
O potiguar André Fagundes venceu o Hudred Nordeste de Surf Universitário 2ª etapa, em Ponta Negra, e garantiu uma viagem para o Havaí como premiação. Ele venceu com facilidade o cearense André Santos na final da principal categoria do evento, a Open. Embora ainda tenha a última etapa do circuito, em Fortaleza, Fagundes é o campeão antecipado por ter vencido também a primeira etapa.
Como o circuito de três etapas elimina o pior resultado de cada atleta, Fagundes, surfista local de Ponta Negra e estudante de engenharia civil, pode até dispensar a última etapa. Ele disparou na dianteira logo no início da bateria final. Com uma batida e um floater ele arrancou gritos da torcida que estava na praia e conseguiu uma média uma média 6,00.
Pouco depois, Fagundes pegou mais uma onda e executou outro floater e tirou uma nota menor, um 3,5, mas aumentou ainda mais a diferença para o cearense. André Santos demorou muito para pegar sua primeira onda, o que aconteceu quando faltava apenas seis minutos para o encerramento. Mesmo assim foi uma onda fraca, não ameaçando o reinado do potiguar, que venceu de 9,5 por 4,15.
Na categoria Feminino, a sergipana estudante de Ciências Biológicas Carine Góis não teve dificuldades em vencer a cearense Manuella Brasil e a potiguar Gabriela Silveira.
A Master Degree (formados) foi decidida nos últimos momentos, quando o potiguar Kleiber Rodrigues desferiu três batidas de back-side e garantiu uma nota 5,5. Com isso ele virou a bateria contra o pernambucano Marquito Santos. Com a terceira e quarta colocações ficaram, respectivamente, André Pinheiro e Roger Alexandre.
O universitário cearense de Redes de Computação François Costa garantiu o título na categoria iniciante. O vice-colocado, Rafael Cabral (RN) perdeu a liderança nos minutos finais da bateria, quando cometeu interferência. Em terceiro ficou Johnny Ferreira (RN) e Flávio Henrique (RN).
A segunda etapa do Hudred Nordeste de Surf Universitário foi um sucesso de público e de atletas e contou com a presença dos universitários do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e aconteceu no cartão postal de Natal-RN (Praia de Ponta Negra) com boas ondas nas séries que rolavam em frente ao palanque do evento.
O organizador do Hudred Nordeste de Surf Universitário e presidente da Associação Brasileira de Surf Universitário (Abrasu), Ailton Júnior, adiantou que vai reservar um prêmio surpresa para o vice-colocado no circuito da categoria Open. "Ainda não decidi o destino, mas a ABRASU deve premiar o vice com outra passagem aérea", disse ele, para fortalecer a etapa final com a presença dos nordestinos universitários em Fortaleza, nos dias 10 e 11 de Janeiro de 2009.
O Nordeste de Surf Universitário tem o patrocínio da Hudred Surf Wear, e apoio dos blocos Teccel, FESURF. A realização é da Classic Promoções e Associação Brasileira de Surf universitário.
Resultados da 2ª etapa (Ponta Negra-RN):
Open
1 – André Fagundes (RN)
2 – André Santos (CE)
3 – Leonardo Ferreira (PE)
4 – Philipe Maia (CE)
Iniciante
1 – François Costa (CE)
2 – Rafael Cabral (RN)
3 – Johnny Ferreira (RN)
4 – Flávio Henrique (RN)
Master Degree
1 – Kleiber Rodrigues (RN)
2 – Marquito Santos (PE)
3 – André Pinheiro (RN)
4 – Roger Alexandre (RN)
Feminino
1 – Carine Góis (SE)
2 – Manuella Brasil (CE)
3 – Gabriela Silveira (RN)
Ranking após 2 etapas:
Open
1 – André Fagundes (RN) – 2000 pts.
2 – Leonardo Ferreira (PE) – 1197 pts.
3 – André Santos (CE) – 1129 pts.
4 – Emílio Jerry (CE) – 900 pts.
Iniciante
1 – François Costa (CE) – 1810 pts.
2 – André Fontes (CE) – 1387 pts.
3 – Daniel de Sousa (CE) – 961 pts.
4 – Caio Magno (CE) – 900 pts.
4 – Rafael Cabral (RN) – 900 pts.
Master Degree
1 – Paulo Marcelo (CE) – 1000 pts.
1 – Kleiber Rodrigues (RN) – 1000 pts.
3 – Marquito Santos (PE) – 900 pts.
3 – Eduardo Matos (CE) – 900 pts.
Feminino
1 – Carine Góis (SE) – 1000 pts.
1 – Tânia (CE) – 1000 pts.
3 – Manuella Brasil (CE) – 900 pts.
3 – Amanda Scobar (CE) – 900 pts.
5 – Daniele Pinheiro (CE) – 810 pts.
5 – Gabriela Silveira (RN) – 810 pts.
Fotos:






