
WQS Onbongo Pro Surfing, em Ubatuba, terá estrelas brasileiras do WCT
ETAPA NÍVEL MÁXIMO 6 ESTRELAS COMEÇA NO DIA 21, NA PRAIA DE ITAMAMBUCA
Campeões em 2005, em Florianópolis, e no ano passado, em Ubatuba, as estrelas brasileiras do WCT, o cearense Heitor Alves e o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, estão entre os inscritos para o Onbongo Pro Surfing 2008, que começa no próximo dia 21, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba. A etapa nível máximo 6 estrelas do Circuito Mundial WQS encerra a “perna” sul-americana de final de ano e distribuirá US$ 135 mil em premiação e 2.500 pontos no ranking.
Além disso, estará em disputa o título sul-americano. Até o momento, antes dos resultados do WQS 6 estrelas de Itajaí (SC), o carioca Simão Romão é o líder com 6.125 pontos. Ele foi vencedor da etapa encerrada no Rio de Janeiro, no domingo, vice no Local Motion Guarujá Pro (4 estrelas) e também terceiro no Onbongo Pro de 2006. Também do Rio de Janeiro, o ex-top do WCT, Raoni Monteiro, duas vezes seguidas vice no Onbongo Pro (2004 e 2005), está em segundo, com 5.425. O talento local, Hizunomê Bettero, é o terceiro, com 4.150.
Voltando aos integrantes brasileiros do WCT na disputa, o catarinense Neco Padaratz, o carioca Leo Neves e o paranaense Jihad Kohdr também estão inscritos para a disputa em Ubatuba. Jihad, inclusive, tem excelentes lembranças do evento. No ano passado, ele assegurou a sua vaga à elite mundial com a terceira posição na etapa, sendo superado por Adriano de Souza, na semifinal.
Na disputa pelo título mundial WQS, o australiano Josh Kerr, atual número 5, é outra fera confirmada. Até o momento surfistas de 12 países estarão em ação na Praia de Itamambuca, que pelo terceiro ano seguido recebe o evento, em sua sétima edição (as quatro primeiras foram realizadas em Florianópolis).
CAÇULAS - Na lista dos atletas já garantidos para o Onbongo, o mais velho será o paraibano Fábio Gouveia, com seus 39 anos de idade, o primeiro brasileiro a vencer uma etapa do Circuito Mundial, em 1990, e já em clima de despedida do Tour. Já os caçulas serão o paulista Gabriel Medina, novo campeão estadual mirim, com 15 anos, o chileno Guilermo Satt e o paranaense Peterson Crisanto, o Urso, vice-campeão mundial mirim este ano na França, ambos com 16.
O Onbongo Pro Surfing 2008 é apresentado por Nova Schin e tem os patrocínios de Gardel e Própainel. Co-patrocínios de Red Beach, Central Surf, Krokodiu’s, Overboard, Surftrip, Kyw, Hot Water, Gati, Ophicina, San Surf, Akami, Potência, Tent Beach, Quiver, Match Point, Surf-Xpress e Econos. Colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de SP. Apoio: Itamambuca Eco Resort, Pousada Canto de Itamambuca, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e Areia Summer House. É uma realização da ASP South America com homologação da Association of Surfing Professionals (ASP) e parceria da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf (CBS). Divulgação da Sportv, Waves, 89 FM, Fluir e Blackwater.