sexta-feira, 22 de julho de 2011

SuperSurf vai iniciar uma nova Era no ASP Masters

Fonte: ASP South America / Por: João Carvalho – Assessoria de Imprensa do SuperSurf ASP World Masters Championship

A procura é intensa para as triagens do SuperSurf ASP World Masters Championship, que será realizada na próxima segunda-feira na Praia do Arpoador. Serão 24 brasileiros disputando duas vagas para a categoria Master e dezesseis lutando pelas duas na Grand Master. No dia seguinte, começa o evento aguardado por uma década e que certamente vai agitar a capital carioca com a presença de grandes ídolos do esporte.

O campeonato promovido pela Abril Midia vai decidir os títulos mundiais de 2011 em duas categorias da Association of Surfing Professionals (ASP). A Master terá 24 competidores com idade entre 36 e 49 anos e na Grand Master serão dezesseis surfistas com 50 anos ou mais. O SuperSurf ASP World Masters vai marcar o início de uma nova história principalmente na categoria Master.

Com a grande lacuna de 10 anos sem realização, o grupo estará totalmente renovado no Brasil. Alguns que competiram nela já atingiram meio século de vida e quatro deles vão agora disputar a Grand Master no Rio de Janeiro, o campeão Master de 2000, Cheyne Horan (AUS), Glen Winton (AUS), Hans Hedemann (HAV) e Iain Buchanan (NZL). Os outros dez indicados pela ASP por critério técnico, já participaram da Grand Master quando a idade era de 45 anos ou mais.

A Master foi de 35 a 44 anos nas últimas edições do Mundial da ASP, que aconteceu entre 1997 e 2001. O limite subiu para 36 a 49 anos e a renovação de nomes entre os inscritos para o SuperSurf ASP Masters é gigantesca. Apenas cinco dos 22 selecionados pela ASP participaram desta categoria dez anos atrás. O australiano Gary Elkerton venceu as duas últimas e vai tentar o tricampeonato no Rio de Janeiro aos 46 anos de idade. Os outros veteranos são os campeões mundiais do ASP World Tour, Tom Curren-foto (EUA) e Derek Ho (HAV), além de Barton Lynch (AUS) e Rob Bain (AUS).

Já a lista dos 17 estreantes é encabeçada pelo campeão mundial de 1999, Mark Occhilupo, com a Austrália vindo com mais cinco novidades, Luke Egan, Jake Paterson, Marty Thomas, Nathan Webster e Richard Lovett. Só o Brasil supera este número com os sete surfistas já confirmados para tentar um título inédito para o país na ASP. O primeiro da lista é Victor Ribas, até hoje o brasileiro que conseguiu a melhor colocação no ranking mundial, 3.o lugar em 1999.

Os pioneiros do Brasil no ASP World Tour, Fabio Gouveia e Teco Padaratz, Peterson Rosa, Jojó de Olivença, Guilherme Herdy e Renan Rocha, também estão garantidos. Mais dois serão classificados na triagem que acontece na segunda-feira, dia 25, com até 24 surfistas disputando as duas vagas de convidados para o SuperSurf ASP World Masters. Já os Estados Unidos terão três novos representantes de peso para fazer companhia a Tom Curren no Rio de Janeiro, Brad Gerlach, Richie Collins e Shea Lopez. E o havaiano Kaipo Jaquias fecha a relação dos calouros na categoria Master.

Na Grand Master a maioria é da Austrália com oito surfistas, metade dos participantes. Tem os campeões mundiais da categoria, Terry Richardson (1997) e Wayne Bartholomew (1999), além do reforço de Cheyne Horan, que chega com o título Master de 2000 no currículo. O único brasileiro confirmado é o carioca Daniel Friedman, mas tem as duas vagas de convidados da Abril Midia, organizadora do evento, que serão disputadas pelos 16 surfistas da triagem na segunda-feira. Já a África do Sul participa apenas com Shaun Tomson, os Estados Unidos não têm ninguém além dos havaianos Michael Ho e Buzzy Kerbox e Iain Buchanan defende a Nova Zelândia no SuperSurf ASP Masters Championship.

COLETIVA DE IMPRENSA - Também para a segunda-feira, dia 25, está prevista uma coletiva de imprensa com as principais estrelas do SuperSurf ASP World Masters Championship 2011. O local e o horário ainda serão anunciados durante esta semana. Entre os relacionados para compor a mesa, estão Tom Curren, Barton Lynch, Mark Occhilupo, Gary Elkerton, Cheyne Horan, Wayne Bartholomew, Terry Richardson e Shaun Tomson, cujos nomes ainda aguardam confirmação da ASP. Além deles, os brasileiros Fabio Gouveia, Victor Ribas, Daniel Friedman e Renan Rocha, que foi recentemente contratado pela Hang Ten e vai defender a marca no evento.

A Abril Midia adquiriu os direitos para realizar o SuperSurf ASP World Masters Championship no Brasil, firmando um contrato de 3 anos com a ASP. Com o patrocínio da Peugeot, co-patrocínio da Pioneer e Hang Ten, uma das pioneiras no ramo da surfwear, e com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, a primeira edição na Praia do Arpoador vai distribuir um prêmio recorde de 220 mil dólares no evento que poderá ser acompanhado ao vivo pelo www.supersurf.com.br

CATEGORIA MASTER – Lista dos 22 confirmados, por ordem do índice técnico da ASP:
Barton Lynch (AUS), Gary Elkerton (AUS), Tom Curren (EUA), Mark Occhilupo (AUS), Luke Egan (AUS), Rob Bain (AUS), Brad Gerlach (EUA), Victor Ribas (BRA), Jake Paterson (AUS), Fabio Gouveia (BRA), Derek Ho (HAV), Peterson Rosa (BRA), Flavio Padaratz (BRA), Richie Collins (EUA), Kaipo Jaquias (HAV), Shea Lopez (EUA), Marty Thomas (AUS), Nathan Webster (AUS), Richard Lovett (AUS), Guilherme Herdy (BRA), Jojó de Olivença (BRA) e Renan Rocha (BRA).
Próximo substituto: Armando Daltro (BRA)

GRAND MASTER – Lista dos 14 classificados por índice técnico da ASP:
Shaun Tomson (AFR), Wayne Bartholomew (AUS), Michael Ho (HAV), Cheyne Horan (AUS), Hans Hedemann (HAV), Glen Winton (AUS), Simon Anderson (AUS), Terry Richardson (AUS), Buzzy Kerbox (HAV), Peter Townend (AUS), Ian Cairns (AUS), Terry Fitzgerald (AUS), Daniel Friedman (BRA) e Iain Buchanan (NZL).
Próximo substituto: Cauli Rodrigues (BRA)

CAMPEÕES MUNDIAIS MASTER (35 a 44 anos) E GRAND MASTER (45 ou mais):
2001: Gary Elkerton (AUS) e Mark Richards (AUS) em Bundoran - IRLANDA
2000: Gary Elkerton (AUS) e Michael Ho (HAV) em Lafitenia - FRANÇA
1999: Cheyne Horan (AUS) e Wayne Bartholomew (AUS) em Lafitenia - FRANÇA
1998: Joey Buran (EUA) e Buzzy Kerbox (HAV) em Puerto Escondido - MEXICO
1997: Terry Richardson (AUS) foi o primeiro campeão em Cloudbreak, Tavarua Island - FIJI

0 comentários: