terça-feira, 5 de agosto de 2008

Paulistas terminam terceira etapa mais próximos do título 2008

Fonte CBSurf

Festa da Federação Paulista durante a entrega da premiação do Maresia Brasileiro de Surf amador, realizado de sexta a domingo (1 a 3/8) na famosa praia de Ponta Negra, em Natal no Rio Grande do Norte. Tanto atletas das categorias masculinas quanto das femininas saíram da capital potiguar com troféus e a esperança de faturar o título do Campeonato Maresia Brasileiro de Surf Amador 2008. Ao todo, foram quatro vitórias paulistas nas seis categorias. As outras duas tiveram potiguares nas primeiras posições. Um dos destaques da etapa Natal foi o jovem Carlos Fanning, 14 anos. Atleta local, ele faturou não só o título da categoria Iniciante, para atletas de até 16 anos, mas também o terceiro lugar na categoria Mirim.
Os surfistas do Rio Grande do Norte também dominaram a final da categoria Open, ficando com as três primeiras colocações. Vitória dos atletas John Max, Júnior Rocha e André Fagundes. A quarta colocação ficou com Aurélio Santana, da Bahia. Na Júnior, vitória do paulista Miguel Pupo, que vem demostrando muito talento durante toda a temporada. A segunda posição ficou com Djacson Paulino, do RN, seguido por Léo Andrade, da Bahia e o carioca José Eduardo. A esperança de vitória antecipada do RN acabou sendo anulada com a desclassificação de John Max no terceiro round.
Com as ondas pequenas e não tão constantes, os atletas precisaram se esforçar e mostrar criatividade na água para conquistar pontos. Foi esse o diferencial que entregou o título a São Paulo através do atleta Jessé Mendes na Mirim, seguido de Thiago Guimarães, Matheus Navarro e Carlos Fanning. Esses últimos continuaram no pódio para receber o primeiro e terceiro lugares da Iniciantes, que teve ainda o carioca Matheus Faria em terceiro e Daniel Munhoz e quarto.
Entre as mulheres, dupla comemoração para o Rio de Janeiro. Aos 17 anos, Camila Cássia mostrou excelente desempenho ao vencer as duas categorias femininas da prova, entre 24 inscritas. "Estou muito feliz. Tem muita gente boa aqui. As garotas deram show. Felizmente, a sorte virou pra mim no finalzinho das baterias e conquistei esses resultados", disse. As outras três colocações da Open ficaram com Kaena Brandi, a cearense Estefanny Freiras e a carioca Michele Desbouillons. Na Júnior, a paulista Camila brigou com Juliana Meneghel, Bárbara Muller, de Santa Catarina e a conterrânea Kaena Brandi, que completaram o pódio.
A 3ª etapa do Maresia Brasileiro de Surf 2008 foi uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem o patrocínio da Maresia pelo quinto ano consecutivo. A etapa contou com os co-patrocínios da Bad Boy, Ecológica, Mirage Soluções Gráficas, Shark Blocos, Radical Pranchas, Image & Art, Candeias; apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura do Natal, Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério do Esporte; Cobertura: Revista Fluir e Sites Waves.com.br.
O torrense Tiago Braga, único gaúcho que viajou até o litoral norte brasileiro para participar do evento, chegou até a rodada de quartas-de-final e terminou o evento na 13ª colocação.
Depois de passar em segundo lugar na primeira fase, Tiago acabou amargando a última posição na última bateria das quartas.
Com 9,05 pontos somados, o surfista de Torres ficou atrás de Jonathan Correia, que fez 10,75 pontos e também foi eliminado com a terceira posição.