quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ASP ELIMINA REPESCAGENS DO WORLD TOUR

Fonte: Surftotal


A ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) vai eliminar as repescagens do World Tour.

A alteração deverá ocorrer a partir do Billabong Pro Teahupoo do próximo ano, sendo opcional durante o resto da temporada de 2009, e passando a obrigatória a partir do ano seguinte.

O novo formato diminuirá de quatro para três dias o tempo necessário para que uma etapa do Circuito Mundial seja concluída. No entanto, a Billabong, patrocinador oficial das etapas de Teahupoo, Jeffreys Bay, Mundaka e Pipeline já revelou que optará por este sistema.

No sentido inverso, a primeira etapa do World Tour patrocinada pela Quiksilver manterá o sistema tradicional. A outra gigante do surf, a Rip Curl, ainda não divulgou se adopta o novo formato nas etapas que patrocina: Bells Beach e Rip Curl Pro Search.

Atualmente, a primeira fase das provas do World Tour tem 48 surfistas divididos em baterias de três, onde o primeiro classificado passa directamente para o round 3, enquanto os 2º e 3º classificados vão para a repescagem.

Com o novo formato, serão duas fases de 32, sempre em baterias homem-a-homem. Os top 16 só vão entrar em acção no round 2, onde irão defrontar os 16 vencedores da primeira fase.

Outra novidade é que os top 10 do ano anterior têm suas posições mantidas ao longo de toda a temporada. Já os surfistas que ocuparam da 11ª à 16ª posição podem ser substituídos a partir da terceira etapa, em Teahupoo.

Segundo o brasileiro Renato Hickel, Tour Manager da ASP, “Poderão ser feitos alguns ajustes após a reunião da ASP, em Dezembro, no Havai,” afirmou. “É possível que se diminua de dez para oito o número de surfistas que se mantêm como cabeças-de-série ou que todos possam ser substituídos depois da etapa de Tehaupoo” – explicou, em entrevista ao site da ASP.

O campeão do mundo de 2007, Mick Fanning, e o campeão do mundo de 2001, CJ Hobgood, vencedor dos ISA World Surfing Games que se realizaram recentemete na Costa de Caparica, já demonstraram o seu agrado por este novo formato que, segundo os mesmos, irá permitir mais espectáculo e a oportunidade dos eventos se realizaram sempre com as melhores ondas.

Postagens Relacionadas: