Decorreu nos dias 30 de Novembro e 01 de Dezembro o I Troféu Quarteira Surf Project, na praia de Quarteira. Esta prova saldou-se por um sucesso ao nível desportivo uma vez que na sua 1ª edição contou com boas condições de mar bem como surfistas de todo o Algarve e da região centro.
O frio que se fez sentir não foi barreira para os atletas e entusiastas do surf que se deslocaram a Quarteira. A Praça do Mar foi o local escolhido para a realização da prova o que favoreceu a concentração de público no local a assistir aos heats. Este evento contou com 48 inscritos distribuídos pelas categorias de Surf Open, Sub 16, Sub 14, Sub-12 e Feminino.
O mar apresentou-se com ondas de 1 metro no primeiro dia e de meio metro no segundo com formação ordenada e vento fraco offshore. A vitória na categoria Open sorriu a Miguel Mouzinho que se superiorizou na final a Luís Niza, Melvin Lipke e Gil Rita. Com incerteza até ao fim, todos pontuaram as 10 ondas previstas.
Gil Rita abriu com uma esquerda em que efectuou três manobras. Porém, Miguel Mouzinho marcou a posição logo de seguida com a melhor onda da final. Luís Niza, que optou pelo centro da zona de competição, revelou consistência no surf e boa selecção de ondas o que lhe valeu o 2º lugar. Melvin Lipke esteve sempre em 4ª mas pouco antes do final efectuou uma excelente onda que lhe garantiu o podium.
Na final feminina, Bruna Coelho confirmou o seu favoritismo e não teve problemas em superiorizar-se à concorrência. Uma palavra para Patrícia Milhinhos que foi considerada a revelação nesta categoria ficando em 2º lugar. Yolanda Sequeira e Raquel Romão foram respectivamente 3ª e 4ª classificadas.
Para além de nomes bem conhecidos do panorama surfista nacional, esteve presente Tomás Fernandes o jovem campeão nacional na categoria Sub 12 que viria a demonstrar que há muita qualidade nos jovens portugueses.
Mais um evento de surf no Algarve que tem vindo a ser palco de competições com elevado número de atletas inscritos ao longo do ano no Circuito de Surf b.side Algarve.
Quarteira é uma cidade caracterizada por estar praticamente dentro do mar em que o acesso ao oceano se faz em apenas alguns minutos. Por essa razão sempre existiu surf e bodyboard em Quarteira e Vilamoura. Há já alguns anos que não existia um campeonato de surf nesta praia.
“Ficámos muito satisfeitos com a forma como se desenrolou o evento. Era a 1ª edição e por isso era importante correr tudo bem. A participação de surfistas que vieram de outros pontos do país e que ficaram agradados com o ambiente proporcionado enche-nos de orgulho e de vontade de reeditar o troféu em 2009.” – palavras de Fábio Fragoso, presidente da Associação Dinamika.
Classificação final
Open Masculino
1º Classificado – Miguel Mouzinho
2º Classificado – Luís Niza
3º Classificado – Melvin Lipke
4º Classificado – Gil Rita
Feminino
1º Classificada – Bruna Coelho
2º Classificada – Patrícia Milhinhos
3º Classificada – Yolanda Sequeira
4º Classificada – Raquel Romão
Sub 16
1º Classificado – Pedro Alcobia
2º Classificado – Miguel Blanco
3º Classificado – Tiago Silva
4º Classificado – Adriano Mendez
Sub 14
1º Classificado – Miguel Blanco
2º Classificado – Tomás Fernandes
3º Classificado – João Sanchez
4º Classificado – João Coelho

Sub 12
1º Classificado - Tomás Fernandes
2º Classificado - Martim Gregório
3º Classificado - Francisco Gregório
4º Classificado - Rafael Arnedo
Apoios e Patrocínios


Organização
