segunda-feira, 20 de outubro de 2008

AUSTRÁLIA REVALIDA TÍTULO MUNDIAL NOS ISA W.S.GAMES

Fonte: Surftotal

Terminaram os ISA World Surfing Games. A Austrália é campeã do mundo pela terceira vez consecutiva, Portugal foi sexto classificado e conquistou um total de quatro medalhas: três no bobyboard e uma no Aloha Cup. Em 2009 os “Jogos Olímpicos do Surf” mudam-se para a América Central, onde a Costa Rica será o país anfitrião.

Chegou ao fim uma semana de grandes emoções na Costa da Caparica. Durante oito intensos dias, 29 selecções de todo o mundo defrontaram-se pelos títulos mundiais de surf, bobyboard e longboard.

No final, a Austrália voltou a fazer a festa pela terceira vez consecutiva e pela quarta em seis edições dos ISA World Surfing Games (WSG), Portugal ganhou duas medalhas de prata — uma por equipa, no Aloha Cup, e outra individual por intermédio de Manuel Centeno (bobyboard) — além de duas de bronze — Hugo Pinheiro e Rita Pires (bobyboard).

“Fizemos um bom campeonato e, precisamente por isso, acho que os atletas mereciam mais. Mas no conjunto tenho de estar satisfeito com a prestação da equipa. Individualmente foram óptimos e funcionaram muito bem como equipa”, referia no final o seleccionador nacional José Braga, frisando que se no início o seu objectivo era um lugar no top 6, à medida que a semana foi avançando a vontade de chegar mais longe também.

Também os atletas sonhavam com mais, pelo trabalho que fizeram, pela qualidade do seu surf, por estarem no seu país. Mas, apesar disso, era o sentimento de dever cumprido que predominava entre os medalhados. “Foi uma disputa muito táctica e, com um mar pequeno como estava é sempre importante entrar logo bem. Queríamos dar a alegria do ouro a toda a gente que aqui nos veio a apoiar, mas não deu. Demos o nosso melhor e para o ano vamos lá [Costa Rica] buscar o título”, garante o sempre bem disposto Manuel Centeno.

Já Hugo Pinheiro, a surfar em casa, não escondia alguma desilusão por ter ficado pelo bronze. “Gostaria de ir mais longe, mas a prata e o bronze é muito bom, é mais uma prova de que o bobyboard nacional está em grande”, afirmava Pinheiro, salientando o facto de tanto ele como Centeno, como Rita Pires terem chegado à final depois de nunca terem perdido no quadro principal.

“Este último heat foi o que me correu pior em todo o campeonato. Não me consegui encontrar e nem consegui ter uma estratégia. Nesta altura qualquer uma das quatro podia vencer. E a vitória da Natasha [Sagardia] é a prova de que quem é persistente e acredita acaba por se dar bem”, analisou a pentacampeã europeia Rita Pires.

Da parte da organização portuguesa, a cargo do Centro Internacional de Surf, o balanço não podia ser melhor. “Correu muito bem. Tivemos os melhores surfistas, um tempo fabuloso e o público correspondeu e não deixou de apoiar os atletas”, afirmou Miguel Inácio. O presidente da ISA, Fernando Aguerre, por sua vez, destacou que, “este é um espectáculo de surf, mas acima de tudo das várias Nações do Mundo.”

Sob a égide da International Surfing Association (ISA), esta é a maior organização de sempre promovida pelo Centro Internacional de Surf, depois dos grandes sucessos do EuroJunior 2004, EuroSurf 2005 e dos ISA World Junior Surfing Games 2007.

World Champions
Gold: Australia - 17.238 pts.
Silver: USA - 14.284 pts.
Bronze: Brazil - 12.610 pts.
Copper: France - 11.819 pts.

Open Men
Gold: CJ Hobgood (USA)
Silver: Heath Joske (AUS)
Bronze: Dayyan Neve (AUS)
Copper: Kai Otton (AUS)

Open Women
Gold: Sally Fitzgibbons (AUS)
Silver: Marie Dejean (FRA)
Bronze: Camila Cassia (BRA)
Copper: Lauren Sweeney (USA)

Bodyboard Men
Gold: Marcus Lima (BRA)
Silver: Manuel Centeno (POR)
Bronze: Hugo Pinheiro (POR)
Copper: David Lee (ZAF)

Bodyboard Women
Gold: Natasha Sagardia (PRI)
Silver: Heloise Bourroux (FRA)
Bronze: Rita Pires (POR)
Copper: Lilly Pollard (AUS)

Longboard
Gold: Matthew Moir (ZAF)
Silver: Harley Ingleby (AUS)
Bronze: Taylor Jensen (USA)
Copper: Phil Rajzman (BRA)

Aloha Cup
Gold: France
Silver: Portugal
Bronze: Costa Rica
Copper: South Africa

Postagens Relacionadas: