domingo, 31 de julho de 2011

Invasão verde-amarela no SuperSurf ASP Masters

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa do SuperSurf ASP World Masters Championship

Os brasileiros seguiram com força total para o último dia do SuperSurf ASP World Masters Championship no Rio de Janeiro. Seis se classificaram para as quartas de final que abrem o domingo decisivo do evento que reuniu os ícones do surfe mundial nesta semana na Praia do Arpoador. Victor Ribas venceu todas as cinco baterias que disputou, Renan Rocha, Guilherme Herdy e Fábio Gouveia ganharam três e Fábio Silva e Peterson Rosa conquistaram o primeiro lugar duas vezes. O australiano Nathan Webster e o norte-americano Shea Lopez foram os únicos estrangeiros e eles irão se enfrentar na primeira quarta de final da categoria Masters, dos surfistas com 36 a 49 anos de idade.

Mas, o domingo será iniciado com as quartas de final da Grand Masters, sem nenhum brasileiro entre os oito classificados. Nesta categoria dos ídolos dos primeiros anos do Circuito Mundial, o único invicto é o havaiano Michael Ho. O sul- africano Shaun Tomson também tinha três vitórias, mas ficou em terceiro na última bateria, dividindo o segundo lugar na tabela de classificação para as quartas de final com o bicampeão mundial Grand Masters, Wayne Bartholomew. Os outros que vão decidir o título do SuperSurf ASP Masters são os australianos Terry Richardson, Cheyne Horan, Glen Winton e Simon Anderson, além de Iain Buchanan, da Nova Zelândia.

Dos oito, Horan, Winton e Buchanan, são estreantes na categoria dos surfistas que já completaram 50 anos de idade. Mas, competiram na Masters até 2003, quando foi realizada a última edição do Mundial Masters da ASP. Horan tem até um título mundial Masters, de 1999 na França. Também tem duas vitórias no Arpoador, quando a praia foi palco da etapa brasileira do Circuito Mundial no final da década de 70 e início dos anos 80. Ele vai disputar o primeiro duelo do domingo, que começa as 7 horas na Praia do Arpoador, contra Glen Winton.

“Eu só queria passar para as baterias homem a homem”, disse Cheyne Horan, que no sábado confirmou o sexto lugar na classificação com uma vitória e um segundo lugar nas suas baterias. “Agora acho que terei oportunidade de surfar mais tranqüilo, pois não consegui relaxar porque sempre tem alguém marcando, disputando onda, com quatro atletas na água. Na bateria homem a homem tem prioridade (de escolha da onda), é uma onda para cada. Eu tive que botar muita pressão nos adversários hoje para ganhar uma bateria e me classificar. Não foi fácil”.

GRAND MASTER INVICTO - O havaiano Michael Ho ganhou todas as quatro baterias que disputou nas ondas pequenas do Arpex. O sábado começou com as melhores condições da semana, mas o vento sudoeste entrou muito forte por volta do meio-dia e paralisou a competição, que só retornou às 14 horas. As disputas começaram quando o sábado amanhecia, às 7 horas, sendo encerradas quando já estava anoitecendo na capital carioca.

“Estou muito feliz. Competi em condições difíceis para mim, que prefiro ondas maiores, mas eu gosto aqui do Arpoador porque sei que é um lugar que dá boas ondas. Infelizmente tivemos uma semana ruim quanto a isso, mas muito boa por rever todo mundo, pois nos divertimos bastante aqui no Rio de Janeiro”, falou Michael Ho, que promete lutar com afinco pelo seu segundo título mundial. “Certamente vou querer me posicionar melhor no pico e tentar escolher bem as ondas. O mar está difícil e isso é fundamental, tem sido o diferencial para as vitórias”.

O adversário do campeão mundial de 2000 na França será o inventor das três quilhas nas pranchas, Simon Anderson. Eles vão disputar a última vaga para as semifinais. A primeira será entre Cheyne Horan e Glen Winton. A segunda terá o sul-africano Shaun Tomson contra o neozelandês Iain Buchanan. E o terceiro duelo das quartas de final da categoria Grand Masters do SuperSurf ASP World Masters Championship será entre Wayne Bartholomew e Terry Richardson.

INVASÃO BRASILEIRA NA MASTERS – Na Masters, uma verdadeira invasão verde-amarela já garante pelo menos três brasileiros no pódio. Isto porque três baterias das quartas de final serão só entre eles. Os dois únicos estrangeiros que passaram para o domingo se enfrentam na primeira delas, o americano Shea Lopez e o australiano Nathan Webster. O invicto Victor Ribas disputa a segunda com o cearense Fabio Silva. O paraibano Fábio Gouveia pega o paulista Renan Rocha na terceira, com o paranaense Peterson Rosa e o niteroiense Guilherme Herdy fechando as quartas de final.

A quinta vitória de Victor Ribas foi conquistada no finalzinho da bateria que era liderada por Fabio Silva. Os dois foram os surfistas mais elogiados pelos ídolos do surfe mundial que competiram na estreia do SuperSurf ASP World Masters Championship, que já está confirmado para os próximos dois anos no Brasil. “Eu até achei que o Fabinho (Fabio Silva) tinha levado essa bateria. Ele surfou bem uma direita, mas na soma das duas notas eu consegui mais uma vitória e fico feliz com isso. Acho que fiz uma boa campanha no evento e o meu patrocinador (Pier) deve ter ficado feliz com isso”.

Vitinho, que até hoje foi o brasileiro que conseguiu a melhor posição no ranking mundial (3.o lugar em 1999), elogiou o formato de competição utilizado no SuperSurf ASP World Masters Championship. “Muito legal porque você vai lá pro outro lado do mundo, pro Japão por exemplo, não consegue pegar ondas na bateria, perde e aí tem que arrumar as malas e ir embora. Aqui você tem cinco chances, vai aquecendo aos poucos, escolhendo a melhor prancha, aí dá pra ver realmente o máximo que cada um pode mostrar em diferentes condições de mar. Agora vamos ver amanhã, estou focado em conseguir o título. Vou fazer 40 anos de idade e ser campeão Masters seria um título importante pra mim”.

PREMIAÇÃO IGUAL - No domingo será conhecido um novo campeão mundial Masters, pois os oito classificados são estreantes na categoria e já se enfrentaram durante suas carreiras no ASP World Tour. A vitória no SuperSurf ASP Masters vale o título e um prêmio de 25.000 dólares. Nas duas categorias a premiação é igual. O vice-campeão leva 10.000 dólares, os terceiros colocados ganham 5.500 dólares e os que perderem nas quartas de final ficam com 4.500 dólares. Porém, todos receberam pelo menos o prêmio mínimo pelas participações, de 3.500 dólares para a categoria Masters e 4.000 dólares para a Grand Masters.

O australiano Nathan Webster comentou sobre a invasão brasileira nas quartas de final Masters. “Eles estão bem mais acostumados a surfar aqui no Arpoador, em surfar esse tipo de onda, estão em casa, além de estarem surfando muito bem. Vai ser difícil alguém ganhar deles amanhã (domingo), então tomara que tenha boas ondas no último dia para a disputa ficar mais equilibrada. Agora as baterias são homem a homem, tem mais tática e fica mais fácil surfar do que até agora, com quatro caras disputando ondas no mar difícil que rolou durante toda a semana aqui no Arpoador”.

Com o patrocínio da Peugeot e co-patrocínio da Pioneer e Hang Ten, o SuperSurf ASP World Masters Championship vai distribuir um prêmio recorde de 220 mil dólares no evento que também conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. A Abril Midia adquiriu os direitos de realização do Mundial Masters da ASP por três anos no Brasil. Transmissão ao vivo pelo www.supersurf.com.br

PROGRAMAÇÃO DO DOMINGO NO SUPERSURF ASP MASTERS:
07:00 horas – Quartas de Final Grand Masters – 4 baterias de 25 minutos:
1.a: Cheyne Horan (AUS) x Glen Winton (AUS)
2.a: Shaun Tomson (AFR) x Iain Buchanan (NZL)
3.a: Wayne Bartholomew (AUS) x Terry Richardson (AUS)
4.a: Michael Ho (HAV) x Simon Anderson (AUS)

08:40 horas – Quartas de Final Masters – 4 baterias de 25 minutos:
1.a: Shea Lopez (EUA) x Nathan Webster (AUS)
2.a: Victor Ribas (BRA) x Fabio Silva (BRA)
3.a: Fabio Gouveia (BRA) x Renan Rocha (BRA)
4.a: Peterson Rosa (BRA) x Guilherme Herdy (BRA)

10:20 horas – Semifinais Grand Masters – 2 baterias de 25 minutos
11:10 horas – Semifinais Masters – 2 baterias de 25 minutos
12:00 horas – Final da categoria Grand Masters – 35 minutos
12:35 horas – Final da categoria Masters – 35 minutos
13:15 horas – Cerimônia de Premiação no Pódio

RESULTADOS DO SÁBADO NA PRAIA DO ARPOADOR:
07:30 horas - QUARTA FASE DA CATEGORIA MASTERS:
1.a: 1-Fabio Gouveia (BRA), 2-Nathan Webster (AUS), 3-Ricardo Toledo (BRA), 4-Barton Lynch (AUS)
2.a: 1-Fabio Silva (BRA), 2-Peterson Rosa (BRA), 3-Gary Elkerton (AUS), 4-Marty Thomas (HAV)
3.a: 1-Rob Bain (AUS), 2-Richard Lovett (AUS), 3-Richie Collins (EUA), 4-Derek Ho (HAV)
4.a: 1-Flavio Padaratz (BRA), 2-Tom Curren (EUA), 3-Renan Rocha (BRA), 4-Brad Gerlach (EUA)
5.a: 1-Guilherme Herdy (BRA), 2-Mark Occhilupo (AUS), 3-Kaipo Jaquias (HAV), 4-Jake Paterson (AUS)
6.a: 1-Victor Ribas (BRA), 2-Luke Egan (AUS), 3-Shea Lopez (EUA), 4-Jojó de Olivença

10:30 horas - TERCEIRA FASE DA CATEGORIA GRAND MASTERS – 50 anos ou mais:
1.a: 1-Shaun Tomson (AFR), 2-Iain Buchanan (NZL), 3-Terry Fitzgerald (AUS), 4-Simon Anderson (AUS)
2.a: 1-Wayne Bartholomew (AUS), 2-Terry Richardson (AUS), 3-Daniel Friedman (BRA), 4-Ian Cairns (AUS)
3.a: 1-Michael Ho (HAV), 2-Hans Hedemann (HAV), 3-Zé Alla (BRA), 4-Peter Townend (AUS)
4.a: 1-Cheyne Horan (AUS), 2-Glen Winton (AUS), 3-Buzzy Kerbox (HAV), 4-Lula Menezes (BRA)

14:00 horas - QUARTA FASE DA CATEGORIA GRAND MASTERS:
1.a: 1-Lula Menezes (BRA), 2-Terry Richardson (AUS), 3-Shaun Tomson (AFR), 4-Peter Townend (AUS)
2.a: 1-Wayne Bartholomew (AUS), 2-Buzzy Kerbox (HAV), 3-Zé Alla (BRA), 4-Simon Anderson (AUS)
3.a: 1-Michael Ho (HAV), 2-Glen Winton (AUS), 3-Daniel Friedman (BRA), 4-Terry Fitzgerald (AUS)
4.a: 1-Iain Buchanan (NZL), 2-Cheyne Horan (AUS), 3-Hans Hedemann (HAV), 4-Ian Cairns (AUS)

14:30 até 17:30 horas – QUINTA FASE DA CATEGORIA MASTERS – 36 a 49 anos:
1.a: 1-Victor Ribas (BRA), 2-Fabio Silva (BRA), 3-Marty Thomas (EUA), 4-Barton Lynch (AUS)
2.a: 1-Renan Rocha (BRA), 2-Nathan Webster (AUS), 3-Jake Paterson (AUS), w.o-Gary Elkerton (AUS)
3.a: 1-Fabio Gouveia (BRA), 2-Guilherme Herdy (BRA), 3-Flavio Padaratz (BRA), w.o-Derek Ho (HAV)
4.a: 1-Tom Curren (EUA), 2-Peterson Rosa (BRA), 3-Ricardo Toledo (BRA), 4-Richie Collins (EUA)
5.a: 1-Jojó de Olivença (BRA), 2-Mark Occhilupo (AUS), 3-Shea Lopez (EUA), 4-Rob Bain (AUS)
6.a: 1-Kaipo Jaquias (HAV), 2-Richard Lovett (AUS), 3-Luke Egan (AUS), w.o-Brad Gerlach (EUA)

TABELA DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS QUARTAS DE FINAL:
CATEGORIA MASTERS – 36 a 49 anos – os 8 primeiros se classificam:
1.o: Victor Ribas (BRA) – 40 pontos
2.o: Guilherme Herdy (BRA) – 37
2.o: Renan Rocha (BRA) – 37
4.o: Fabio Gouveia (BRA) – 34
5.o: Fabio Silva (BRA) – 34
6.o: Peterson Rosa (BRA) – 34
7.o: Nathan Webster (AUS) – 34
8.o: Shea Lopez (EUA) – 31
9.o: Tom Curren (EUA) – 31
9.o: Mark Occhilupo (AUS) – 31
9.o: Luke Egan (AUS) – 31
9.o: Kaipo Jaquias (HAV) – 31
13: Flavio Padaratz (BRA) – 28
14: Richard Lovett (AUS) – 28
15: Jojó de Olivença (BRA) – 22
16: Rob Bain (AUS) – 22
17: Ricardo Toledo (BRA) – 19
18: Jake Paterson (AUS) – 13
18: Richie Collins (EUA) – 13
20: Derek Ho (HAV) – 10
21: Barton Lynch (AUS) – 07
21: Gary Elkerton (AUS) – 07
21: Brad Gerlach (EUA) – 07
24: Marty Thomas (EUA) – 04

CATEGORIA GRAND MASTERS – 50 anos ou mais – 8 primeiros se classificam:
1.o: Michael Ho (HAV) – 30 pontos
2.o: Shaun Tomson (AFR) – 30
2.o: Wayne Bartholomew (AUS) – 30
4.o: Terry Richardson (AUS) – 24
4.o: Glen Winton (AUS) – 24
6.o: Cheyne Horan (AUS) – 24
6.o: Iain Buchanan (NZL) – 24
8.o: Simon Anderson (AUS) – 18
8.o: Lula Menezes (BRA) – 18 – perdeu no desempate pelo ranking mundial da ASP
10: Hans Hedemann (HAV) – 18
11: Zé Alla (BRA) – 15
12: Buzzy Kerbox (HAV) – 15
13: Daniel Friedman (BRA) – 12
14: Ian Cairns (AUS) – 06
14: Terry Fitzgerald (AUS) – 06
16: Peter Townend (AUS) - 03

0 comentários: