasil.

TERCEIRA FASE – 48 MELHORES DO SUPERSURF INTERNACIONAL DE XANGRI-LÁ:
1.a: Charlie Brown (BRA), Patrick Tamberg (BRA), Vicente Romero (BRA), Felipe Teixeira (BRA)
2.a: Tomas Hermes (BRA), Tanio Barreto (BRA), Alvaro Bacana (BRA), Vitor Valentim (BRA)
3.a: Peterson Rosa (BRA), Alex Ribeiro (BRA), Ricardo Ferreira (BRA), Adilton Mariano (BRA)
4.a: Caetano Vargas (BRA), Gustavo Fernandes (BRA), Luel Felipe (BRA), Fábio Carvalho (BRA)
5.a: Robson Santos (BRA), Bruno Galini (BRA), Franklin Serpa (BRA), John Max (BRA)
6.a: Alan Jhones (BRA), Diego Rosa (BRA), Ulisses Meira (BRA), Gabriel Galdino (BRA)
7.a: Renato Galvão (BRA), Odirlei Coutinho (BRA), Sidney Guimarães (BRA), Leandro Usuña (ARG)
8.a: Simão Romão (BRA), Michel Roque (BRA), Jorge Spanner (BRA), Dennis Tihara (BRA)
9.a: Magno Pacheco (BRA), Halley Batista (BRA), Dunga Neto (BRA), Stefano Dornelles (BRA)
10: Vincent Duvignac (FRA), Jano Belo (BRA), Marco Fernandez (BRA), Marthen Pagliarini (BRA)
11: Chris Waring (EUA), Manuel Selman (CHL), Bernardo Lopes (BRA), João Paulo Abreu (BRA)
12: Jihad Khodr (BRA), David do Carmo (BRA), Rudá Carvalho (BRA), Peterson Crisanto (BRA)

0 comentários: