sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Filipe Toledo nas oitavas Arnette ASP World Junior

O terceiro round da competição masculina do Quiksilver apresenta Arnette ASP World Junior Championship começou a ser disputado nesta quinta-feira (27.10), no Arpoador. No entanto, diferente da quarta, quando o mar deu condições para os surfistas à tarde, o evento foi paralisado na oitava bateria devido à maré cheia. Nas baterias que foram realizadas, apenas um brasileiro avançou. Filipe Toledo chegou às oitavas com uma bela média e com a segunda melhor nota do dia. O jovem brazuca só foi ‘superado’ pelo atual campeão junior, o australiano Jack Freestone, que levou um 9,53 e fez média de 18,13.

As outras oito baterias do round 3 da competição masculina do Quiksilver apresenta Arnette ASP World Junior Championship serão realizadas nesta sexta-feira (28.10), no Arpex. A primeira chamada está prevista para às 7h.

Show brasileiro - Logo no início da terceira fase, na terceira bateria do dia, o brasileiro Filipe Toledo provou que merece a atenção de todos. Diante de um adversário casca grossa, o brazuca mostrou todo o seu talento, arrancou a segunda melhor nota do campeonato e avançou para as oitavas.

“Não tem nada melhor do que começar uma bateria com uma nota nove. Consegui e isso me deu segurança, confiança. Sabia que iria enfrentar um grande surfista, que manda muito bem, e entrei preparado. Fiquei muito feliz por ter avançado. Realmente estou tendo uma temporada incrível”, afirmou, lembrando que teve uma ajuda fora da água.

“A presença dos meus pais é muito importante. Minha mãe já estava aqui na última semana, quando disputei o profissional, e meu pai (Ricardo Toledo, ex-surfista profissional) chegou hoje. Ele me deixa muito mais tranqüilo e me passa a experiência que ele tem de competição”.

A mais disputada - Depois do show de Filipe, uma bateria de gringos deixou todos apreensivos no Arpex. O australiano Matt Banting enfrentou o francês Maxime Huscenot e conseguiu, a pouco mais de um minuto para o fim, se classificar. Com ondas bem surfadas, os dois tiveram média acima de 16 (16,50 e 16,13), mas um nove classificou o representante da Austrália.

“Estava pressionado. Consegui achar uma boa onda no final e virei a bateria. Sem dúvida foi uma ótima disputa. O Maxime também fez uma grande bateria, mas só passa um. Dei sorte de ter sido eu”, explicou.

O atual campeão e o líder do ranking - Outro australiano, na bateria seguinte, mostrou ser um dos favoritos para levar o título. Jack Freestone, atual campeão do ASP World Junior Championship, voou muito alto num aéreo, levou a melhor nota do campeonato (9,53), a melhor média (18,13) e passou para as oitavas. Ele, que caiu no round três da primeira etapa do ASP World Junior Championship 2011, realizada em Bali, quer muito vencer no Brasil.

“Achei um aéreo que me rendeu aquele nove. Realmente foi uma manobra muito boa. Estou me sentindo muito bem, a vontade, e espero um melhor resultado aqui. Depois de 10 anos, trouxe o título de volta para a Austrália e quero manter ele”, afirmou Freestone.

E para tentar manter o título na Austrália, outro surfista está mostrando trabalho. Líder do ranking atual, Davey Cathels avançou em sua bateria, a última do dia, com um pouco da ajuda da maré, que subiu e deixou as ondas pequenas. Isso acabou dificultando para o surfista brasileiro Ian Guimarães.

“As ondas menores acabaram me beneficiando. Consegui duas boas notas e cheguei na próxima fase. Acho que por ser grande, o Ian acabou sendo prejudicado pelo tamanho das ondas. Agora é esperar as ondas voltarem”, finalizou.

O Quiksilver apresenta Arnette ASP World Junior Championship é a segunda das três etapas anuais do ASP World Junior Championship que define os campeões mundiais. A primeira foi o Oakley ASP World Junior na Indonésia entre os dias 03 a 14 de outubro e a última será o Billabong ASP World Junior Championship em janeiro de 2012, na Austrália.

O Brasil Open de Surf é uma realização da Adding Sports com supervisão da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e patrocínio da Arnette, Oi, Quiksilver e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento homologado pela ASP South America como etapa do ASP World 6-Star também conta com o apoio da Oi Futuro, Oi FM, Urgh, DC, Roxy, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Favela Surf Clube e Arpoador Surf Clube, sendo transmitida ao vivo pelo www.brasilopenofsurfing.com.br

 ROUND 3 – MASCULINO – 16 BATERIAS (Ainda serão realizadas oito baterias)
1.a: 1-Kiron Jabour (HAW) x 2-Luan Carvalho (BRA)
2.a: 1-Frederico Morais (PRT) x 2-Caue Wood (BRA)
3.a: 1-Filipe Toledo (BRA) x 2-Medi Veminardi (REU)
4.a: 1-Matt Banting (AUS) x 2-Maxime Huscenot (FRA)
5.a: 1-Jack Freestone (AUS) x 2-Lucas Silveira (BRA)
6.a: 1- Arashi Kato (JPN) x Peterson Crisanto (BRA)
7.a: 1-Tanner Hendrickson (HAW) x Sidney Guimarães (BRA)
8.a: 1-Davey Cathels (AUS) x Yan Guimarães (BRA)
9.a:Garret Parkes (AUS) x Luel Felipe (BRA)
10.a:Santiago Muniz (ARG) x Cristobal De Col (PER)
11.a:Marco Fernandez (BRA) x Dane Zaun (USA)
12.a:Beyrick De Vries (ZAF) x Matt-Lewis Hewitt (NZL)
13.a:Conner Coffin (USA) x Italo Ferreira (BRA)
14.a:Keanu Asing (HAW) x Thomas Woods (AUS)
15.a:Caio Ibelli (BRA) x Hiroto Arai (JPN)
16.a: Ian Gouveia (BRA) x Evan Thompson (USA)

ROUND 4 – OITAVAS DE FINAL (quatro baterias ainda serão definidas)
Kiron Jabour (HAW) x Frederico Morais (PRT)
Filipe Toledo (BRA) x Matt Banting (AUS)
Jack Freestone (AUS) x Arashi Kato (JPN)
Tanner Hendrickson (HAW) x Davey Cathels (AUS)

0 comentários: