terça-feira, 21 de outubro de 2008

DIANA CRISTINA COMEMORA EM DOSE DUPLA NO ENCERRAMENTO DO CIRCUITO PETROBRAS DE SURFE

Fonte: Ondas do Sul

Surfista paraibana vence etapa do Arpoador (RJ) e é campeã do Circuito Petrobras e do Brasil Tour 2008, faturando uma viagem para Indonésia

Uma nota dez unânime no início da finalíssima do Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2008 – Troféu Deborah Farah mostrou que não seria fácil tirar o caneco das mãos de Diana Cristina (PB), a Tininha, que chegara à terceira e última etapa, no Arpoador (RJ), como líder do ranking e forte candidata ao título. Nem o surfe arrojado de Gabriela Teixeira (RJ) ou potente das maiores adversárias de Diana na disputa pela coroa, Suelen Naraísa (SP) e Krisna de Souza (RN), foi bastante para barrar a indiazinha paraibana na decisão. As fortes ondas de 1,5 metro de altura deste domingo (19/10) foram perfeitas para encerrar bem a temporada 2008, coroando a vitória de Tininha, um dos maiores talentos do surfe brasileiro, e o bom desempenho de Gabriela, Suelen e Krisna, segunda, terceira e quarta colocadas na etapa, respectivamente.

"O Arpoador está me dando sorte. Estou muito feliz por ter conquistado este título. Acho que o fato de ter ganho o WQS aqui me deu força para esta etapa. Estou em uma fase boa de competição. Agora vou pra o Havaí e quero tentar me classificar para o WCT ainda este ano", disse Tininha.

Além da vitória, a paraibana garantiu dois bicampeonatos: do Circuito Petrobras de Surfe Feminino e do Brasil Tour (divisão de acesso do surfe nacional), e ainda faturou uma viagem para o Mentawaii, na Indonésia, com uma ajuda de custo de U$ 1,5 mil.

"Esta viagem será mais um sonho concretizado. Estou muito empolgada", disse.

Quem também fez bonito foi a pernambucana Monik Santos, encerrando um ano de evolução e bons resultados. Ela radicalizou ao extremo na eletrizante AntiQueda Expression Session, contundiu o ombro esquerdo numa manobra forte, mas saiu da água com o prêmio de R$ 1 mil.

Na categoria Open, aberta a atletas amadoras de qualquer idade, o título da etapa e do Circuito 2008 ficou com a talentosa carioca Isabela Lima, local do Recreio dos Bandeirantes, campeã Mirim em 2007. Gabriela Brêtas, de Cabo Frio (RJ), ficou em segundo, seguida de Bárbara Rizzeto (RJ) e Nathalie Paola (SP).

"Estou muito contente e quero dedicar este título ao meu ex-treinador, Kiko, que faleceu há pouco tempo e me ajudou muito. Também agradeço aos meus pais, que sempre me apoiaram e vieram todos estes dias para a praia me dar uma força", diz Isabelinha.

Nas categorias de base, destaque para a competitiva Stephanie Freitas (CE), que repetiu as boas campanhas de etapas anteriores. Ela não deu chance às adversárias na final da categoria Mirim, venceu a etapa e ficou com a coroa deste ano, feito que também conseguiu ao terminar em segundo na Júnior.

Stephanie foi eleita a atleta revelação do Circuito em 2008, ganhou o Troféu Brigitte Mayer, além de uma passagem para qualquer localidade do Brasil, oferecida pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

"Era isso que eu queria! Ainda tentei vencer na Open, mas estou muito feliz por conquistar este prêmio e meus objetivos deste ano e ainda ter uma viagem para fazer", diz a jovem surfista cearense.

Juliana Meneghel (SP), Luana Braga (RJ) e Estrela Blanco (RJ) terminaram em segundo, terceiro e quarto na Mirim. Nathalie Paola (SP) venceu a Junior, Estrela ficou em terceiro e Taís Soares em quarto (RJ).

As pequeninas Dominik Pupo (SP), Wendy Guimarães (RJ), Letícia Freitas (SP) e Sandra Maria (SP) foram as grandes estrelas da categoria grommets (até 12 anos). Elas enfrentaram um mar pesado, e a tradição falou mais alto. Dominik, filha do veterano da elite nacional Wagner Pupo e irmã do promissor Miguel Pupo, foi a campeã da etapa. A local de Saquarema (RJ) Wendy Guimarães ficou com o título do Circuito.

"Liguei para minha mãe e ela nem acreditou que ganhei! Quero dedicar este título aos meus pais. É muito bom surfar em família, sem cobranças, num ambiente legal. Eu adoro competir!", comemorou Dominik.

Na areia, o clima foi de festa e conscientização. Questões como a prevenção da violência no trânsito e o combate à dependência química, colaborando com a campanha "Onda Boa" do Conselho Municipal de Prevenção às Drogas, além de esclarecimentos sobre AIDS, DSTs e até mesmo a Dengue, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram algumas das atividades do final de semana no Arpoador.

A programação esteve recheada de apresentações de teatro da Secretaria de Saúde do Rio e da Comlurb, formas descontraídas e instrutivas de alertar para os problemas da vida cotidiana e para a preocupação com o meio-ambiente.

Uma customização das bolsas distribuídas pelo Circuito Petrobras de Surfe Feminino contribuiu para a conscientização ambiental, numa campanha pela substituição de sacolas plásticas por sacolas de pano. E o grupo Batucadas Brasileira, formado por jovens do projeto social do baterista Robertinho Silva, entreteve o público durante o evento.

Resultados Etapa do Arpoador (RJ)

Profissional
1- Diana Cristina- PB
2- Gabriela Teixeira - RJ
3- Suelen Naraísa - SP
4- Krisna de Souza - RN
5- Brigitte Meyer (RJ) e Taís de Almeida (RJ)
7- Andréa Lopes (RJ) e Givanilta Ferreira (RN)

Open
1- Isabela Lima – RJ
2- Gabriela Bretas – RJ
3- Bárbara Rizetto – RJ
4 – Nathalie Paola - SP

Junior
1- Nathalie Paola – SP
2- Stephanie Freitas - CE
3- Estrela Blanco – RJ
4- Taís Soares - RJ

Mirim
1- Stephanie Freitas - CE
2- Juliana Meneghel - SP
3- Luana Braga - RJ
4- Estrela Blanco - RJ

Grommets
1 –Dominik Pupo – SP
2 –Letícia Freitas – SP
3 – Wendy Guimarães – RJ
4 – Sandra Maria – SP

Ranking Final Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2008
Profissional
1- Diana Cristina – PB – 4095 pontos
2- Suelen Naraisa – SP – 3510 pontos
3- Krisna de Souza – RN – 3390 pontos
4- Gabriela Teixeira – RJ – 3210 pontos
5- Taís de Almeida – RJ – 2880 pontos
6- Andréa Lopes – RJ – 2416 pontos

Open
1- Isabela Lima – RJ – 2385 pontos
2 – Stephanie Freitas – CE – 2285 pontos
3 – Juliana Meneghel – SP – 1938 pontos
4 – Nathalie Paola – SP – 1916 pontos
5 – Camila Cássia – SP – 1900 pontos

Junior
1 – Stephanie Freitas – CE – 2710 pontos
2 – Nathalie Paola – SP – 2187 pontos
3 – Camila Cássia – SP – 1800 pontos
4 – Isabela Lima – RJ – 1690 pontos
5 – Vitória Tebet – SP – 1617 pontos

Mirim
1- Stephanie Freitas- CE – 3000 pontos
2- Nathalie Paola – SP – 2366 pontos
3- Bárbara Segato – ES- 1997 pontos
4- Estrela Blanco – RJ - 1916 pontos
5- Isabela Lima – RJ – 1845 pontos

Grommets
1- Wendy Guimarães – RJ – 2810 pontos
2- Letícia Freitas – SP- 2700 pontos
3 – Karol Ribeiro – RJ - 1916 pontos
4- Dominik Pupo – SP -1810 pontos
5 –Luara Thompson – RJ - 1312 pontos

RANKING FINAL BRASIL TOUR 2008
1- Diana Cristina – PB – 4955 pontos
2- Krisna de Souza- RN – 4390 pontos
3- Gabriela Teixeira – RJ – 3880 pontos
4- Suelen Naraísa – SP – 3510 pontos
5- Taís de Almeida – RJ – 3490 pontos
6- Andréa Lopes – RJ – 3146 pontos

ATLETAS CLASSIFICADAS PARA O SUPER SURF 2009 PELO BRASIL TOUR
Gabriela Leite (SC), Marina Werneck (SC), Brigitte Meyer (RJ), Juliana Quint (SC), Nathalie Martins (PR) e Bruna Queiroz (SP)

Patrocínio: PETROBRAS

Co-patrocínio: Antiqueda Surfing Company e GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

Apoio: Roxy Acessórios, Revista Ehlas, Prefeitura do Rio de Janeiro, Governo do Estado do RJ, Projeto Onda Boa, Secretaria Municipal de Saúde, Grupo Pela Vida, Adolecentro, Governo do Estado do RJ, Marcha Mundial das Mulheres, Católicas pelo Direito de Decidir, Abrasp, CBS, Federação de Surfe do RJ, Arpoador Surfe Clube, Favela Surfe Clube, Ministério do Esporte, Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.

Postagens Relacionadas: