
Encerrado no domingo 26 de outubro, a última etapa do Circuito Nordestino Amador, o Pena Surf Nordeste, na praia do Pontal em Baía Formosa (RN).
O circuito foi finalizado com chave de ouro com boas ondas em uma das mais belas praias do litoral Nordestino. Baía Formosa paraíso para surfistas e ecoturistas, uma vila ainda com ares de vila de pescadores, reúne praias virgens e barcos de pesca com uma pequena estrutura turística. É um espetáculo de belezas naturais e se você tiver um pouquinho de sorte pode até ver um peixe-boi marinho que vez por outra sai da reserva em mares paraibanos para um passeio em Formosa.
O Pena Surf Nordeste acontece desde 2003 e é um dos melhores circuitos de surf amador do Brasil. Neste ano de 2008 o circuito teve duas etapas em picos inéditos e que foram o maior sucesso, Maranhão e Baía Formosa.
Parabéns a marca Pena que sempre apóia o surf e é o patrocinador oficial deste circuito que tanto ajuda a despontar novos atletas, além de distribuir uma excelente premiação.
A primeira final a cair no mar foi a estreante, os potiguares Cleodon Costa, Sidney Silva, Cristiano Camilo e Herlleson de Souza disputaram onda a onda o título da etapa. Sidney Silva comandou as ações durante toda a bateria vencendo a etapa com um somatório 13,35 deixando o seu conterrâneo Cleodon Costa em segundo. Herlleson ficou em terceiro e Cristiano em quarto. O potiguar Everton Pinto não fez final, mas foi campeão do circuito.
Em seguida os iniciantes mostraram que a nova geração promete dar trabalho no futuro. Disputaram o título da etapa os cearenses Saulo Barros, Maicon segundo no ranking, Rafael Venuto e o potiguar destaque no evento e líder do ranking Ítalo Ferreira. Ítalo mais uma vez quebrou tudo fazendo um somatório 15,0 vencendo a etapa e o circuito. Saulo também surfou muito, mas não conseguiu vencer Ítalo ficando em segundo. Rafael ficou com a terceira colocação na etapa e Maicon em quarto.
Na categoria Mirim mais uma vez os cearenses foram a maioria, mas o potiguar Ítalo Ferreira não deu mole repetiu a dose vencendo a etapa. O cearense Diego Mendes ficou em segundo e garantiu o título do circuito. Os cearenses John Everson e Marcos Otávio ficaram em terceiro e quarto lugares respectivamente.
As meninas entraram com tudo no mar para disputar o título da etapa já que a cearense Nayara Silva já é campeã do circuito por antecipação. Stefany destruíu as direitas do Pontal arracando dos juízes uma nota 7,0 e garantindo assim o título da etapa. A campeã 2008 Nayara nos minutos finais virou em cima da potiguar Gabriela Silveira e terminou a etapa em segundo. Gabriela ficou com a terceira colocação e sua conterrânea e local de BF Alessandra Ramos ficou em quarto.
Na categoria longboard o potiguar Nikleberson começou bem a bateria, mas logo o campeão do circuito o paraibano Johnson Jacques virou a bateria a seu favor arrancando notas 6,75 e 7,0 vencendo também a etapa. Nikleberson não conseguiu mais se recuperar e terminou em segundo na etapa e no ranking do circuito, seu conterrâneo Leo Macedo terminou a etapa em terceiro e o pernambucano Reginaldo Nascimento em quarto.
Os Masters Marco Aurélio, Cardoso Junior, Chicó Nascimento e Ivan Medeiros mostraram toda a experiência dentro d´água para disputar o título da etapa já que o campeão do circuito foi o cearense Sérgio Ricardo. O potiguar Chicó Nascimento local de BF surfou muito a vontade no quintal de casa arrancando notas 8,0 e 6,0 dos juízes e vencendo a etapa. Seu conterrâneo Ivan Medeiros virou nos minutos finais em cima do cearense Marco Aurélio ficando com a segunda colocação. O cearense Cardoso Jr. terminou a etapa em quarto.
A categoria Sênior foi bastante disputada já que os cearenses Flávio Sukita, Alessandro Nogueira e Luciano Cavalcante disputavam o título do circuito. O potiguar Joca Junior mostrou ainda estar com todo o gás e venceu a etapa somando notas 6,65 e 5,5. Luciano Cavalcante assumia a segunda colocação até que nos minutos finais seu conterrâneo Sukita pegou uma boa onde fez várias manobras e virou em cima dele terminando em segundo na etapa e consagrou-se campeão do circuito. Alessandro Nogueira terminou a etapa em terceiro e Luciano em quarto.
Na Grand Máster o local de Baía Formosa João Maria mostrou que conhece bem as direitas do Pontal somando 11,35 para vencer a etapa. O potiguar Gustavo Jorge ficou com a segunda colocação somando 9,3. O cearense Marco Aurélio não conseguiu o título da etapa ficando em terceiro, mas terminou como campeão do circuito. Figueiredo outro local de BF ficou com a quarta colocação.
O potiguar André Fagundes não deu chances aos seus adversários e fez bem a lição de casa vencendo a etapa e o circuito. O cearense Carlos Alexandre até que tentou fazendo notas 6,25 e 4,6, mas terminou a etapa em segundo. Os cearenses Gutembergue Silva e André Santos ficaram em terceiro e quarto.
A categoria Júnior foi show de surf nas direitas do Pontal. O potiguar Djackson Paulino comandou a bateria do começo ao fim com notas 5,0 e um 7,75 levou a etapa e o título de campeão Júnior no circuito, Djackson é uma das grandes promessas do surf potiguar. O potiguar Marinho Lima e o cearense Ícaro Lopes fizeram uma disputa acirrada pela segunda colocação, Marinho somou um 5,75 e 5,80, mas Ícaro pegou uma boa onda onde deu várias batidas virando a bateria e terminando a etapa em segundo deixando Marinho em terceiro. Ítalo Ferreira que surfou muito durante todo o evento não se encontrou na bateria ficando em quarto.
Outro local de Baía Formosa Júlio Cavalcante fez a mala dos seus adversários na categoria Open. Júlio mandou aéreo, pegou tubo se esbaldou no quintal de casa e venceu a etapa deixando seu conterrâneo, grande nome do surf potiguar Joca Júnior com a segunda colocação. Esdras Cavalcante ficou com a terceira colocação e o cearense Artur Silva que no sábado tinha feito o maior somatório do evento ficou com a quarta colocação. O potiguar André Fagundes não fez final no evento, mesmo assim foi campeão do circuito.
O Pena Surf Nordeste contou com os tradicionais parceiros Blocos Teccel, Starboard Shop, Matesa, Filati Malhas, Eberle, Haco, Nossa Moto Yamaha e da TV e FM Tropical, do Governo do Estado/Codesp além das pranchas BF e Surf Shops a exemplo da Surf Brasil, Qonda, Redenção, entre outras, sendo realização da Top 16, com Federação de Surf do RN, homologação ANS e CBS.
Resultados da Etapa:
Open
1° Júlio Cavalcante - RN
2° Joca Júnior - RN
3° Esdras Cavalcante - RN
4° Artur Silva – CE
Junior
1° Djackson Paulino – RN
2° Ícaro Lopes - CE
3° Marinho Lima - RN
4° Ítalo Ferreira – RN
Mirim
1° Ítalo Ferreira – RN
2° Diego Mendes – CE
3° Marcos Otávio – CE
4° John Everson – CE
Estreante
1° Sidney Silva - RN
2° Cleodon Costa - RN
3° Herlleson de Souza - RN
4° Cristiano Camilo - RN
Iniciante
1° Ítalo Ferreira – RN
2° Saulo Barros – CE
3° Rafael Venuto – CE
4° Maicon – CE
Feminino
1° Estefany Freitas – CE
2° Nayara Silva - CE
3° Gabriela Silveira – RN
4° Alessandra Ramos – RN
Universitário
1° André Fagundes - RN
2° Carlos Alexandre – CE
3° Gutembergue Silva – CE
4° André Santos – CE
Longboard
1° Johnson Jacques - PB
2° Nikleberson - RN
3° Leo Macedo - RN
4° Reginaldo Nascimento - PE
Máster
1° Chicó Nascimento – RN
2° - Ivan Medeiros – RN
3° - Marco Aurélio – CE
4° - Cardoso Júnior - CE
Sênior
1° - Joca Jr. – RN
2° - Flávio Sukita - CE
3° - Alessandro Nogueira - CE
4° - Luciano Cavalcante – CE
Grand Máster
1° - João Maria – RN
2° - Gustavo Jorge – RN
3° - Marco Aurélio – CE
4° Figueiredo – RN
Campeões do Circuito em 2008:
Estreante - Everton Pinto – RN
Mirim – Diego Mendes – CE
Iniciante – Ítalo Ferreira – RN
Junior – Djackson Paulino – RN
Feminino – Nayara Silva – CE
Universitário – André Fagundes – RN
Longboard – Johnson Jacques – PB
Master – Sérgio Ricardo – CE
Sênior – Flávio Sukita – CE
Grand Master – Marco Aurélio – CE
Open - André Fagundes – RN